Speed Racer (Speed Racer)

Cinema segunda-feira, 12 de Maio de 2008

Cá estou eu para criticar mais um blockbuster, dessa vez com um certo… atraso. Mas ainda tá valendo.

Speed está para a corrida como os brasileiros estão para o futebol. Na escola, o moleque só pensava nisso. Tinha como ídolo seu irmão, Rex, grande corredor que pilotava Mach 4. Foi de seu irmão que Speed ganhou o Mach 5, e, mais tarde, o destino de Rex e seu Mach 4 foi dois piores, se é que você me entende. Ao crescer, Speed se tornou um grande corredor.

Procurado pela empresa Royalton Industries, o cara negou o contrato de patrocínio e isso deixou o dono de tal empresa furioso. Pra surpresa de Speed, Royalton, dono da RI, manipulava os resultados das corridas e ameaçou Speed e sua famíla. Agora cabe a Speed, literalmente, CORRER atrás do prejuízo, desmascarar Royalton e fazer as corridas voltarem a ser o que eram há 50 anos atrás.

 Cores. CORES!

EFEITOS VISUAIS / SONOROS

Preciso MESMO falar alguma coisa? Um toque infantil foi dado a tais efeitos, misturando os atores humanos em um cenário totalmente computadorizado. As corridas podem causar enjoo e até mesmo ataques epiléticos, tome cuidado. Muitas cores tomam conta do longa, mas o destaque mesmo, é claro, são para os efeitos visuais. Speed Racer, o desenho, era só uma corrida, coisa inocente. No filme, é quase o game Twisted Metal com uma pegada de Hot Wheels. Fãs xiitas que reclamem pra lá – essa combinação ficou perfeitamente FODA. A cena na neve, no penhasco, é absolutamente espetacular.

ENREDO

Nada demais e nem muito inovador, mas poderia ser extremamente clichê não fosse as mãos dos Irmãos Wachowski. KUNG FU foi adicionado á adaptação, além das eletrizantes corridas que deixam qualquer clichê passar despercebido. Há de tudo aqui: O vilão, o bobão, os pestinhas, o mocinho, a mocinha, o misterioso… é uma adaptação de um filme dos anos 60, enfim. E, convenhamos: ISSO que é adaptação. Se fosse exatamente como era o desenho, seria CóPIA.

 Roubou a cena.

PERSONAGENS

Emile Hirsch interpretou bem Speed Racer, acho que realmente é a MELHOR escolha. Matthew Fox foi formidável, Corredor X totalmente memorável. Roger Allam foi um vilão e tanto, fez MUITO BEM a lição de casa. Christina Ricci foi boa, mas poderia ser melhor. Não sei. De resto, ótimas escolhas, creio que o elenco seja praticamente impecável.

EXPECTATIVA BLOCKBUSTERIANA PóS SPEED RACER

Speed Racer JÍ É o filme MAIS LEGAL do ano, mas a posição de filme mais FODA do ano ainda é de Homem de Ferro. Não estou comparando um filme de corrida com um de super heróis, estamos falando somente de blockbusters. Aliás, na real? Taí outro filme que subestimei. Isso coloca O Incrível Hulk dentro de uma expectiva MUITO maior, e, não vou mentir: Eu subestimo Batman – O Cavaleiro das Trevas. Não que vá ser ruim, mas duvido que seja melhor que Homem de Ferro. Mas, em uma visão e previsão geral, creio que Speed Racer ficaria em terceiro. Que venha O Incrível Hulk e Hellboy 2 – O Exército Dourado!

 A palavra da vez é: EMPOLGANTE.

Mais um filme imperdível. Essa temporada tá muito boa. Não faça como eu, véi. PARE de perder tempo e CORRE.

Speed Racer

Speed Racer (135 minutos – Aventura)
Lançamento: EUA, 2008
Direção: Andy Wachowski e Larry Wachowski
Roteiro: Andy Wachowski e Larry Wachowski
Elenco: Emile Hirsch, Christina Ricci, Matthew Fox, Susan Sarandon, John Goodman

Leia mais em: , , , , ,

Antes de comentar, tenha em mente que...

...os comentários são de responsabilidade de seus autores, e o Bacon Frito não se responsabiliza por nenhum deles. Se fode ae.

busca

confira

quem?

baconfrito