Precisamos falar sobre Os Vingadores

HQs terça-feira, 08 de maio de 2012

Não, não é sobre o filme, mas sobre as HQs. Eu fiz um pesquisa (Por pesquisa, entendam postei no Facebook/Twitter) perguntando quais eram os membros fundadores dos Vingadores, e só recebi respostas erradas. Alguns erravam por pouco, outros diziam absurdos do tipo: Capitão América, Gavião Arqueiro, Viúva Negra, Nick Fury e Lanterna Verde. Por isso amiguinhos, vamos falar sobre a verdadeira origem dos Vingadores. É, VERDADEIRA, porque querendo ou não, o que conta é a 1° versão, que é a das HQs.

Loki, o adotado mais rebelde de toda Asgard, havia sido banido para a Ilha do Silêncio, e buscando vingança contra seu meio irmão, arrumou uma maracutaia e enviou um pedido de socorro para Thor, dizendo que o Hulk tava locão e destruindo a porra toda, na vã esperança que o deus asgardiano fosse morto pelo gigante esmeralda. O que o deus peralta não contava é que o falso pedido de ajuda seria interceptado por Homem de Ferro, Homem Formiga e Vespa, que também partiram para deter o Hulk. Após um breve arranca rabo, eles descobrem que tudo não passou de uma tramoia de Loki e se juntam pra chutar a bunda do deus da rebeldia dos adotados da trapaça. Após vencerem, o Homem Formiga diz que os 5 heróis trabalharam bem juntos, e que deveriam se reunir mais vezes, Vespa nomeia o grupo e assim surgem os Vingadores, com Homem de Ferro, Thor, Hulk, Homem Formiga e Vespa. Nada de Capitão América, Gavião Arqueiro e muito menos Lanterna Verde. Porém, logo na 2° edição dos Vingadores, o Hulk tem um ataque de pelancas, e por ser temido por seus companheiros, decide deixar a equipe. Como já existia o Quarteto Fantástico e a moda na época eram equipes com 5 integrantes, logo deram um jeito de trazer o Capitão América de volta, e como todo mundo tava revoltadinho com o Hulk, porque ele não quis mais brincar de super herói, nomearam o Titio América membro fundador. Daí o motivo de muitos acreditarem que ele está desde a 1° formação, mas não estava, tudo bem que ele entra na 4° edição da revista (Se não me engano), mas isso não faz dele um membro fundador, porra. Enfim, após se meterem em várias confusões e salvarem o rabo da humanidade algumas vezes, na edição 16 todos os membros fundadores decidem deixar a equipe, deixando o Capitão na mão. Sem saber o que fazer, o véio decide recrutar novos Vingadores. E como queriam causar, acabaram por fazer com que os novos Vingadores fossem todos ex-vilões. Gavião Arqueiro, Mercúrio e Feiticeira Escarlate são aceitos e liderados pelo Capitão, dando origem a 2° geração dos heróis mais poderosos da Terra, que nessa época nem eram heróis e muito menos os mais poderosos da Terra, mas fazer o que.

Enfim, os Vingadores é a equipe com mais membros de todo o universo dos quadrinhos, além dos já citados, passaram pela equipe, Visão (O robô que dá uns catos e depois se casa com a Feiticeira Escarlate), Hércules (A forma que encontraram de inserir mitologia grega na Marvel), Pantera Negra (Que foi o 1° herói negro da Marvel e serviu pra mostrar que o tio Stan não era preconceituoso), Espadachim (Que era o Vingador mais foda depois do Gavião Arqueiro), Viúva Negra (Que pegou praticamente todos os Vingadores), Fera (Porque precisavam achar uma equipe maneira pra largar esse mutante chato), Miss Marvel (Que só entrou porque tinha pouca gostosa nos Vingadores), Mulher Hulk (Toda equipe precisa de alguém forte), Namor (A bicha aquática que adora pegar a mulher dos outros), Máquina de Combate (O Homem de Ferro legal), O Coisa, Senhor Fantástico, Mulher Invisível e Tocha Humana (É, o Quarteto inteiro, embora acredite que não tenha sido ao mesmo tempo, se não me falha a memória), além de mais um monte de personagens chatos e secundários que não merecem ser citados (A verdade é que eu não lembro os nomes deles). E atualmente, Homem Aranha e Wolverine, os onipresentes da Marvel. Mas vamos as histórias fodas dos Vingadores que os consagraram como a melhor equipe Marvel e dignos de um filme foda.

Pois bem, entre chegadas e partidas, já que os Vingadores é a maior equipe com membros não fixos, os heróis mais poderosos da terra salvaram o mundo e até a galáxia algumas vezes de vilões como Barão Zemo e os Mestres do Terror, que chegaram a destruir a mansão dos Vingadores e quase mataram alguns membros, mas no fim, tudo de cruel que conseguiram foi destruir a foto da mamãe do Capitão. Kang, O Conquistador também sempre foi uma grande dor de cabeça pros Vingadores, com tecnologia do futuro e grande vontade de conquistar o mundo. Em uma das batalhas contra ele, os heróis mais poderosos da Terra precisaram da ajuda do Esquadrão Supremo, super seres de outra realidade que eram também uma forma da Marvel puxar o saco da DC, sendo que os membros do Esquadrão nada mais eram do que uma homenagem aos <>coxinhas heróis da mesma. E quando parecia não existir ameaça que não tombasse perante os Vingadores, eis que os Krees e os Skrulls decidem começar uma guerra e usar a Terra para isso, sendo que nosso pequeno planeta está localizado em um ponto estratégico e pode dar a vitória pra quem conquistá-la. E se não fosse pelo Capitão Marvel, um novo herói tirado da cartola e com poderes cósmicos, atualmente viveríamos sobre as garras de uma das duas espécies loucas que não cansam de tentar dominar a Terra. Ultron, o robô rebelde criado pelo Dr. Hank Pym, vulgo Homem Formiga, também gosta bastante de atacar os Vingadores, sempre causando bons estragos, se não físicos, com certeza psicológicos, Visão era rei em se foder contra Ultron, mas bora falar daquele cara maneiro, fodão e que morava em uma lua de Saturno.

Thanos, o vilão pica dura dos Vingadores. Pois bem, Thanos não queria ser mal, mas como foi deixado de lado quando criança por causa de sua aparência grotesca, ele fez o que toda criança rejeitada faria, saiu pela galáxia recrutando mercenários e formou um exército, além claro, de se apaixonar pela Morte e passar a venerá-la. Assim, Thanos retorna para Titã (A lua de Saturno, cês lembram?), fode todo mundo e toma o trono do papai. Mas é claro que ser rei de uma lua não tava bom, não para Thanos, o rejeitado da galaxia, que resolveu que queria o Cubo Cósmico pra dominar logo a porra toda. Então, ele decide prender o Capitão Marvel na Zona Negativa e descer a porrada nos Vingadores, além de controlar toda a humanidade com a ajuda do merdinha, vilão do Homem de Ferro, Controlador. Enfim, Capitão Marvel fica mais forte enquanto está na Zona Negativa, decide que tem bolas, seca as lágrimas e resolve voltar pra ter um acerto de contas com Thanos, que tem a bunda chutada até o espaço. Fim de Thanos? Nada, pra cortejar a Morte, ele decide que vai exterminar todas as formas de vida da galáxia, mas não dá certo, e ele acaba virando uma estátua de pedra (Agora ele não parece mais tão pica dura assim né?). Mas a Morte, que tava gostando da babação de ovo de Thanos, decide trazer o cara de volta e dar uma missão bem fácil pra ele, matar metade dos seres vivos do Universo. Aí Thanos pensou: “Orra meu, eu já tentei fazer isso antes e só me fodi, peraí, peraí… Já sei, vou reunir as Jóias do Infinito. Muahahahhahahahhahahahahaah”. É, o titã pega as 6 Jóias do Infinito, que dão poderes sobre Realidade, Alma, Mente, Espaço, Tempo e Poder, as coloca na Manopla do Infinito e acaba com metade da população do Universo. É, fudeu. Thanos se torna uma divindade, e testa seu poder contra o Surfista Prateado, que seu sensor de aranha dizia ser o único que poderia lhe causar problemas. Pois é, não causa. Assim, o que dá pra fazer é mandar os heróis que sobreviveram na Terra pra enfrentar Thanos, assim como outros campeões de outros mundos e até entidades cósmicas decidem que tá na hora de Thanos ter a bunda divina chutada e se unem aos heróis. Por fim, sendo traído pela própria neta, Nebula, Thanos acaba sendo derrotado e os heróis usam as esferas do dragão Jóias do Infinito para reviver geral que tinha ido pro limbo. Depois de ter se fodido 3 vezes, Thanos decide se aposentar da vida de vilão frustrado e resolve virar fazendeiro espacial.

Mas é claro que a Marvel não iria deixar Thanos pra lá, e então tem início a Guerra Infinita. Antes de se tornar fazendeiro, Thanos deu uma de Buda e meditou até se livrar de toda a bondade e maldade, restando apenas a neutralidade. E como sempre acontece, quando alguém se livra da parte maligna em HQs, ela se torna um ser vivo e ataca Thanos, que se alia aos heróis, que também lutam contra suas contrapartes malignas. E então, pela primeira vez na vida, Thanos sente o gostinho da vitória, salvando o universo, ao invés de tentar destruí-lo. Mas isso faz com que ele volte a tentar dominar a porra toda. Porém, tudo vai por água abaixo com o surgimento de Deusa, uma nova entidade cósmica que acaba sendo responsável pela primeira divisão de super equipes, pois alguns queriam segui-la, outros não, e é claro que dá merda, em um primeiro ensaio sobre uma futura saga que destruiria de uma vez por todas as equipes da Marvel (Mas cada coisa a seu tempo, daqui a pouco chegaremos a isso, agora o problema é a Deusa). Thanos se une a Mefisto e aos heróis ateus que não gostavam da Deusa. Pois bem, após chutarem a bunda de outra divindade, Thanos ainda mostra toda sua malandragem dando uma foda no cramunhão, ao estilo John Constantine. E então vem Abismo Infinito, a última parte das sagas do infinito. Finalmente. 5 clones de Thanos, mesclados ao DNA de outros heróis, decidem destruir tudo o que existe. São eles, Encouraçado (Homem de Ferro), X (Professor X), Místico (Dr. Estranho), Guerreiro (Gladiador) e Omega (Galactus). Cada herói chuta a bunda de um clone, um planeta é explodido e vitória de sempre. Pronto, chega de Thanos, afinal o nome do texto é “Precisamos falar sobre Os Vingadores” e não “Precisamos falar sobre o Thanos”.

Pois bem, após salvar o mundo algumas vezes, descobrimos que os heróis mais poderosos da Terra não passam de humanos (Tá, alguns são deuses, outros são andróides e tem até alguns mutantes, mas deu pra entender), e como tal, erram. Assim, Hank Pym, (O Homem Formiga porra, já falei) fica locão, bate na mulher e se une ao Ultron. Após ser derrotado, seus amigos descobrem que ele é esquizofrênico, e esse seria o motivo de mudar tanto de uniforme e codinome. Porra, em pouco tempo o cara já foi Homem Formiga, Gigante, Jaqueta Amarela e até Vespa. É, o cara é perturbado. Tivemos a criação dos Vingadores da Costa Oeste, que era pra onde enviavam os membros mais chatos e que ninguém gostava. Embora fosse liderada pelo Gavião Arqueiro e ainda tivesse a Feiticeira Escarlate e participações consideráveis do Homem de Ferro, os outros membros não passavam de personagens chatos, com poderes chatos. Visão tenta se apoderar de todos os computadores da Terra, tentando forçar o mundo a paz, mas acaba preso. Uma nova formação dos Mestres do Terror, liderados pelo filho do Barão Zemo, que quase matam geral e culmina na fúria dos deuses gregos, que querem se vingar da humanidade devido ao que aconteceu a Hércules durante o ataque. Muita luta aqui, umas bundas chutadas ali e bora falar da situação atual dos Vingadores.

É em 2004, que os Vingadores começam a sofrer de verdade, quando o ataque vem de dentro da equipe. A Feiticeira Escarlate surta e decide foder a realidade, mas antes ela quer causar uns estragos nos Vingadores, que termina com Visão destruído e Gavião Arqueiro e Homem Formiga II mortos. E então, pela primeira vez, os Vingadores deixam de existir. Seis meses depois, durante uma fuga de super vilões de uma das prisões da S.H.I.E.L.D., alguns heróis se encontram em meio ao combate, e Capitão América e Homem de Ferro decidem que esses heróis poderiam se unir, e assim surgem Os Novos Vingadores, com Capitão América, Homem de Ferro, Luke Cage, Homem Aranha, Sentinela, Wolverine, Eco, Ronin (A nova identidade do Gavião Arqueiro) e a Mulher Aranha. Essa nova equipe tem problemas com a S.H.I.E.L.D (Que não conta mais com a direção de Nick Fury), além de ter que caçar o resto dos fugitivos para ela. Após isso, nós temos a Guerra Civil. Os Novos Guerreiros causam um acidente que resulta na morte de 600 civis, fazendo assim com que a lei de registro de super seres entre em vigor, dividindo de uma vez por todas os heróis mais poderosos da Terra. Homem de Ferro é a favor do registro, Capitão América não, e assim os heróis se dividem. Alguns ficando ao lado do Homem de Ferro e outros sendo caçados e tratados como vilões ao lado do Capitão América. Ao fim da saga, o Capitão se rende, e quando está levado ao tribunal acaba sendo baleado e morre, abalando de uma vez por todas o universo super heróico. Em Invasão Secreta, os heróis começam a descobrir que alguns Skrulls estão vivendo entre eles há décadas, disfarçados como super heróis (Vale constar que os Skrulls são uma raça transmorfa), e assim tem início a invasão secreta, que é só mais uma saga com todos os heróis salvando o mundo de invasões alienígenas. O legal dessa saga é que descobrimos que alguns heróis que haviam morrido eram na verdade Skrulls, sendo que os originais eram mantidos presos em naves Skrull. Vespa morre e quem salva o dia não é nenhum super herói, mas sim Norman Osborn, o Duende Verde, que tá só começando a arquitetar um mega plano diabólico. Norman é nomeado diretor do M.A.R.T.E.L.O., que substitui a S.H.I.E.L.D, e se torna o Patriota de Ferro, além de criar os Vingadores Sombrios, que são super vilões usando nome e uniforme de heróis. Tony Stark e os Novos Vingadores se tornam foragidos e incapazes de deter Osborn, porém, como qualquer bom vilão maníaco, ele não está satisfeito em foder a Terra, e em um surto psicótico, tenta invadir Asgard em busca de mais poder. Para dete-lo, os 3 grandes precisam se reunir, mas o Capitão está morto e o Thor desaparecido, e agora, como faz? Simples, estamos falando de quadrinhos, certo? Então, Capitão América é resgatado do limbo e Thor volta milagrosamente na hora H. Assim os 3 grandes, junto a outros Vingadores, derrotam Norman Osborn e seu reinado sombrio, dando origem a uma nova Era Heróica.

Durante a Era Heróica, surgiram 3 equipes de Vingadores, sendo elas, Novos Vingadores, com Capitão América (Bucky), Homem de Ferro, Thor, Wolverine, Homem-Aranha, Mulher-Aranha e Gavião Arqueiro (Que é claro, voltou a vida, como sempre acontece nos quadrinhos), Vingadores Secretos, com Steve Rogers, Cavaleiro da Lua, Fera, Homem Formiga III, Máquina de Combate, Valquíria, Nova e Viúva Negra e Academia Vingadores, com os jovens heróis Tática, Vigoroso, Radiação, Réptil, Chocante e Véu sendo treinados por Justiça, Mercúrio, Speedball, Tigresa e Vespa II (Ó a esquizofrenia do Dr. Hank Pym aí). A intenção com essa Era Heróica é voltar aos bons tempos dos Vingadores, após tantas perdas e anos de histórias sombrias. Recentemente no Brasil começou a ser publicada a mega saga Fear Itself, ou como ficou conhecida aqui, A Essência do Medo, onde um antigo deus do medo asgardiano desperta e começa a causar no universo Marvel. Eu ainda não comecei a ler Fear Itself, por isso me encerro por aqui, mas digo que voltarei em breve, falando melhor sobre a saga e sobre Vingadores vs X Men, que é o super trunfo da Marvel contra o reboot da D.C. Enfim, fui. Avante Vingadores.

Nota do editor: Speedball hoje em dia teve modificações nos poderes e virou Suplício, mas isso é papo pra outro texto.

Leia mais em: ,

Antes de comentar, tenha em mente que...

...os comentários são de responsabilidade de seus autores, e o Bacon Frito não se responsabiliza por nenhum deles. Se fode ae.

busca

confira

quem?

baconfrito