Super-Insetos IV: Escaravelho Dourado e Escaravelho de Prata

HQs sexta-feira, 18 de março de 2011

Continuando com os heróis com nomes ligados a insetos, hoje trarei dois personagens quase desconhecidos ligados a escaravelhos. São eles: O Escaravelho Dourado, vilão da Marvel; e Escaravelho de Prata, herói da DC.

O Escaravelho Dourado surgiu em março de 1977, na edição 41 da revista Powerman (Poderoso), que trazia as histórias do herói de aluguel Luke Cage. O personagem foi criado por Marv Wolfman e Lee Elias.

O vilão é um ladrão profissional que usa uma armadura tecnologicamente avançada para cometer seus crimes. Quando surgiu, o personagem, usando Jack Smith como identidade falsa, contratou Luke Cage (Que na época usava o codinome Poderoso) para impedir o roubo de um carregamento de ouro. A intenção do vilão era roubar o ouro e incriminar o herói, e isso até acontece, mas, posteriormente, Cage recupera o ouro e consegue limpar seu nome. Dourado, porém, consegue fugir.

Tempos depois, ele se aliou a outros vilões para tentar encontrar a cidade lendária de El Dourado, porém eles acabam enfrentando o Hulk, e ao fim da história o Golias Esmeralda e o vilão são teleportados para Nova York, onde o Escaravelho acabou preso por Luke Cage e Punho de Ferro.

Depois, o vilão tentou roubar o ouro que estava sendo utilizado em experimentos radioativos no laboratórios da Universidade Empire State e acabou sendo envenenado pela radiação. Nesta história, ele enfrentou o Homem-Aranha, e durante a batalha o vilão caiu em um rio e desapareceu.

Ele só daria as caras novamente durante as Guerras Secretas II, quanto ele procurava no fundo do mar os restos de um prédio que havia sido transformado em ouro maciço por Beyonder, porém seus planos foram frustrado por Namor. Após a batalha, ele consegue escapar da prisão, e entra para o limbo dos quadrinhos por alguns anos.

Somente durante a Guerra Secreta organizada por Nick Fury contra a Lavtéria e os vilões de armaduras tecnológicas é que o Escaravelho Dourado reapareceu mais uma vez, onde ele enfrentou os heróis reunidos por Fury e acabou sendo preso juntamente com Von Bardos (Que fornecia a tecnologia necessária para as armaduras dos vilões).

Durante a Guerra Civil o Escaravelho Dourado tentava fugir do país com uma nova identidade falsa, mas teve seu caminho cruzado pelo Justiceiro e acabou sendo morto com um tiro.

O Escaravelho Dourado é um estrategista com grande intelecto usando uma armadura tecnológica que amplifica sua folha, além de poder disparar ouro em pó que endurece em contato com seus inimigos. Ele também lança um líquido capaz de dissolver metais, além de possuir jato de propulsão e armas dos mais diversos tipos.

 O vilão Escaravelho Dourado

Já na DC, o Escaravelho de Prata era um herói que fez parte da Corporação Infinito antes da Crise nas Infinitas Terras. O herói era o alter-ego de Hector Hall, filho de Carter Hall, um dos Gavião Negro, e de Shiera Hall, a Mulher-Gavião. Na confusa cronologia dos gaviões, sabe-se que Carter e Shiera eram a reencarnação do príncipe Khufu e Chay-ara, que no antigo Egito receberam uma maldição do feiticeiro Hath-Set, impedindo que eles pudessem ficar juntos e viver seu amor.

Como parte da antiga maldição, caso o casal conseguisse ter algum filho, ele nasceria sem alma para poder ser o avatar do espírito maligno do Escaravelho de Prata. Assim, a profecia se cumpriu. Hector nasceu sem alma e foi possuído. Influenciado pelo espírito maligno que se alimentava do ciúme de Hector pelo afilhado de Carter e Shiera, Norda Cantrell, conhecido como Bóreas, Hector criou uma armadura de metal enésimo e se tornou o herói Escaravelho de Prata, procurando atrair a atenção de seus pais.

Juntamente com Sideral, Jade, Onda Mental Jr., Fúria, Nuklon, Bóreas e Manto Negro, Hector fundou a Corporação Infinita que atuava na Terra 02. Nesse período com a Corporação, Hector se apaixonou por Hipólyta Trever, a Fúria, com quem teve um filho.

Hector e Hipólyta chegaram a ficar noivos, porém, com a ocorrência de Crise nas Infinitas Terras, a Corporação Infinito se envolveu na batalha para derrotar o Antimonitor, ajudando os heróis na vitória. E a partir deste momento, passa a existir apenas uma Terra e algumas fatos anteriores a este grande evento deixam de existir.

Apesar de algumas mudanças sutis, Hector continua sendo o Escaravelho de Prata até que acaba sendo dominado completamente pelo espírito maligno. Possuído, ele rapta Fúria e encontra o Olho de Ra, uma arma antiga e poderosa com a qual o Escaravelho de Prata ataca seus antigos companheiros.

Bóreas então lidera a Corporação Infinito no confronto final com Hector, na Mansão Hall, que acabou sendo destruída, revelando o topo de uma pirâmide interna. Enquanto Bóreas lutava com Hector, Nuklon salvou Fúria. Durante a batalha, o Olho de Ra negou o controle do Escaravelho de Prata e desapareceu, e Hector acabou morrendo. Pouco tempo depois o grupo acabou se desfazendo.

A armadura do Escaravelho de Prata era alimentada por energia solar e permitia que Hector voasse e disparasse raios, além de lhe permitir um certo fator de cura. O personagem apareceu pela primeira vez na revista All-Star Squadron #25 de setembro de 1983 sendo criação de Roy Thomas e Jerry Ordway.

Apesar de sua morte, Hector Hall voltou atuar como herói usando os codinome Sandman e Senhor Destino, mas isso é assunto para outra coluna.

 Hector Hall, o Herói conhecido como Escaravelho de Prata

A seguir, mais besouros…

Leia mais em: , , , , , , , , ,

Antes de comentar, tenha em mente que...

...os comentários são de responsabilidade de seus autores, e o Bacon Frito não se responsabiliza por nenhum deles. Se fode ae.

busca

confira

quem?

baconfrito