Top 10 – As melhores cenas de musicais

Clássico é Clássico segunda-feira, 02 de novembro de 2009

Como eu disse na última coluna, nesse final de ano, devido a um projeto paralelo que estou fazendo com a Uiara, estou me dando ao luxo de escrever textos um pouco menores. Buscando suprir a falta de “letras”, vou me dedicar a alguns Top 10 com as melhores e mais famosas cenas do cinema. Para começar, nada mais divertido que fazer uma seleção da nata do gênero mais “ame ou deixe-o” (Talvez só ultrapassado pelo terror) do cinema: O musical. Por esse motivo, busquei fazer um Top equilibrado e divertindo, que agrade tanto aos apaixonados pelo gênero quanto aqueles que não o suportam, mas que sempre dão aquela espiadinha quando estão trocando de canais, mesmo que seja para reclamar da irrealidade da cena (O que chega a ser um pouco risível, uma vez que estamos falando de cinema). Mas deixemos de blá blá blá e vamos ao que interessa.
Ps. Só estou considerando cenas de musicais, e não cenas musicais de filmes de outro gênero.

10) Uma vida sem limites

(Kevin Spacey, 2004)

Música: Somewhere beyond the Sea
A cinebiografia do cantor novaiorquino Bobby Darin (Dirigida e protagonizada por Kevin Spacey), foi um dos filmes mais injustiçados do ano de 2004. Mas um bom filme não precisa de prêmios para ser reconhecido. Não é a toa que escolhi a versão americana da famosa “La Mer” para o décimo lugar.
Clique aqui para ver a cena.

9) South Park: O Filme

(Trey Parker, 1999)

Música: Uncle Fucker
Muita gente nem se dá conta, mas o divertidíssimo filme do South Park é também um musical. E é em sua música mais simples, desbocada, viciante e desnecessária que o desenho mostra sua essência. Menção honrosa a irônica “Blame Canada” que foi inclusive indicada ao Oscar (!).

8) Núpcias Reais

(Stanley Donen, 1951)

Música: Hat Rack
Quando alguém falar de musicais e cinema, três nomes automaticamente deverão aparecer na cabeça de qualquer cinéfilo: Frank Sinatra, Gene Kelly e, claro, Fred Astaire. E é de um solo desse último que se trata a oitava posição que, embora não se trate da cena mais famosa do filme em questão, é, na minha opinião, a mais divertida. Ah! Antes que eu me esqueça. Está vendo aquele nome no campo de diretor? Guarde ele.

7) Cantando na Chuva

(Stanley Donen e Gene Kelly, 1952)

Música: Good Morning
Não tão conhecida quanto a música que dá o título ao filme em questão, Good Morning é uma daquelas cenas magníficas que só o “Cidadão Kane dos musicais” poderia nos providenciar.

6) Amor, Sublime Amor

(Jerome Robbins e Robert Wise, 1961)

Música: America
Disputas musicais entre homens e mulheres sempre providenciam algumas das cenas mais divertidas dos musicais. Some isso a uma das músicas mais empolgantes do musical vencedor de 10 Oscars, Amor, Sublime Amor. Épico.

5) Um Dia em Nova York

(Stanley Donen e Gene Kelly, 1949)

Música: New York, New York
Uma das músicas mais famosas da história dos musicais, protagonizada por Gene Kelly, Frank Sinatra e Jules Munchin. Precisa dizer mais?

4) Noviça Rebelde

(Robert Wise, 1965)

Música: Do Re Mi
Não acho difícil que muito marmanjo tenha aprendido as “sílabas musicais” na voz inesquecível de Julie Andrews. Com ritmo envolvente e incrivelmente divertida, a música faz jus ao filme vencedor do Oscar de 1966.

3) Chicago

(Rob Marshall, 2002)

Música: Cell Block Tango
Lotada de humor negro e com uma execução impressionante, devo créditos a ídola do Yuri Uiara por ter me lembrado dessa cena magistral de Chicago. É uma pena que, junto a Moulin Rouge, Chicago só tenha representado uma rápida aparição do gênero no século XXI.

2) Oliver!

(Carol Reed, 1968)

Música: Consider Yourself
A combinação perfeita entre figurino, coreografia e música, em uma das cenas mais famosas desse musical vencedor do Oscar de melhor filme, e que, com certeza, marcou a infância de muito marmanjo. E olha que estou falando de um filme protagonizado por crianças.

1) Cantando na Chuva

(Stanley Donen e Gene Kelly, 1952)

Música: I’m Singing in the Rain
Possivelmente a cena mais famosa e representativa da história do cinema. A atuação épica de Gene Kelly (ardendo em febre) em meio a uma chuve misturada com leite é um daqueles momentos que sintetizam a magia do cinema.

PS: Deixem de ser preguiçosos e deixem sugestões de Top 10 para a próxima coluna.

Leia mais em: , ,

Antes de comentar, tenha em mente que...

...os comentários são de responsabilidade de seus autores, e o Bacon Frito não se responsabiliza por nenhum deles. Se fode ae.

  • uiara

    Má nenhuma do Moulin Rouge? Cê me decepciona… humph.

    Mas o resto tá genial, vá lá…

  • yuri

    Musical é pra mim de longe o gênero mais desempolgante, mas tenho que concordar que Singin’ in the rain é genial…
    Sem contar que a musica me faz lembrar de Laranja Mecânica!

  • yuri

    De qual musical é uma cena que o John Travolta dança em cima de um piano? aquela é uma cena memorável!

  • Lucas

    High School Musical pode ser infantil, mas tem algumas cenas legais, como uma que a vilã canta com o irmão dela no terceiro filme e a formatura.

  • Victor

    Cara, eu achei que faltou alguma coisa do Monty Python ai, a musica de camelot, every sperm is sacred e always look on the bright side of life, pelo menos uma merecia estar ai, pelo menos como menção honrosa né

  • vassourada

    Não é por falta de merecimento mas, como eu ressaltei, são apenas cenas de musicais.
    De qualquer forma, ambas as músicas do Monty Phython foram citadas nessa coluna: http://baconfrito.com/grandes-classicos-monty-phyton.html

  • Pedro Ivo

    Gostei. Ótimas referênicas músicais, mas pra mim a mais genial de todos os tempos é a luta de guitarras em “crossroads” com steve vai (apesar de não ser um musical, musical ;D).

  • marcosbonilha

    Quem dança em cima do piano não é o Tom Hanks em “Quero ser grande?”

  • yuri

    Acho q é o Travolta msm. É até aquela música do danoninho, se não me engano!

  • vassourada

    É o Tom Hanks em “Quero ser Grande” (que inclusive lhe rendeu a primeira indicação ao Oscar)
    Link pro vídeo http://www.youtube.com/watch?v=9x8trg3Eyto

  • uiara

    pior que eu passei dias tentando lembrar que raio de filme tinha o John Travolta dançando em cima de um piano a la Marilyn.

  • Alessandra

    Ótima lista, mas não colocar Moulin Rogue é quase uma heresia cinematográfica.

  • joão pedro

    Somewhere Over The Rainbow, PORRA.

  • vassourada

    Sabia que alguém ia falar isso, mas com eu disse “melhores cenas” e não “melhores músicas”. E sejamos sinceros: a cena em que a Judy Garland canta essa música em particular, não tem nada demais.

  • yuri

    Fail meu então… errei de ator!

  • joão pedro

    Neste Ponto, Você Esta Correto.Acho Que A Musica Praticamente CARREGA Quase Toda A Pagação Em Volta do Filme.Mas Como Você Disse,A Cena De épica,Nada Tem.erro Meu.

  • Fabiano

    E “Dançando no Escuro” com Bjork?????

busca

confira

quem?

baconfrito