Sacanagens

Analfabetismo Funcional segunda-feira, 16 de março de 2009

Como que um leitor pode ser sacaneado? Sabe, o site do qual esse se originou, o Ato ou Efeito, é um especialista em textos falando sobre a arte de zoar seus amigos e mais recentemente o Como Zoar e ser zoado sem parecer um nerd mijão. E lendo tudo isso de novo acabei por relembrar de alguns fatos que acontecem com um leitor e que no fundo, são zoações de primeira.

Primeiro de tudo, sempre tem aqueles fatos que o impressionam quando você lê um livro. Não são zoeiras reais, são aqueles pontos da história que você sente como se tivesse levado um soco e fica meio lesado por alguns segundos. Nesse momento, acho que você pode se considerar um belo alvo para ser zoado de qualquer maneira. Pra dar um exemplo, vou falar de uma coisa que me aconteceu recentemente, enquanto eu lia O caçador de Pipas. Bom, quem leu sabe que tem uma certa parte que o livro começa a ser meio sentimental e talz. EU NÃO CHOREI, não choro em livros, pode acabar molhando as páginas não vale a pena. Pois bem, para não colocar aqui um Spoiler do tamanho da minha mão enfiada na sua boca, só vou dizer que lá pela página 219, acontece uma coisa que me deixa… com o cérebro travado. Não consegui pensar direito nessa hora, não que eu consiga pensar direito em outras horas, mas enfim. Nesse momento, meu irmão chega e então, cata um cadarço de tênis que estava por perto e começa a estalar ele no ar, se aproximando de meu rosto. Normalmente, eu conseguiria desviar disso, mas dessa vez não. Foi uma maldade, mas ele acertou uma com tudo em minha nuca, deixando aquela área inchada e tudo o mais. Acabei saindo de meu modo lesado e dei o troco nele, mas isso não interessa. Não leia livros que podem ser prejudiciais a seu cérebro em locais abertos, podem roubar sua carteira e você nem perceber. Ou acontecer algo parecido com isso aí, ó.

Tem aquelas também que são focadas na destruição de um livro, em molhar ele, o tornar inutilizável e tudo o mais, mas isso nunca aconteceu comigo. Ainda estou livre, não fui preso, acho que eu entraria em um estado de demência temporária se algo acontecesse com um livro que eu estava lendo, só por algum tipo de brincadeira.

Mas isso são coisas externas, nada a ver com os livros mesmo, poderia acontecer com você lendo uma revista, uma HQ, mas depende do seu nível de fanatismo para saber que tipo de atitude que será tomada. Agora, vamos a uns tipos de sacanagens que são feitas de maneira mais… elaborada. Elas são feitas de maneira não proposital, na hora que estão sendo imprimidos ou armazenados.

A mais recente que me caiu em mãos foi algo que aconteceu com uma conhecida ( :wub: ), enquanto ela lia um livro que vocês devem ter ouvido falar, o Christine, de Stephen King. Estava lá ela lendo, toda calma e serelepe, quando ao virar uma página, uma coisa errada aparece. Ou melhor, não aparece:

 uma bala pra quem acertar de quem é o dedão

Sim, o texto de uma das páginas resolveu não ser impresso. Na busca de descobrir o que faltava ali, ela ainda acabou por olhar alguns spoiler do livro, algo que a deixou transtornada, uma beleza. Quando ela me falou isso, eu não sabia se eu ria dela ou se ficava com pena. Na dúvida, fiz os dois. De vingança, ela me mostrou o mesmo livro que tinha sido arrebentado e acabou por soltar umas páginas. Foi uma cena muito forte, eu não estava preparado pra ver aquilo. Depois de me recuperar do choque, acabei por vir aqui escrever para vocês sobre isso. Outra coisa que sacaneia os leitores é quando as páginas do livro estão coladas, como se elas fossem um envelope, obrigando o leitor a cortar/rasgar/destruir o livro só para ter que continuar sua leitura.

Mas é isso, eu fico por aqui hoje, já escrevi demais. Ah vá, não me diga que achou que esse texto ia ser engraçado? Aqui a gente fala sobre literatura, e isso não tem o costume de ter graça. Só o de ser meio doente ou prejudicial ao seu cérebro… ou cérebros.

Antes de comentar, tenha em mente que...

...os comentários são de responsabilidade de seus autores, e o Bacon Frito não se responsabiliza por nenhum deles. Se fode ae.

busca

confira

quem?

baconfrito