Os Pinguins de Madagascar (Penguins of Madagascar)

Cinema quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

 Vindos da franquia de animação Madagascar, Capitão, Kowalski, Rico e Recruta, a elite do pinguins espiões, são capturados em uma missão que tinha como objetivo presentear o integrante mais novo da tropa (Recruta) em seu aniversário. Eles caem nas garras do temido Dr. Otavius Brine, que se sentiu prejudicado pelo quarteto em um passado remoto. Agora, eles vão ter que impedir o maléfico plano do vilão de se vingar dos pinguins do mundo todo e, para isso, terão que juntar forças com uma especializada agência de espiões, a Vento do Norte, liderada pelo Agente Secreto. Enquanto isso, Recruta tenta provar seu valor como agente especial do time de pinguins.

Você sempre quis saber de onde veio a sagacidade dos melhores personagens de Madagascar mas nunca teve pra quem perguntar? Grandes bosta, vieram do berço. No filme explica como diabos os Pinguins sairam da Antártida e foram parar no circo onde conheceram Alex, Marty, Melman e Glória [Que não aparecem diretamente no filme].

O foco é totalmente nos Pinguins, com uma participação do rei Julien e Mort numa cena pós-créditos. Saindo da Antártida ainda filhotes [Quando já apresentavam suas principais características] num acidente com leões-marinhos, eles rodaram o mundo exibindo sua fofura, o que causou a ira do vilão do filme, o Dave, que nada mais é do que um polvo que finge ser um cientista.

Antes de mais nada, o filme é infantil, com algumas piadas pra adulto. Se você espera humor profundo, humor negro, sarcasmo, espere umas semanas. Mas pra levar as quiança e se divertir um pouco com um humor bobalhístico dá e sobra. São piadas visuais, trocadilhos e esse tipo de coisa. O que me remete ao problema da dublagem. Animação talvez seja o único tipo de filme que eu não sou 100% contra dublagem. Porque quando tem o ator e alguém joga a voz em cima do trabalho do cara, por melhor que seja, zoneia a porra toda. Agora, quando o negócio foi dublado desde o início, fica mais fácil resolver a parada. Uma voz em cima por uma voz em cima, tá tudo certo, não? Errado.

Existem trocadilhos, jogos de linguagem, todo esse tipo de conteúdo que liga voz e visual e não pode ser traduzido, no máximo adaptado, e nem sempre fica tão bom quanto o original. Confesso que já me deparei com casos que a adaptação ficou até melhor que o original, mas são raridades raríssimas. A grande maioria dos casos é de adaptações meia boca ou ignorar completamente piadas. E isso fode e muito com a qualidade do produto. O que não é o caso aqui. A integridade pode não ter sido mantida em sua totalidade, mas incrivelmente o produto final não ficou aquém do esperado.

Os Pinguins de Madagascar

Penguins of Madagascar (92 minutos – Animação)
Lançamento: EUA, 2014
Direção: Eric Darnell e Simon J. Smith
Roteiro: Michael Colton, John Aboud, Brandon Sawyer, Alan Schoolcraft, Brent Simons, baseados nos personagens de Eric Darnell e Tom McGrath
Elenco: Benedict Cumberbatch, John Malkovich, Christopher Knights, Chris Miller, Tom McGrath, John DiMaggio, Nicole Sullivan e Cedric The Entertainer

Leia mais em: , ,

Antes de comentar, tenha em mente que...

...os comentários são de responsabilidade de seus autores, e o Bacon Frito não se responsabiliza por nenhum deles. Se fode ae.

busca

confira

quem?

baconfrito