Top Gear UK

Televisão sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Se você, assim como eu, gosta de carros, velocidade, piadas politicamente incorretas, explosões, desafios sem sentido e de poder gastar dinheiro em coisas que não são realmente necessárias na base do empréstimo, claro (Sim, Polishop, estou falando de você), você com certeza conhece o Top Gear.

 Quase isso.

Para quem não sabe, Top Gear é um programa da BBC que começou em 1977, indo até 2001, e que sofreu uma completa mudança em 2002, tornando-se assim o programa sobre carros mais assistido no mundo, com mais de 350 milhões (350.000.000 para ser mais claro) de telespectadores. Dá para resumir a coisa em poucas palavras: Se você diz que assiste Auto Esporte, as pessoas tem pena de você.

Top Gear é praticamente o emprego dos sonhos de todo homem: Dirigir os carros mais famosos, caros e rápidos do mundo, por vários lugares do mundo, fazendo os “desafios”, que vão desde uma corrida de arrancada até atravessar florestas e desertos. Sem falar nos desafios com carros “baratos” (Na faixa das cinco mil libras, o que dá mais ou menos 14 mil reais), que são ainda piores, com explosões, modificações, batidas e, eventualmente, roubos de bancos.

O programa é apresentado (Respectivamente) por Jeremy Clarkson, James May e Richard Hammond, que são os responsáveis pelas matérias e os desafios, e o quarto integrante da equipe é o Stig, um piloto profissional, responsável por testar os carros na pista oficial do programa, para ver qual deles é o mais rápido. O Stig é o maior mito do programa, já que ninguém sabe quem ele é (Na verdade se sabe quem foram os 3 primeiros Stigs, mas eles revelaram seus nomes e então morreram ou foram demitidos) nem o que é verdade (E o que é mentira) sobre ele.

Além disso, o programa conta com o quadro no qual algum famoso (Ou famosa) tem de fazer uma volta na pista do programa, competindo assim para ver quem é o mais rápido, mas nada de Audi ou Aston Martin aqui, mas um carro de “preço razoável”, sendo que o escolhido atual é o Kia Cee’d:

 Tom Cruise… Que perdeu para a Cameron Dias.

O programa já está em sua décima sétima (17ª, sua anta) temporada, sendo que nas primeiras, Jason Dawe estava no lugar de James May. São, aproximadamente 7 episódios por temporada (São duas a cada ano mais ou menos), que contam ainda com especiais, como o de Natal, o polar e os especiais internacionais, e quando eles competem com os apresentadores do Top Gear de outro país (Além da original britânica, há as versões dos EUA, da Austrália e da Rússia).

O que faz de Top Gear tão especial? Bem, primeiro porque eles, sendo um programa da BBC, eles não dependem de propagandas, o que significa que eles não tem rabo preso com nenhuma montadora de veículos, segundo porque os testes para testar (Oh rly?) os carros são completamente sem sentidos (Já tentaram pular num barco que estava saindo do porto… Com um hatch) e terceiro porque o programa prova que, espantosamente, os ingleses tem sim senso de humor, o que é comprovado pelas várias piadas entre os apresentadores e as muitas reclamações sobre homofobia, ridicularizar mexicanos (E alemães… E poloneses) e as constantes piadas contra políticos, famosos e diretores da BBC… Pois é.

“CARALHO, QUE DAHORA, ONDE PASSA ISSO?!” Então… Não passa. Quer dizer, passa em mais de 170 países, mas não aqui no Brasil. Aqui em terras tupiniquins, apenas a versão americana passa, no History Channel, mas apesar de ser divertido (De um jeito ou de outro, é Top Gear), sequer chega aos pés do original (Até porque eles testam carros americanos, e todos sabemos que os europeus são muito melhores). O programa é foda pra caralho, e é legal ver o contraste entre Jaguares e Mercedes de 500 cavalos em relação à Renaults e Morris Marinas da década de 80. Enfim, essa é mais uma vitória por parte da televisão brasileira, que está sempre nos presenteando com programas excelentes e fazendo ótimos trabalhos de importação (Sim, SBT é de você que estou falando…).

E só para atestar a foditude da coisa, fiquem aí com a abertura:

Leia mais em: , , , , ,

Antes de comentar, tenha em mente que...

...os comentários são de responsabilidade de seus autores, e o Bacon Frito não se responsabiliza por nenhum deles. Se fode ae.

  • Almirante de banheira

    Eu assisti um tributo feito para ayrton senna no youtube aparentemente feito pelo Top Gear, com hamilton e várias entrevistas, se o humor se a qualidade do programa e o humor se comparar com este documentário, terei de dar uma chance.

  • Loney

    Sim, esse tributo é parte de um dos episódios, e até que pegaram leve nas piadas e tals.

  • Brenno Duarte

    Top Gear!!! programa simplesmente foda!

    a competiçao com o top gear da australia foi muito boa!!

    e hilário no teste com o menor carro do mundo eles passando ao vivo no jornal da bbc

  • Azevedo-DF

    Muito bom esse programa. Realmente o britânico é bem melhor que o americano, mas este até que dá para o gasto.

    Tem um episódio em que eles tentam destruir uma Toyota que é fera demais.

busca

confira

quem?

baconfrito