Prazo de Validade

Nona Arte quarta-feira, 04 de março de 2009

Eu não gosto de HQs que se estendem por dezenas de anos a fio. #prontofalei. Não, eu não quero perder meu “emprego” aqui no AOE e nem estou dizendo que não gosto de HQs. Apenas que não gosto daquelas que não chegam a um final com o passar dos tempos.

Vejamos um bom exemplo: o alien tanga com malha azul coladinha e cueca por cima da calça, também conhecido por Superman. Criado em 1938 por Jerry Siegel e Joe Shuster, o azulão está prestes a completar 71 anos de existência, que provavlmente ainda vão se estender por bastante tempo. O mesmo vale para Batman, Hulk ou quem quer que você pense. Estão aí há dezenas de anos, tomando o dinheiro dos nerds pobres e o dando às ricas editoras.

Citando um “conhecido” meu:

A revista em quadrinhos é feita para ser lida em cinco anos, no máximo. Existe um arco de cinco anos onde vai acontecer tudo. Depois desse quinto ano tem um reboot. Tem lá guerras secretas, o que seja, um massacre e aí recomeça tudo do zero. Não tem erro, cara.

Sim, amantes/fanboys de Spawn, Capitão América e Homem-Aranha, tirem suas vendas, e a verdade vos será revelada: vocês estão lendo a mesma coisa há anos a fio sem perceber. Às vezes há uma mudança mais brusca, uma idéia mais original, mas, no fim, nada se desvia dos clichês básicos: as guerras secretas, ameaças de destruição do mundo, erros de identidade que levam o herói a ser caçado pela sociedade, um ou outro crossover quando inimigos de heróis diferentes se aliam…

Um bom exemplo é o Superman (é, eu não gosto mesmo dele. Se acostumem): supostamente morto por Apocalipse em 1993, deveria ter realmente batido as botas e ficado comendo capim pela raiz. Certo, desde então apareceram muitas coisas boas. Mas, francamente, acho que esse material teria se saído melhor como spin-off.

HQs/Graphic Novels como Sandman, Watchmen, Preacher etc. me são mais atraentes justamente por possuírem começo, meio e fim definidos. E, coincidentemente (ou não), são essas as melhores que existem, segundo minha opinião.

Se, um dia, eu chegar a ter filhos, e o moleque vier me pedir dinheiro para comprar um gibi do Batman meu cartão de crédito para fazer o download da última HQ do Batman, vou entregar o cartão ao guri e ligar pra DC. Avisarei que eles tem 1 mês para matar todo mundo de algum modo. Depois disso, mandarei os caças para acabar com essa putaria de uma vez por todas.

Leia mais em: , , , , , , ,

Antes de comentar, tenha em mente que...

...os comentários são de responsabilidade de seus autores, e o Bacon Frito não se responsabiliza por nenhum deles. Se fode ae.

busca

confira

quem?

baconfrito