Os melhores desenhos da Disney desde que nasci

Televisão quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Mais um ano chegando ao fim e vamos para a penúltima coluna do ano.

Obviamente que será uma homenagem ao retorno triunfante das animações tradicionais, feitas à mão, da Disney. Como foram lançados vários filmes, resolvi fazer um top seis com as melhores lançadas desde o ano em que nasci, em 198X.

Como X é o número a ser descoberto e vocês que pesquisem para descobrir, então elegerei os seis melhores desenhos da Disney nas décadas de 80, 90 e 2000.

Segue a lista:

6) Tarzan (1999)

A história do homem-macaco que é criado por gorilas, após a morte de seus pais nas garras de um leopardo, e que precisa escolher qual o mundo que deve viver, quando encontra seres civilizados depois de adulto, é meio manjada, e nas mãos da Disney se tornou uma das animações mais caras da história (Cerca de 150 milhões de dólares), mas conquistou grande sucesso, arrecadando cerca de 500 milhões de bilheteria.

Muito bom por conta da história, diferente do livro, mas igualmente emocionante, e por apresentar uma Jane, digamos, melhor que todas as outras princesas da Disney. O tema do filme, seja na voz de Phill Collins na versão original, ou na de Ed Motta, na versão nacional, são os melhores dos últimos tempos.

5) A Princesa e o Sapo (2009)

Não falarei nada, clica aqui e veja o que acho.

4) A Pequena Sereia (1989)

O estúdio do Mickey andava mal das pernas e meio desacreditado, ninguém apostava um tostão furado depois do fracasso de O Caldeirão Mágico. A esperança estava na história de uma sereia adolescente que, fascinada pelo mundo da superfície, acaba se apaixonando por um príncipe, fazendo de tudo para ficar com ele, inclusive um acordo com uma bruxa do mar que quer ferrar com ela, e o pai, o Rei dos Mares, Tritão.

Apesar de terem acabado com a magia original do desenho, A Pequena Sereia mostrou ao mundo que a Disney ainda tinha lenha para queimar. Salvo engano, foi o pioneiro em dar um destaque maior para os personagens coadjuvantes, no caso Sebastião e Linguado.

3) Aladdin (1992)

Mais uma história adaptada de um conto, digamos, exótico. E, mais uma vez, feito com maestria. Aladdin conta a história de um menino de rua trombadinha, que topa fazer um servicinho para um velho, que na real é o vizir do reino, para pegar uma lâmpada em uma caverna. Obviamente que o velho o trai e ele quase se lasca. Mas com a ajuda do seu macaco de estimação, pega a lâmpada de volta, descobre que tem um gênio e que pode fazer três pedidos, usando um para se salvar. Aí é se virar com o vizir atrás dele, o fato de querer conquistar a princesa e o dilema em ser egoísta ou libertar seu mais novo amigo.

Mais uma vez, simplório e perfeito. Aqui, quem rouba a cena é o Gênio e as músicas para lá de empolgantes do desenho. Confesso que colocaria um empate técnico com A Pequena Sereia, mas como esse é mais de ‘hominho’, está feito o desempate.

2) A Bela e a Fera (1991)

Ok, falei que o anterior era de ‘hominho’, por isso ficava na frente da Ariel, mas o que falar de A Bela e a Fera, então?

Oras, é um filme de romance, aventura, superação, suspense e até alguns toques de terror. Afinal, a história da linda jovem que não dá a mínima trela para ninguém, pois prefere seus livros, e que acaba sendo presa em um castelo por uma Fera para salvar o pai, é de bater palmas em pé e assistir enquanto puder.

Não à toa foi o único desenho, até hoje, a concorrer ao Oscar principal, categoria de melhor filme. Feito que duvido que algum consiga repetir, já que hoje existe uma categoria específica para isso.

1) O Rei Leão (1994)

O que falar de uma animação que foi a 25ª bilheteria de toda a história, sendo a maior em 2D, só perdendo o posto de maior bilheteria de todas as animações 10 anos depois?

O que falar de um desenho que mostrou a primeira morte em um desenho para várias crianças, que mesmo chocadas e chorosas, não viraram retardadas por causa disso, não precisando censurar a cena ou coisa do tipo?

O que falar de uma animação que reúne elementos da Bíblia, Shakespeare, outras animações e até mangás?

Enfim, a história de Simba, Nala, Timão e Pumba é, na minha modesta opinião, o melhor desenho já feito. E tenho dito!

E, para vocês, quais os melhores desenhos, a partir da data que nasceram, que já viram?

Leia mais em: , , , , , ,

Antes de comentar, tenha em mente que...

...os comentários são de responsabilidade de seus autores, e o Bacon Frito não se responsabiliza por nenhum deles. Se fode ae.

busca

confira

quem?

baconfrito