Quadrinhos Especiais de Natal

HQs sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Natal é época de paz, confraternização e alegria!

Bem ao menos essa é a idéia do espírito natalino, mas no mundo dos quadrinhos nem sempre é assim. É claro que a época acaba propiciando algumas histórias especiais com um clima mais ameno, mas mesmo assim, nos quadrinhos de super-heróis, a pancadaria acaba rolando.

Como tudo mais, o fim do ano é movido pelo comércio, e para suprir esse filão as empresas de quadrinhos costumam apelar para histórias temáticas, seja nas séries regulares ou seja em edições especiais, mas sempre temos a presença da neve, um clima mais tranquilo e geralmente a participação do bom velinho, nem que seja só através de citações.

A DC mesmo costuma lançar edições especiais com histórias curtas de natal, sendo que nesses especiais uma grande maioria de seus personagens aparece, seja em confraternizações, seja ajudando o Papai Noel ou salvando o Natal de bandidos comuns e mega-vilões. Além desses especiais, também são comuns histórias com temática natalina nas séries regulares dos personagens. E o mesmo costuma acontecer na Marvel.

No Brasil, por vezes essas histórias não chegam a ser publicadas ou são lançadas em edições especiais. E essas edições já são especiais até pela capa, pois apesar de hoje se algo mais moderado, no passado já gerou boas bizarrices, como mostra uma matéria lançada no Terra essa semana.

 Saca só as algumas das capas

Apesar de tudo, as histórias acabam sendo razoáveis, já que quebra o ritmo com o qual o leitor de quadrinhos de super-heróis está acostumado, já que a tradicional pancadaria diminui e muito. Mas, como leitor, costumo acompanhar essas histórias e no final elas acabam sendo divertidas.

Lembro por exemplo de uma história do Impulso (Atual Kid Flash) no qual Bart Allen, ao acreditar que o Papai Noel estava “impedido” de entregar presentes, pegou várias amostras de um jogo de vídeo-game e em super velocidade distribui-os pelo mundo todo.

Uma outra história que gostei foi na HQ da Liga da Justiça de 2001, em que o Homem-Borracha conta para um garotinho, que não acredita em Papai Noel, que o bom velinho existe e que ainda fez parte da Liga da Justiça, tendo inclusive super-poderes. Na história, o demônio Neron captura Papai Noel para estragar o natal, porém a Liga da Justiça entra em ação para salvar o bom velhinho. Contudo, os heróis acabam sendo capturados e salvos pelo Papai Noel, com direito a visão de calor e tudo.

 Super-Papai Noel

Mas não pense que todas as histórias de natal são mais suaves, só por causa do clima de paz e alegria que “toma conta” de todos no final de ano. Um bom exemplo disso é a história Lobo Vs Papai Noel. Além de meio nonsense, a história traz muita porrada além de ser bem divertida.

 História de Natal pra Macho

Nela o adorável alcoólatra Coelinho da Páscoa contrata o maioral para exterminar o Papai Noel, pois segundo o Pernalonga pinguço e os outros representantes dos feriados, ele anda convencido demais.

Pra cumprir seu contrato, Lobo estraçalha todos os duendes cantando músicas natalinas e por fim parte pra cima do Papai Noel. É claro que por ser uma história do Lobo, o velhote do saco vermelho não tem nada de “bom”, já que ele é um ditador conhecido como Kris “O Esmagador” Kringle na HQ.

 Quem disse que o Natal não é sangrento?

A história foi publicada em 1991, mas no Brasil só apareceu em 1999. E ela acaba sendo tão boa que se tornou um curta metragem (Fã-filme) até que razoável, já que o mesmo não pode contar com os mesmos recursos que uma mega-produção hollywoodiana teria. Se quiser assistir é só clicar aqui.

De toda a forma, Natal é sempre Natal e época de festas (Churrasco!!!). Então vamo encher a carra porra Feliz Natal.

Leia mais em: , , , , , , , ,

Antes de comentar, tenha em mente que...

...os comentários são de responsabilidade de seus autores, e o Bacon Frito não se responsabiliza por nenhum deles. Se fode ae.

  • ketley

    uma história mas facil e simples seria bom neh meu povo … #sóaxo

busca

confira

quem?

baconfrito