Saiba o que é um vilão

Televisão segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Qualquer programa que se preze – filmes, desenhos, séries, novelas, etc – precisam do velho embate entre os heróis e mocinhos para dar certo. Não adianta tentar inovar, a fórmula do bolo, como meus antigos professores de (Arrã) jornalismo falavam, é essa. Nas animações não é diferente. O vilão é essencial nos desenhos, seja nas séries, cartoons ou filmes.

Mas o que é um vilão?

Vai aí a definição da Wikipédia sobre o assunto:

A palavra “vilão” refere-se ao habitante de a uma vila. Poderá ter origem na palavra latina “villanus”, referindo-se a alguém ligado a uma vila – uma grande quinta ou plantação agrícola, no Império Romano – significando, portanto, um camponês. Na Idade Média, o termo passou a equivaler a um não nobre. Significando alguém não nobre, o termo “vilão” passou, modernamente, a ser usado para se referir a alguém que pratica atos não nobres ou indignos, como o roubo, o homicídio ou a violação.

Interessante né? Nem eu sabia dessa. Para variar, o termo vilão é, basicamente, relacionado aos pobres da idade média, que não faziam parte da nobreza. Triste isso, mas não vem ao assunto que está sendo debatido.

Os tipos de vilões são basicamente os mesmos dentro do universo da narrativa, seja ela qual for. Nas animações não é diferente. Ainda usando a Wikipédia como referência, são dois os tipos de vilões:

O Lorde das Trevas: O vilão que utiliza forças diabólicas para alcançar o seu objetivo, normalmente com algum poder mágico, mas ligado às trevas. Muitas vezes esse tipo de vilão quer dominar o mundo, alguns mais megalomaníacos preferem as galáxias ou só o universo. No mundo animado, dá para citar Úrsula, da Pequena Sereia, Jafar, de Aladim, Hades (Dã) de Hércules, entre outros.

E, o mais comum na maioria das narrativas, o Gênio do Mal, que utiliza de sua elevada inteligência para atingir seus objetivos. Exemplo desse é o que não falta. Scar, de O Rei Leão, Cruela Devil, de 101 Dálmatas, Bafo de Onça e Mancha Negra, do universo Disney, Megatron, de Transformers, e por aí vai.

Se for dividir em subcategorias, aí passamos o dia por aqui, já que vamos ter o vilão insano, o bom que fica mal (E geralmente se redime no final), o controlado por outro vilão mais poderoso, o mal por natureza, o simpático, o que sempre se dá mal, e assim vai.

Enfim, se vocês entenderam o que é e qual o significado dos vilões está de bom tamanho. Pretendo fazer um top-qualquer-coisa de vilões da animação, mas, enquanto não faço, para vocês, qual o pior vilão de todos os tempos do mundo das animações? Para variar, não vale citar vilões de animes japoneses, ok?

Até a próxima.

Leia mais em: , ,

Antes de comentar, tenha em mente que...

...os comentários são de responsabilidade de seus autores, e o Bacon Frito não se responsabiliza por nenhum deles. Se fode ae.

  • Pô Boni…vc esqueceu do maoior de todos, o mais inteligente, e meu favorito, Lex Luthor. Heheheh. Ficou show de bola. Adorei o texto. Abraços meu velho

  • Os piores (ou melhores) vilões da Disney, na minha opinião são:
    Scar (Rei Leão);
    Os gatos (Dama e o Vagabundo);
    O velho rabungento (o Cão e a Raposa);
    Bispo (Corcunda de Notre Dame).

    Mas os que realmente me davam arrepios quando criança eram
    A bruxa da branca de neve (Cheguei a sonhar com a velha enfiando uma maçã na minha boca); e
    Os bichos (um cachorro? um lobo? sei la) do Pinóquio! (Tb sonhei com eles me levando pro parquinho)

  • @Carlos Farofa
    Aê Farofa, não citei o Luthor pq ele tem origem nos quadrinhos. Valeu pelos elogios meu velho.

    @Feerzitaa
    Pois é Fê. Interessante que, tirando o Scar e o Bispo, os outros vilões que vc citou são mais clássicos. Talvez metessem mais medo pq o velho Walt não ligasse para os traumas que poderia causar com aqueles personagens. hehehe

  • jonata

    aahhh! isso não é justo! os vilões de desenhos japoneses dão um olê grande nos de cartoon americano!

busca

confira

quem?

baconfrito