Porque Harry Potter é ruim

Livros sábado, 20 de novembro de 2010

Já se deparou com um autor filho da puta? Não? Pois isso irá mudar AGORA:

 OPA!

Se você não gosta de spoiler, não clique aqui.

Digo (Com certo orgulho até) de que li Harry Potter 5 pelo menos 16 (Sim, dezesseis) vezes (Parei de contar depois disso), fato que é facilmente explicado: É o único livro da série que eu tenho. São 11232 páginas lidas só nessa porra de livro, o que me garante o direito de falar o que eu quiser sobre a série (E não ser questionado por isso).

Desde a criação e a organização da literatura, autores fodem com suas próprias séries, vide a Anne Rice e a Meg Cabot (Será coincidência todas serem mulheres?), mas nos últimos tempos a ganhadora foi, definitivamente, a J.K. Rowling (A.K.A Juscelino Kubitschek). Se existisse um prêmio para o autor que mais mata personagens principais, ela seria campeã eterna: Contando por cima, são umas 9 mortes de personagens principais. Mas o problema não é matar personagem principal. Nããããão, meus caros, o problema foi ela ter matado a CORUJA.

 Porra, o MALFOY ficou vivo, por que a coruja não?!

Quem leu os livros notou que a J.K. também tem um certo problema com a divisão das partes da narrativa. Num livro de 400 páginas, 30 compõe todo o clímax da estória. Tá certo que o Dumbledore é foda, mas quem quer ver/ler ele falando o quanto o Harry é corajoso? Porra, eu quero Avada Kedavras e a Hermione pagando peitinho excursões para a Floresta Proibida.

Aí você pensa “beleza, o cara morreu”, mas NÃO. Basta o Quatro Olhos agitar a varinha contra o Snake Nose que é gente fantasma espectro Plurium Contactum prum lado, Priori Incantatem pro outro e “magia não revive os mortos, Harry, mesmo com os zumbis do Voldemort na caverna provando o contrário”. ZUMBIS.

Se você, assim como eu, quer saber o final de uma série após ler 6 outros livros, você entende o que eu quero dizer na frase “que merda é essa?”. Vocês sabem, é o tipo de frase que se usa quando estamos em total desacordo ou indignação com o que nos é apresentados. E é exatamente isso que a senhora da primeira foto nos faz perguntar ao final da série: Há várias coisas sem resposta, no melhor esquema não-quero-mais-escrever-sobre-isso-mas-vou-deixar-em-aberto-pra-poder-ganhar-mais-dinheiro-no-futuro.

 Galeões, Sicles e Nuques

Sabe o que é pior que matar os personagens mais legais e não responder o que todo mundo quer saber? Colocar um final tosco e clichê. De verdade, ninguém precisava daquele epílogo: É incrivelmente idiota. Tá certo que o fim do último capítulo também é um tanto quanto chato, mas ainda é melhor que o que vemos 19 anos depois.

De forma resumida, a série é uma boa pedida para quem quer uma diversão simples e fácil. E para quem não é fresco/guei/idiota ao ponto de se deixar levar pela estória e pelas merdas “necessárias” da J.K., que depois de você ler algumas vezes, se tornam um tanto quanto… Padrão. E só para estabelecer a conexão (Tão “necessária” atualmente) com Crepúsculo, a J.K. classifica os vampiros ao nível de hemofílicos psicopatas… Mas lobisomens continuam lobisomens. Bom, pelo menos temos DRAGÕES na estória.

Leia mais em: , , , , ,

Antes de comentar, tenha em mente que...

...os comentários são de responsabilidade de seus autores, e o Bacon Frito não se responsabiliza por nenhum deles. Se fode ae.

  • A Rowling é uma escritora muito esperta: Pegou partes de várias mitologias, culturas e histórias (os animais fantásticos, os nomes dos “feitiços” em latin e a própria existência de bruxos, por exemplo) e juntou tudo, e praticamente ninguém percebe, incrível.

  • @Júlio Kirk

    Sim, reune muita coisa mesmo, não é atoa que a série tem mais de 10 mil páginas.

  • A única crítica minha é: Tá, a série é legal, fantasia, entretenimento e tudo. Só que as pessoas devem notar que ela não é um gênio tão grande assim quanto se diz por aí. Metade (sendo modesto) dos componentes da série Harry Potter não foram inventados por ela. Como eu disse, ela pegou partes de muitas coisas que já existiam há muito tempo, e os juntou. Ela foi expert em montar mais do quem em criar.

  • reyterry

    Eu gosto muito da série, e não vou ficar xingando aqui, nem tenho porque.

    @Júlio Kirk ela foi realmente boa em fazer a trama, e não por criar as bases. O grande criador é Tolkien.

    *Agora, matar os personagens é bom, oras*

  • Luiza Nogueira

    Albus Severus Potter

    Só de ler isso, brochei.

  • E a Rowling ainda copiou o plot dos Livros da Magia do Gaiman. (nem li, só pra criar polêmica)

  • Kamon

    Alvo Severo Potter

    Como é que o menino não ficou traumatizado com um nome desses….

  • Felipe

    A pior coisa da história foi ela matar a coruja E o cara perder a melhor vassoura que existe de uma vez só.

    PORRA, não bastava ter perdido uma no livro 4, não conseguiu aprender a lição e perdeu denovo?

    Sinceramente, esse HP tinha que ter morrido..

  • Bianca

    Eu curto pra caramba HP, mas a morte da Tonks e do Lupin foi algo desanimador.

  • Caraca, me esforço pra não dar tantos spoilers e nego já abre o troço inteiro ashaushauh xP

  • Marina

    lucas,
    É verdade. Mesmo gostando muito de harry potter, quem leu “os livros da magia” percebe que a JK tirou várias de suas ideias de lá.

  • Matar o Fred é que foi sacanagem

  • Pra mim tanto faz…
    Eu achei a série muito foda

  • Willy

    O engraçado é que se os livros fossem como o autor do post desejava, teriamos aqui então um post chamando a J.K. de Filha da P***, pq a estória seria sem lógica e vazia!! Sinceramente, gosto muito da saga e após ler os 7 livros, 3 vezes cada, posso dizer que a J.K. seja copiando, seja imitando, merece todos os méritos que lhe são atribuidos… Desenvolver uma estória, seja com alegorias já existentes, mas que se encaixam e criam um novo cenário completo e interligado com outros já existentes não é para qualquer um!! Questionar mortes ou a trajetória dos personagens é o mesmo que não se conformar que o caçador matou um pobre Veado e levou o coração para a Rainha dizendo que era da Branca de Neve!! Ou seja, não tem lógica. Acho que todos os acontecimentos foram necessários e bem planejados… Não sou um fân enloquecido, mas sei reconheçer uma boa estória…

    p.s.: Reanimar um corpo, transformando-o em um Zumbi, não é o mesmo que reviver os mortos! Se a magia revivesse os mortos, com certeza a J.K. ia ter problemas com o pessoal do Vaticano! O livro é religiosamente imparcial, o que demonstra ainda mais a inteligência da J.K.!!

  • Nando

    Pela J.k. ter pego todos esses elementos da mitologia e várias outras coisas, só prova que ela é inteligente e bem estudada, agora vão lá ler seus livros de vampiros que brilham no sol e dois beijos pra vcs

  • Me parece que a adoração nos dias atuais é principalmente destinada a John Tolkien e Joanne Rowling. Só tenham em mente que nada contido nas obras deles é completamente sem precedentes. Muitos juram que eles são gênios por terem inventado tudo que está nos livros. Errado. Eles merecem crédito por ter pego o que já existia e ter usado isso como matéria prima pra escrever.

    Se duvidar, tem gente que acha que a Rowling inventou até o latin.

  • @Kirk

    Içaê cara! Eles merecem créditos por estruturar a estória e tals, mas a maioria dos elementos presentes nas duas narrativas já existiam bem antes de HP e SdA.

    @Willy

    1: sim, é para qualquer um, a Stephanie Meyer (ou sei lá como escreve) prova isso

    2: Zumbis são MORTOS-VIVOS PORRA.

  • Inn

    Harry Potter me decepcionou muito com o final e tal, mas CREPÚSCULO É MILHÕES DE VEZES PIOR!!
    Não tem narrativa, não tem história, não tem gancho, nem diálogo decente a mulher se propôs a fazer, enfim, é uma completa bosta.

  • Tava demorando pra meterem Crepúsculo no meio…

  • Ah, eu adoro todos os livros de HP! Cada um tem uma história marcante, diferente d outras séries ínfimas sobre vampiros por aí… Também detestei ela ter matado Sirius e Dumbledore – imaginem como seria se o Dumbledore estivesse vivo e participando da Batalha de Hogwarts… Muito melhor!

  • K

    Se a Lady Gaga falou, tá falado.

  • Gustavo

    Sobre as mortes, isso é perfeitamente normal. O que traz realidade para um história é a imitação do real.

    Quantas vezes já não se ouviu a frase “Fulano não merecia morrer, era tão bom”, ou então o clássico, “morreu tão jovem”. Ok, se isso acontece na vida real, o que impede de acontecer também em uma história que mistura realidade e fantasia.

    Perfeitamente aceitável ela ter matados vários personagens principais, inclusive a Edwiges, e ter poupado vilões também.

    Se quer batalhinha de bem contra o mal, que tudo dá certo para o lado do bem, realmente, vá ler outros livros, ta cheio deles pegando poeira nas livrarias.

  • Aline

    “A Rowling é uma escritora muito esperta: Pegou partes de várias mitologias, culturas e histórias (os animais fantásticos, os nomes dos “feitiços” em latin e a própria existência de bruxos, por exemplo) e juntou tudo, e praticamente ninguém percebe, incrível”?!

    É claro que todos que leram a serie perceberam isso, pois é evidente. Mas não é isso que torna a escritora boa ou ruim. O que a torna ÓTIMA é exatamente ela ter pego todos os mitos já existentes e criado 07 livros com uma narrativa marcante e bem desenvolvida.

    Uma série de livros que faz sucesso a mais de 10 anos não pode ser considerada ruim não é?!

    É claro que J.K não é Machado de Assis. GRAÇAS À DEUS, por que ele é um saco!!!!

    Mas também posso dizer com toda a prioridade de quem leu as duas obras que J.K construiu personagens tão profundos quanto o nosso “Querido” Machado, ouso dizer que até mais.

    Creio que o escritor desse artigo não tenha entendido de fato a obra de Rowling.

  • Ju

    Esse texto inteiro mostra que vc não entendeu N-A-D-A. Como os outros responderam… O Epílogo era para mostrar que os filhos foram para Hogwarts, que Hogwarts foi reconstruída, que Hogwarts sempre vai ser a casa de todos, apesar da qualidade de algumas pessoas! Então, meu amigo, na verdade não é esse texto que vai acabar com a vida das pessoas, tem muitos potterheads espalhados pelo mundo… Harry Potter é uma das sagas que atraiu pessoas de várias idades… Harry Potter virou uma lenda… Harry Potter é a melhor saga de todos os tempos… e Harry Potter só vai acabar quando o último coração potterhead parar de bater… Ou seja… NUNCA… Não sei se você percebeu, que Harry Potter não acabou com um ”FIM”??? É claro, pq Harry Potter não acabou para aqueles que ainda acreditam. BJ PRO RECALQUE

  • Aline Salvador

    Júlio, acho que você não leu a obra vezes suficientes para compreender uma fato muito importante. A História verdadeira não é sobre magia, sobre mundo magico ou bem contra o mal, é sobre morte, sobre moralidade, sobre ambiguidade de caráter sobre amor, amizade e lealdade.

    A “Magia” é pano de fundo e não o centro da narrativa, por tanto, sim ela copiou ideias para criar o mundo magico, mas isso não prejudica a gradeza da obra pois este somente serve de base para narrar histórias muito mais profundas e importantes. Ela mesma diz isso em varias entrevistas. O importante é não é fato dela “copiar” características e sim como ela transmite isso para o papel. Um exemplo que você pode ter é que Stephenie Meyer (A “Saga” Crepúsculo) que conseguiu destruir um mito já existente criando um ser que ela chama de vampiro mas que não possui nenhum característica do tal monstro. J.k. respeita esses mitos e ainda os introduz na narrativa de forma elaborada, essa é sua maior qualidade.

  • Loney

    Nossa, que lindo. Meu coração cresceu três vezes de tamanho agora.

  • AltoPousador

    Então ela copiou o Gaiman? Legal, ela tem um bom gosto do caralho! (porque o ruim não é copiar, é quem você copia).
    Até concordo que HP é “diversão simples e fácil”, principalmente se você comparar com livros como o Senhor dos Anéis ou As crônicas de Gelo e Fogo, mas uma coisa que eu não entendi do seu texto foi o “Há várias coisas sem resposta…” sobre o qual vocês esbravejou repetidas vezes e não deu nenhum exemplo. Poderia citar uma?
    Sobre matar personagens legais: sério que você acha que ela matou muita gente? Já leu As Crônicas de Gelo e Fogo, filho? Bom, se achou a J.K. muito malvada, nem leia.
    O livro que eu mais li foi a Pedra Filosofal, e, pelo menos até a 7° vez, tinha algo de novo ali pra perceber com o qual ela só fez o link nos últimos livros e, a maioria, só no último. Então eu não vou dizer que a série não tem nenhum erro (reler o jogo de xadrez da Minerva) mas dizer que ela deixou VÁRIAS coisas sem resposta eu já achei exagero. E quanto a acabar de um jeito que você não gostou, faço minhas as palavras dela: “Muita gente não vai gostar, mas é assim que tinha de ser.”
    PS: Não, mortos vivos não são seres-humanos ressucitados, não importa o quanto você ria ironicamente no tuíter. Se fosse o pessoal não tinha zoado o celeiro do velho lá em The Walking Dead e a Sophia não tinha que ter levado bala na cabeça.

  • Gente que não vê que o texto é de dois anos atrás, muito antes do hype de TWD e Guerra dos Tronos.

  • AltoPousador

    Sempre houve autores que não foram tão gentis quanto a J.K., e os zumbis também não foram inventados por TWD.

  • Certo. E…?

  • débora jácome

    Rowling eu concordo, mas Tolkien não. Depois de um tempo que eu fui perceber que a ideia que Tolkien passou ou quis passar era muito além do que uma história de fantasia.

  • Conte-me mais sobre. De preferência num texto. Pro Feijoada.

  • Loney

    Se falar em “alegoria pra bomba atômica” pode esquecer

  • Loney

    Ela deu várias entrevistas, publicou vários textos, posts e notas e tem mais de um site só falando sobre o que aconteceu com lugares e personagens, explicando a situação deles. Isso é deixar coisa sem resposta, e tentar remendar depois.

    E desde quando é válido comparar o que acontece em WD e CGF para falar de Harry Potter? “Só porque a garotinha foi mordida o Snape também é feio”

    E não use “PS” num comentário que você ainda está escrevendo, é estúpido e gramaticamente errado, só comece um novo parágrafo. E seres humanos não tem hífen.

  • Loney

    PS: é assim que se usa “PS”

  • AltoPousador

    Obrigado por se importar com a minha educação e o esclarecimento das coisas e não responder de forma defensiva e arrogante.

  • AltoPousador

    PS: desculpe se lhe ofendi com a minha estupidez e inabilidade para fazer um uso correto da gramática.

  • AltoPousador

    PPS: poderias me tirar uma última dúvida? Os PS’s antigamente eram enviados em uma carta separada?

  • E eu achando que os comentários eram para uma discussão saudável acerca do tema do texto, não para briguinhas infantis.

  • duda11

    concordo com ju, e alem do mais se n tem coisa melhor pra fazer do q ficar criticando autores q fazem sucesso? A ja entendi, vc tem inveja deles porque eles fazem obras incriveis e vc nem sabe escrever historia direito.

  • vitoria

    não acredito que perdi 3 min.da minha vida lendo essa merda !!!

  • Pudim do Himalaia

    Nem li já sei que é viadão.

  • Rafael

    tolkien como harry potter e devora crepusculo de sobremesa

  • n te interessa

    harry potter não é chata vc q tem inveja dele e fica criticando ele mas no fundo vc morre de vontade de ser ele confessa

  • Rafael

    Porra de harry potter!
    CARALHO!!!!!

  • Jojo

    E é por isso que é ruim. O Pano de fundo é muito mais interessante que esses assuntos entrais de que ela quer tratar e seria muito melhor trabalhar eles. Also, eles não fazem magia, eles fazem FEITIÇARIA. Magia tem uso de mana. Talvez ela nem saiba disso

  • Granger2101

    Eu discordo totalmente. A história é incrível, fez várias crianças e adolescentes largarem os vídeo games e outras coisas para lerem os livros. Acredito que quem lê Harry Porter se
    torna outra pessoa após terminar a leitura da série. Eu li a coleção inteira e garanto que Harry Potter mudou minha vida. Os livros me ajudaram a superar uma depressão que eu sofria na época e fez com que eu me tornasse uma pessoa muito melhor.

  • Marsellus Cardousous

    Que bosta de comentário. Livro melhor que esse eu uso de papel higienico.

  • OFODDJFDJS

    Vai se foder, faz melhor então, continue acreditando uma estória apos as editoras a rejeitarem, ainda por cima cuidando de sua filha ainda bebe, venda milhões de copias dos seus sete maravilhosos livros, a Jo já passou por uma depressão profunda, toda morte no livro tem um significado. Não gostou do livro fica com sua porcaria de crepuscolo

busca

confira

quem?

baconfrito