Rio ganha seu primeiro Festival Internacional de Cinema Fantástico

Cinema quarta-feira, 30 de abril de 2008

Se liga no Press Release da bagaça:

O Rio de Janeiro vai se tornar o principal ponto de encontro dos fãs do cinema de fantasia, horror e ficção-científica, com a realização do RIOFAN – I Festival Internacional de Cinema Fantástico do Rio. Com duas semanas de programação, o festival vai exibir mais de uma centena de filmes, incluindo curtas e longas-metragens brasileiros e estrangeiros, muitos deles inéditos no país.

O festival acontece entre os dias 30 de abril e 11 de maio no Estação Botafogo, nas salas da Caixa Cultural e na Cinemateca do MAM. A abertura será no dia 30 de abril, no Cine Odeon, com a pré-estréia de Diário dos Mortos, novo filme de George A. Romero.

Considerado um dos grandes mestres do cinema de horror em atividade, Romero foi o responsável pela criação de toda uma mitologia moderna ao reinventar a figura clássica dos zumbis com filmes como Dawn of the Dead (1978) e Terra dos mortos (1985). Em 2008, Romero volta ás origens para realizar Diário dos Mortos, “um dos filmes de horror mais ousados, hipnóticos e vitais dos últimos dez anos”, segundo a revista Fangoria. A distribuição do filme no Brasil é da Imagem Filmes.

Em sua primeira edição, o RioFan irá prestar um tributo ao mestre do cinema de horror brasileiro José Mojica Marins, que lança este ano seu mais novo filme, A Encarnação do Demônio, última parte da trilogia protagonizada por sua mais célebre e imortal criação: o terrível Zé do Caixão. O cineasta será homenageado com a entrega de um prêmio pelo conjunto da obra e com uma programação especial preparada em sua homenagem.

Uma das atrações do RioFan será uma mostra competitiva internacional de longas-metragens, a primeira do gênero no Brasil, que apresenta uma seleção do que de mais insólito e inovador vem sendo produzido atualmente no cinema mundial. A programação internacional inclui ainda a mostra paralela Visões, cuja proposta é exibir filmes situados nas fronteiras do horror e do fantástico; a mostra informativa Panorama, com longas-metragens inéditos no Rio; uma seleção de documentários temáticos (Fantadocs); curtas-metragens premiados (RioFan Shorts); e uma mostra de filmes inspirados na obra do escritor H. P. Lovecraft.

Curtas-metragens brasileiros produzidos nos últimos dois anos serão exibidos na mostra Curtas RioFan. Uma retrospectiva de curtas-metragens fantásticos brasileiros realizados entre 2000 e 2006, e o espaço Underground Brasil, que exibe uma vasta produção independente de baixo orçamento realizada no país, completam a programação nacional. Um programa especial com filmes da cultuada Canibal Produções, do catarinense Petter Baiestorf, é um dos destaques.

A programação completa do festival pode ser conferida no site www.riofan.com.br.

É HOJE, 30 de abril a 11 de maio de 2008.

Estação Botafogo – Sala 1 (280 lugares), Rua Voluntários da Pátria, 88 – Botafogo
Caixa Cultural – Cinemas 1 e 2, Av. Almirante Barroso, 25 – Centro
Cinemateca do MAM, Av. Infante Dom Henrique, 85 – Centro

Leia mais em: ,

Antes de comentar, tenha em mente que...

...os comentários são de responsabilidade de seus autores, e o Bacon Frito não se responsabiliza por nenhum deles. Se fode ae.

  • Recardoso

    “Labirinto do Fauno” papava todos os prêmios aí fácil fácil se fosse anos atras

busca

confira

quem?

baconfrito