Super-Insetos II: Escorpião

HQs sexta-feira, 04 de Fevereiro de 2011

Dando sequência a essa série de heróis e vilões com nomes/poderes inspirados em insetos vamos prosseguir desta vez com um vilão da galeria do Homem-Aranha: O Escorpião. Assim como a aranha, o escorpião na natureza não é um inseto, mas sim um aracnídeo, mas classifiquei-os como inseto já que ambos (Aracnídeos e insetos) ao olho da maioria da população são a mesma coisa: Bichos asquerosos. Emfim, deixemos essa discussão shakespeariana de “é ou não é” para os comentários.

Criado por Stan Lee e Steve Dikto, o Escorpião surgiu na revista Amazing Spider-man #20 em 1963, na história A chegada do escorpião. Nela somos apresentados a MacDonald “Mac” Gargan (Scorpion) um investigador particular contratado por J. Jonah Jameson para descobrir como Peter Parker conseguia tirar as fotos do Homem-Aranha. Mas Gargan fracassa nessa investigação graças ao sentido de aranha de Parker.

 Capa da revista de estréia do Escorpião

Enquanto Gargan fracassava em sua perseguição, Jameson lia um artigo sobre o cientista Dr. Farley Stillwell, que diz poder criar mutações artificiais em animais. Com isso Jonah, acompanhado de Gargan, oferece 10 mil dólares para Stillweel usar seu estudo em Gargan deixando-o mais forte que o Homem-Aranha.

A experiência dá certo e Mac fica mais forte, sendo auxiliado ainda por equipamentos e uma roupa de escorpião com uma cauda controlada mentalmente, e extremamente mortal que pode disparar rajadas ou ácido e que foi providenciada por Stillwell. Após ganhar seus poderes, Gargan percebe que pode lucrar através de uma onda de crimes. É claro que ele e o herói se encontram e parte para um confronto.

Posteriormente, na mesma história, Gargan vai atrás de Jameson pois esse conhece sua verdadeira identidade. A intenção de Mac é matar o editor do Clarim Diário, mas não consegue realizar seu intento graças ao Homem-Aranha, que derrota o vilão. Mas apesar do Aranha vencer o Escorpião, quem fica com a glória de ter prendido o vilão é J. Jonah.

Com o passar dos anos, Gargan enfrentou vários outros heróis da Marvel, como Carol Danvers (Ms. Marvel) durante mais uma tentativa frustada de matar Jameson. Depois, ele foi contratado por uma rede de espionagem para seguir a agende da SHIELD Sharon Carter e acabou enfrentado o Capitão América.

Em seguida, o Escorpião foi contratado por Mr. Kline, que criou duplicatas andróides do vilão para enfrentar o Demolidor. Depois Gargan se uniu ao vilão Mr. Hyde numa campanha de terror contra a SHIELD, mas foram derrotados e presos pelo Capitão América e Falcão.

 Mac Gargan como o Escorpião

Depois desta prisão, Gargan resolveu pagar por seus crimes e depois de ser libertado da prisão por bom comportamento, voltou a atuar como Escorpião numa nova onda criminosa, enfrendando e sendo derrotado novamente pelo Homem-Aranha. Com o intuito de se vingar do “amigão da vizinhança”, Gargan se une ao Chacal, que lhe dá a posição do Homem-Aranha fazendo com que o Escorpião chegasse a um quarto de hospital onde Parker estava com sua Tia May.

O vilão então ameaça tia May exigindo a presença do Homem-Aranha, assim que consegue vestir seu uniforme, Parker vai furiosamente atrás do vilão e após derrotá-lo obriga Gargan pedir desculpas a Tia May.

Com o passar dos anos, a sanidade de Gargan o abandona, tanto que ele chega a pensar que seu uniforme era parte do seu corpo, acreditando inclusive que era um monstro. Posteriormente, após ter sido preso novamente pelo Homem-Aranha, o Escorpião foi libertado para fazer parte dos Mestres do Mal, onde lutou contra os Vingadores.

Anos depois, ele tentou novamente arruinar a vida de Jameson sequestrando sua noiva Marla Madison no dia do casamento, que foi salva pelo Homem-Aranha. E mesmo após todo esse tempo a população não sabia da participação de Jonah na criação do vilão, até que o editor do Clarim Diário confessou publicamente que seu papel na origem do Escorpião quando o Duende Macabro original tentou usar o segredo para chantageá-lo.

Por um tempo, Gargan se arrependeu e tentou deixar de lado sua carreira criminosa, e passou a trabalhar nas Indústrias Roxxon. Roxxon porém atualizou os poderes e o traje do Escorpião e Gargan voltou a enfrentar o Homem-Aranha, que o convenceu que ele estava sendo usado por Roxxon como havia sido manipulado anteriormente por Jameson. Gargan então se entrega e desiste da vingança.

Gargan posteriormente compra a simbionte de Eddy Brooke e se torna o novo Venon, abandonando sua carreira como Escorpião. Posteriormente o simbionte foi arrancado de Gargan quando ele ficou preso na Balsa, de onde escapou com a ajuda de Alistar Smythe. Agora sem o simbionte, ele voltou a vestir seu uniforme e a atuar como Escorpião, mas desta vez como um cyborg, já que possue partes cibernéticas em seu corpo através de modificações biológicas feitas por Smythe.

 Escorpião/Venon

O vilão também teve uma “versão feminina”: A Escorpiã. A vilã é alter-ego de Elaine Colls (Scorpia), uma louca que foi recrutada por Cabelo-de-Prata enquanto estava internada em um hospital psiquiátrico. Colls receberu uma armadura robótica que aprimorou a sua força e velocidade em quinhentos por cento.

 A Versão Feminina do Escorpião

Ela atuou durante o período em que Gargan esteve “aposentado/reabilitado”. Quando Gargan voltou para sua carreira criminosa, Colls sumiu de cena. Recentemente, ela voltou a aparecer nas histórias do Homem-Aranha.

Dentre as outras versões do multiverso Marvel, a que merece destaque é a versão Ultimate, onde o Escorpião é um clone de Peter Parker criado pelo Dr. Octopus durante a Saga dos Clones daquele universo.

 No universo Ultimate, o Escorpião é um clone do Homem-Aranha

Um outro homem também teve no universo tradicional da Marvel o codinome Escorpião. Trata-se do vilão Jake Fury (Scorpio), irmão do comandante da Shield Nick Fury. Sua primeira aparição foi em 1967 em Strange Tales #159. Mas somente em Nick Fury Agente da Shield #01, de 1968, é que ele apareceu como Escorpião.

 Jake Fury também foi Escorpião e lutava contra a Shield

Como o Escorpião, ele atuou como espião, terrorista e criminoso. Durante seus primeiros confrontos com Nick Fury, este não sabia que o vilão era seu irmão. Posteriormente, Jake se disfarçou para destruir a SHIELD. Ele até conseguiu entrar no quartel general da SHIELD mas foi descoberto por seu irmão. Após prender Jake, foi a vez de Nick usar sua semelhança com o irmão para se infiltrar no grupo criminoso Zodíaco, da qual Jake fazia parte.

Anos depois durante uma batalha contra os Defensores, utilizando-se de um grupo de andróides do Zodiáco, Jake acabou se suicidando com um tiro.

Ao contrario de Gargan, que foi modificado genéticamente, Jake Fury possuía grande intelecto, bem como um treinamento militar básico e de combate corpo-a-corpo. Como Escorpião, ele passou a ter algumas habilidades sobre-humanas, como a capacidade de transformar seu corpo em água por breves períodos de tempo através do uso da chave do zodíaco, um objeto de poder de origem extradimensional.

Um outro parente de Nick Fury encarnou o Escorpião anos mais tarde. Desta vez o inimigo apareceu como alterego de Mikel Fury, que inicialmente acreditava ser filho de Jake Fury e posteriormente descobriu que era filho de Nick.

 O Filho de Nick Fury, Mikel Fury também atua como Escorpião

Ele usou uma cópia da chave do Zodíaco. Após lutar contra Fury e descobrir sua verdadeira filiação, Mikel mudou de lado e filiou-se a SHIELD. Posteriormente ele foi expulso da agência e não houveram notícias suas até recentemente, quando fez uma breve aparição em Guerreiros Secretos (Secret Warriors).

Leia mais em: , , , , , , , , ,

Antes de comentar, tenha em mente que...

...os comentários são de responsabilidade de seus autores, e o Bacon Frito não se responsabiliza por nenhum deles. Se fode ae.

busca

confira

quem?

baconfrito