Super-Insetos III: Homem-Formiga e Vespa

HQs sexta-feira, 11 de março de 2011

Depois de um tempo sem escrever (Por motivos relacionados a trânsito e saúde, o que não vem ao caso), continuemos com os heróis cujos codinomes se referem a insetos, e o próximo na lista é o Homem-Formiga.

O personagem, criado por Stan Lee, Larry Lieber e Jack Kirby, surgiu nas paginas de Tales to Astonish #35 em setembro de 1962, revista especializada em história de ficção científica. Basicamente os poderes do Homem-Formiga consistiam em encolher até o tamanho de um inseto mantendo sua força. O alte-ego do herói era o cientista Dr. Henry “Hank” Pym que já havia surgido edições antes (na #27 de janeiro de 1962).

Em sua primeira aparição, Pym mostra apenas seu lado cientista, desenvolvendo as partículas Pym que permitem ao usuário controlar sua massa e altura encolhendo e/ou crescendo. Na história, ao testar as partículas, Hank encolhe em um formigueiro, passando a ser perseguido pelos insetos que apenas querem defender seu território. De acordo com a lenda, a história teria vendido bem ao ponto de Lee pensar em transformar o cientista em herói, nascendo assim o Homem-Formiga. Além de encolher, Pym também utilizava um capacete que possibilitava controle sobre insetos como formigas e as vezes abelhas.

O sucesso do personagem foi tanto que na edição 44 de Tales to Astonish (Junho de 1963) a namorada e assistente de laboratório de Pym, Janet Van Dyne estreou como a heroína Vespa, cujos poderes eram redução de tamanho mantendo sua força, rajadas de força bioelétricas e asas de inseto implantadas por bioengenharia.

Janet se transformou em Vespa após Hank revelar sua identidade secreta e propôs a conversão dela numa criatura superpoderosa, para que assim ela pudesse vingar a morte de seu pai, o cientista Vernon Van Dyne, que havia sido assassinado. Ela aceitou e Hank, utilizando suas recentes pesquisas sobre a estrutura orgânica das vespas, implantou em Janet, sob as escápulas e têmporas, células correspondentes àquelas encontradas nas asas e antenas dos insetos, além de ensiná-la a utilizar as Partículas Pym, capacitando-a de encolher a altura mínima de 3,8 cm e voltar ao normal.

Devido às técnicas de bioengenharia de Hank, Janet pode manifestar asas e se comunicar telepaticamente com insetos em seu estado reduzido. Como Vespa, ela ajudou o Homem-Formiga a levar o assassino de seu pai à justiça, iniciando desta forma uma parceria de combate ao crime. E ao final essa parceria resultou numa união mais profunda já que Hank e Janet acabaram se casando.

O Homem-Formiga, ao lado de Vespa, foi membro fundador dos Vingadores. Porém, com o passar dos anos, Pym mudou de codinome várias vezes, sendo o Gigante, Golias e Jaqueta Amarela. Recentemente ele passou a usar o codinome de Vespa de forma a homenagear Janet, morta durante a saga Invasão Secreta.

Hank Pym é considerado um dos maiores cientistas do Universo Marvel, sendo que seu intelecto já trouxe vários problemas a vários heróis. Exemplos disso foram apresentados quando, durante um período, ele apresentou problemas mentais e se virou contra seus companheiros vingadores. Além disso, ele também foi responsável pela criação do robô Ultron, que quase destruiu a Costa Oeste e quis acabar por diversas vezes com o mundo.

Entre as mudanças de alter-ego de Hank Pym, um novo Homem-Formiga surgiu nos quadrinhos. Trata-se de Scott Lang que fez sua primeira aparição na revista Marvel Premiere #47, de 1979. Ele foi criado por David Michelinie e John Byrne. Lang é um engenheiro eletrônico e ex-presidiário que ganhou poderes ao roubar o antigo uniforme de Homem-Formiga de Hank Pym, que na época usava o nome de Jaqueta Amarela.

Ele se transformou em ladrão, pois sua ocupação como engenheiro não era suficiente para sustentar sua família. Mas após ser preso, ele cumpriu pena de 3 anos e mesmo na prisão ele foi contratado pela Stark Internacional (Empresa do Homem-de-Ferro) para trabalhar em seu departamento de designer, e com esse emprego ele ajudou Tony Stark a instalar um novo sistema de segurança na Mansão dos Vingadores. Nessa época, sua filha Cassie ficou doente e Lang decidiu voltar ao crime como último recurso.

Ele então invadiu a casa de Pym e roubou o uniforme de Homem-Formiga, e vestido como tal, ele invadiu uma empresa e descobriu que a dra. Erica Sondheim, a única pessoa capaz de ajudar sua filha, estava sendo mantida prisioneira. Ele resgatou a médica e em seguida sua filha Cassie. Lang tinha a intenção de devolver o uniforme de Homem-Formiga à Pym e se entregar por causa de seu roubo, mas Pym, vendo o bom coração de Lang não registrou queixa e ainda presentou Scott com o uniforme de Homem-Formiga, e a partir daquele momento Scott Lang passou a lutar o bom combate.

Após alguns anos, Lang perdeu a guarda de sua filha para sua ex-esposa Peggy Rae, e isso fez com que ele se tornasse um herói em tempo integral, participando dos Vingadores e Quarteto Fantástico, além de ajudar o Homem de Ferro em várias ocasiões. Nesse período, ele também teve um caso ocasional com a detetive particular e ex-heroína Jessica Jones.

Durante a saga Vingadores: A Queda, Lang acabou sendo morto por um “zumbi” do Valete de Copas. Sua filha Cassie veio a se tornar a heroína Formiga nos Jovens Vingadores e, por ao longo dos anos ter tomado partículas Pym em excesso, acabou adquirindo o poder de controlar seu tamanho da forma e no momento em que quisesse. Já o capacete de Homem-Formiga de Lang passou a ser usado por Amadeu Choi, que prefere usar apenas na capacidade de controlar insetos mentalmente.

Em 2006, com Lang morto, surge um novo Homem-Formiga. O personagem, agora criado por Robert Kirkman e Phil Hester, estreou em setembro de 2006 na revista The Irredeemable Ant-Man #01 e é alter-ego de Eric O’Grady. O’Grady é um agente de baixo nível da SHIELD que tropeça na última versão do uniforme do Homem-Formiga na sede da SHIELD. Vendo uma oportunidade para realizar planos voltados para beneficiar a si próprio, ele se apodera do uniforme. Após Guerra Civil, Eric se alistou na Iniciativa e após Invasão Secreta, ele se tornou membro dos Thunderbolts. Após o Cerco, ele passou a atuar junto aos Vingadores Secretos.

Assim como seus antecessores, O’Grady tem a capacidade de encolher ao tamanho de um inseto, mantendo sua força. Além disso, sua armadura possui dois braços robóticos que ele pode usar quando está em tamanho reduzido. A armadura também é o seu principal modo de transporte, com um jato existente em suas costas que também pode ser removido e usado como lança-chamas. Durante a Iniciativa, o capacete de Eric sofreu melhorias como ajuste da tela, e a capacidade de moldar suas expressões faciais. Já em seu período nos Thunderbolts, a armadura foi redesenhada para melhor se adaptar a sua nova posição nas operações secretas. E após se juntar aos Vingadores Secretos, seu traje foi redesenhado para se parecer com a armadura do Homem-Formiga original, além de ser equipado com ferrões de vespa em suas luvas.

O Homem-Formiga também já participou de várias outras mídias como games e desenhos animados e agora um filme do personagem dirigido por Edgard Wright deverá ser lançado em breve.

No próximo artigo: Escaravelhos…

Leia mais em: , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Antes de comentar, tenha em mente que...

...os comentários são de responsabilidade de seus autores, e o Bacon Frito não se responsabiliza por nenhum deles. Se fode ae.

busca

confira

quem?

baconfrito