Predadores (Predators)

Cinema quinta-feira, 22 de julho de 2010

 Jogados em um local desconhecido, oito pessoas, sendo sete pertencendo a alguma organização com algum treinamento em combate, e um médico, tentam entender onde estão, como sairão de lá e o que os está caçando. Uma nova visão para a franquia que começou com Predador (1987) e um novo começo para a série.

Putz, to realmente ficando velho, já saiu outra versão do Predador, lembro de ter visto os filmes na Sessão da Tarde tantas vezes… Mas sem momentos bonitos, vou começar a trabalhar.

Começar respondendo o que muita gente pode ter dúvida ou pode estar falando errado: Não é uma regravação do primeiro Predador (1987), que estrelava Arnold Schwarzenegger! A história pode até lembrar, mas não é a mesma coisa, já que o enredo é diferente, local é diferente e, sim, tenham medo, o predador também é meio diferente.

A história do predador diferente se resume ao ponto de que tem outras raças de predadores e que elas não são muito amigas entre si, e isso acho que é o máximo que posso falar sem estragar o filme. Esse predador novo não estragou a qualidade do filme, e sim aumentou. Bem melhor que aquele alien/predador/Wagner Love do filme Alien vs. Predador 2. As diferenças entre predador original e novo são algumas coisas sutis, mas não os torne tão diferentes assim, eles ainda são bem cheatados e usam código no jogo, porque continuam com aqueles canhões lasers, visão térmica, visão de qualquer jeito menos a visão normal (O que é meio tosco já que ele tem tecnologia pra fazer qualquer merda, mas não pra ver sobre lama), laminas BEM grandes, o traje stealth que o deixa invisível, realmente um cara qual ninguém gostaria de brincar de lutinha.

 “Estive aqui. ASS: Predador”

O filme mostra os 8 indivíduos sobrevivendo, sendo eles: Um ex-militar mercenário, um médico, um condenado a pena de morte, uma guerrilheira das forças armadas de Israel, um soldado de um cartel de drogas no México, um soldado das forças especiais russas, um membro do esquadrão de morte RUF de Serra Leoa e um Yakusa, ou seja, só pessoas agradáveis, que caíram nesse lugar sem se lembrar de nada. O lugar também pode ser chamado de inferno: Criaturas atacando sempre, flora venenosa, predadores querendo seu couro, e UMA mulher, UMA SÓ!!! Isso seria tortura pra qualquer um que tivesse lá, principalmente quem tava na guerra ou preso, que num via uma mulher há muito tempo.

 De esturricado na segunda guerra mundial pra guerreiro do mal, bela jogada

Os personagens são bem delineados, sendo a personalidade de cada um bem interpretada pelos seus atores. Falando em atores, um deles me impressionou: Adrien Brody (Famoso por O Pianista, 2002). Não tem cara de mau, nem se fizesse uma plástica. Daria mais medo de um gato de rua que dele, mas conseguiu entrar bem na pele de um ex-militar frio e até parecer durão. Já Laurence Fishburne (Em Matrix como Morpheus) ficou uma merda no papel que desempenhou no filme. Podiam colocar o Steve Buscemi (Fez A herança de Mr. Deeds, como Crazy Eyes) que ficaria mais convincente no papel de um louco. Falando em atores, temos também Alice Braga (Que fez Eu sou a Lenda) pra representar os brasileiros, ou no caso do filme, os israelitas. Não faz muito sentido, já que podiam contratar uma israelita pra fazer o papel, mas pelo menos sobrou um pedaço do bolo pro Brasil.

 Clichês de espada samurai, quem não gosta

Quem não gosta de clichês de cinema, melhor nem assistir pois esse filme é CHEIO, indo desde “Você não vai me deixar sozinho” e alguém arriscar o pescoço pelo inútil, até uma cena de “espadas” sobre a grama alta. O jeito que os clichês são mostrados no filme fazem com que eles não fiquem manjados, mas dão um tempero que faz qualquer um que goste de filme de ação com água na boca.

 “Acho que vi algo se mexer ali” – Ultima Frase dita pelo personagem

A única coisa do filme que me tirou um pouco de todo esse brilho foi que eles não respeitaram a linha da mitologia do Predador em uma parte: Predadores não gostam de caçar gente desarmada ou que não promova desafios pra eles. Não que eles não o façam, mas preferem não fazer; talvez num local onde cada membro foi escolhido a dedo pra ser caçado isso mude, mas isso é algo que eles não retrataram muito bem. Fora isso a mitologia dos predadores foi bem exemplificada. Apesar de ser uma raça com tecnologia saindo pelas orelhas (Se é que eles têm orelhas) tem também um toque medieval de troféus de crânio e coisas do tipo. Esses detalhes fazem do filme uma boa escolha pro dia de ir ao cinema.

Preadores

Predators (107 minutos – Ficção Científica)
Lançamento: EUA, 2010
Direção: Nimród Antal
Roteiro: Alex Litvak, Michael Finch, Jim Thomas, John Thomas
Elenco: Adrien Brody, Topher Grace, Danny Trejo, Laurence Fishburne, Walton Goggins, Alice Braga, Derek Mears, Brian Steele, Mahershalalhashbaz Ali, Carey Jones, Oleg Taktarov, Louis Ozawa Changchien

Leia mais em: , ,

Antes de comentar, tenha em mente que...

...os comentários são de responsabilidade de seus autores, e o Bacon Frito não se responsabiliza por nenhum deles. Se fode ae.

  • Climber

    Mahershalalhashbaz Ali ? ESSE É O NOME DO ATOR !?!

    Será q o M. Bison também se chamava Mahershalalhashbaz ?

  • Henrique

    Caraleo, achei que era uma piadinha sorrateira de final de post, mas o nome do kra é esse mesmo: MahershaEyjafjallajokullshaballallabazluhrman!!!, nem o próprio deve ter aprendido a pronunciar o nome direito, eu me enrolo sempre no terceiro L!!!!

  • Willy

    Um minuto de silêncio para quem tem o nome feio… Put’s…
    Nunca fui chegado à esse tipo de filme… ainda mais por que vi o primeiro com o Srº Arnold, que tem a profundidade de uma folha de papel no quesito interpretação!!
    Quando não tiver nada pra fazer, vou me lembrar e ver isso!!

  • Ryllder

    Quem vai assistir um filme desses esperando diálogos profundos,interpretações oscarescas(será que esse termo existe),sinceramente é mais idiota que o filme.A proposta não é essa.Essas produções tem sua função.E qual seria?Divertir as pessoas que apreciam o estilo(e me incluo nisso),além de nos mostrar que podem existir filmes bem melhores do que esse.

busca

confira

quem?

baconfrito