Super-Insetos V: Besouro

HQs sexta-feira, 25 de março de 2011

Continuando nossa saga pelos heróis com poderes de insetos, vamos conhecer um pouco mais sobre o alter-ego de Abner Ronald Jenkins, o Besouro, inicialmente um vilão recorrente do Homem-Aranha e Homem de Ferro e que posteriormente se tornou herói nos Thunderbolt.

Ele foi criado por Stan Lee e Carl Burgos e sua primeira aparição ocorreu na Strange Tales #123 de agosto de 1964. Em sua primeira aparição descobrimos que Jenkins era um excelente mecânico em uma fábrica de peças para aeronaves, porém ele se mostrava insatisfeito com seu trabalho mal pago. Desta forma, usando seus conhecimentos, ele construiu uma armadura blindada que aumentava sua força e possuía um par de asas que lhe permitam voar, bem como luvas com sucção que lhe deixava se prender nas paredes.

 A primeira armadura do Besouro.

Após concluir sua armadura, ele passou a usar o codinome Besouro e entrou numa vida criminosa em busca de fama, riqueza e aventura. Desta forma, ele enfrentou o Tocha Humana e o Coisa, do Quarteto Fantástico, que lhe derrotaram e o mandaram para a prisão.

Quando conseguiu sair da prisão, Abner acabou enfrentando o Homem-Aranha, sendo novamente derrotado e preso. Ele também enfrentou em batalhas posteriores os Vingadores, o Demolidor e um vasto número de outros heróis, mas suas aparições se tornaram mais freqüentes mesmo nas histórias do herói aracnídeo.

Por um período, ele se uniu a um grupo de supervilões que fingiram fazer parte do grupo de super-heróis Defensores, com o intuito de confundir as autoridades e ganhar um pouco da confiança pública, porém o golpe não deu certo e os vilões foram desmascarados. Jenkins, porém, participaria posteriormente de outro grupo que teve essa mesma idéia, os Thunderbolts.

Após alguns anos, o Besouro ofereceu seus serviços ao submundo e passou a ser financiado por Justin Hammer, inimigo do Homem-de-Ferro, o que acabou acarretando numa batalha entre o Besouro e Tony Stark. Ao final da batalha, o Homem-de-Ferro danificou severamente a armadura do Besouro. Com isso, Jenkins investiu todo o capital que havia adquirido em seus atos como criminoso para modificar e aperfeiçoar seu traje, criando uma armadura com capacidade muito maior do que a anterior.

 Segunda armadura do Besouro.

Com o objetivo de se vingar do Homem-Aranha, o Besouro começou a estudar o estilo de luta do herói aracnídeo, programando um sistema de computador que lhe permitiria antecipar os movimentos do seu oponente. Entretanto, isso de nada adiantou já que ele foi derrotado pelo Homem-Aranha e mandado novamente para a prisão.

Posteriormente ele foi libertado da prisão pelos Mestres do Terror, e passou a fazer parte do grupo criminoso que foi derrotado pelos Vingadores.

Algum tempo depois, ele enfrentou novamente o Homem de Ferro, e foi derrotado, mas após essa luta, Jenkins conseguiu mesclar a tecnologia Stark em seu traje de Besouro, entrando em seguida para o Sexteto Sinistro, que contava com vários vilões do Homem-Aranha em busca de vingança contra o herói.

Anos depois, quando a maioria dos heróis da terra pareciam ter morrido durante a batalha com Massacre, Besouro se uniu a outros vilões liderados por Barão Zemo para integrar a equipe dos Thunderbolts.

Os vilões, usando-se de outros codinomes nos Thunderbolts, tinham o objetivo de ocupar o lugar dos heróis. Com isso, Jenkins passou a usar o codinome Mach, porém o plano de Zemo falhou e eles foram desmascarados. Contudo, como alguns dos vilões dos Thunderbolts queriam se regenerar, o herói Gavião Arqueiro passou a liderar o grupo e convenceu Jenkins a cumprir o resto de sua pena de prisão como uma demonstração de boa-fé para o público.

 Besouro com suas 4 versões da Armadura MACH

Nesse período, surge um novo Besouro, Leila Davis, esposa de Anthony Davis, ex-parceiro de Jenkins no crime, e que acabou sendo morto numa das batalhas contra os heróis. Leila queria se vingar de Jenkins, por isso adotou uma armadura parecida e o codinome do ex-vilão.

 Leila com a Armadura do Besouro

Jenkins tenta então se aproveitar de uma fuga em massa da prisão, organizada por Hammer, para ir atrás do novo Besouro. Porém, ele muda de idéia e acaba frustrando a fuga. Após esse evento, ele recebe um convite da Comissão de Atividades Super-humana (CAS) e participa de várias missões com o intuito de capturar super-criminosos.

Enquanto isso, as atividades de Leila chamam a atenção dos Thunderbolts, e ela entra para o grupo. Diante disso, Jenkins abandona a CAS e passa a integrar os Thunderbolts novamente como Mach.

Com a ajuda de Techno, Jenkins passa a usar uma tecnologia de disfarce que lhe dava características de afro-americano, tudo com o objetivo de esconder sua real identidade do público, mas com pouco tempo esse disfarce deixou de ser necessário, já que Jenkins se restabeleceu como um dos membros mais confiáveis dos Thunderbolts.

Após algum tempo, o governo proibiu os Thunderbolts de atuarem, mas concedeu perdão aos crimes de seus membros desde que eles passassem a ter vidas normais. Com isso, Abe Jenkins, juntamente com sua namorada Melissa Gold, a Soprano, se mudaram e passaram a viver no Colorado.

Lá, Jenkins se empregou como especialista de suporte técnico no departamente de polícia, porém seus planos de vida tranqüila terminaram quando o super-vilão Graviton tenta (Mais uma vez) conquistar o mundo, aprisionando os super-heróis. Com isso, Jenkins volta a atuar como Mach ao lado de Soprano e os demais Thunderbolts. Nessa batalha, Leila, atuando como Besouro, acabou sendo morta pelo vilão.

Ao ser derrotado, o vilão, num último gesto, fez todos os heróis (Com exceção de Soprano) desaparecer numa implosão. Jenkins, junto com os outros heróis, foi enviado para a Contra-Terra, um mundo alternativo da Marvel.

Nessa terra, eles se tornaram heróis, mas Jenkins sempre buscava uma forma de voltar para sua terra e para Soprano. Quando finalmente consegue voltar, Jenkins resolve deixar Soprano e se entrega para a polícia, com o intuito de cumprir o restante de sua sentença.

Posteriormente, ele foi contatado pelos Vingadores para deter um plano do Barão Zemo, e com isso ele ganhou sua liberdade condicional, passando a atuar novamente como herói. Em seguida, durante a Guerra Civil, ele passou a liderar o Esquadrão Besouro, formado por três estudantes universitários, cada um usando uma armadura anterior de Jenkins e fazendo parte da Iniciativa, enquanto ele próprio agia como Mach.

 Esquadrão Besouro

Atualmente, além de atuar como Mach, ele trabalha como chefe de segurança da prisão de segurança máxima conhecida como Jangada e atua ao lado dos Thunderbolts.

 Versão atual da armadura MACH “V” usada por Besouro

Leia mais em: , , , , , ,

Antes de comentar, tenha em mente que...

...os comentários são de responsabilidade de seus autores, e o Bacon Frito não se responsabiliza por nenhum deles. Se fode ae.

  • luana

    LEROOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOY JEEEEEEEEEEEEEEENKINS

busca

confira

quem?

baconfrito