Os melhores desenhos da Disney desde que nasci

Televisão quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Mais um ano chegando ao fim e vamos para a penúltima coluna do ano.

Obviamente que será uma homenagem ao retorno triunfante das animações tradicionais, feitas à mão, da Disney. Como foram lançados vários filmes, resolvi fazer um top seis com as melhores lançadas desde o ano em que nasci, em 198X.

Como X é o número a ser descoberto e vocês que pesquisem para descobrir, então elegerei os seis melhores desenhos da Disney nas décadas de 80, 90 e 2000.

Segue a lista:

6) Tarzan (1999)

A história do homem-macaco que é criado por gorilas, após a morte de seus pais nas garras de um leopardo, e que precisa escolher qual o mundo que deve viver, quando encontra seres civilizados depois de adulto, é meio manjada, e nas mãos da Disney se tornou uma das animações mais caras da história (Cerca de 150 milhões de dólares), mas conquistou grande sucesso, arrecadando cerca de 500 milhões de bilheteria.

Muito bom por conta da história, diferente do livro, mas igualmente emocionante, e por apresentar uma Jane, digamos, melhor que todas as outras princesas da Disney. O tema do filme, seja na voz de Phill Collins na versão original, ou na de Ed Motta, na versão nacional, são os melhores dos últimos tempos.

5) A Princesa e o Sapo (2009)

Não falarei nada, clica aqui e veja o que acho.

4) A Pequena Sereia (1989)

O estúdio do Mickey andava mal das pernas e meio desacreditado, ninguém apostava um tostão furado depois do fracasso de O Caldeirão Mágico. A esperança estava na história de uma sereia adolescente que, fascinada pelo mundo da superfície, acaba se apaixonando por um príncipe, fazendo de tudo para ficar com ele, inclusive um acordo com uma bruxa do mar que quer ferrar com ela, e o pai, o Rei dos Mares, Tritão.

Apesar de terem acabado com a magia original do desenho, A Pequena Sereia mostrou ao mundo que a Disney ainda tinha lenha para queimar. Salvo engano, foi o pioneiro em dar um destaque maior para os personagens coadjuvantes, no caso Sebastião e Linguado.

3) Aladdin (1992)

Mais uma história adaptada de um conto, digamos, exótico. E, mais uma vez, feito com maestria. Aladdin conta a história de um menino de rua trombadinha, que topa fazer um servicinho para um velho, que na real é o vizir do reino, para pegar uma lâmpada em uma caverna. Obviamente que o velho o trai e ele quase se lasca. Mas com a ajuda do seu macaco de estimação, pega a lâmpada de volta, descobre que tem um gênio e que pode fazer três pedidos, usando um para se salvar. Aí é se virar com o vizir atrás dele, o fato de querer conquistar a princesa e o dilema em ser egoísta ou libertar seu mais novo amigo.

Mais uma vez, simplório e perfeito. Aqui, quem rouba a cena é o Gênio e as músicas para lá de empolgantes do desenho. Confesso que colocaria um empate técnico com A Pequena Sereia, mas como esse é mais de ‘hominho’, está feito o desempate.

2) A Bela e a Fera (1991)

Ok, falei que o anterior era de ‘hominho’, por isso ficava na frente da Ariel, mas o que falar de A Bela e a Fera, então?

Oras, é um filme de romance, aventura, superação, suspense e até alguns toques de terror. Afinal, a história da linda jovem que não dá a mínima trela para ninguém, pois prefere seus livros, e que acaba sendo presa em um castelo por uma Fera para salvar o pai, é de bater palmas em pé e assistir enquanto puder.

Não à toa foi o único desenho, até hoje, a concorrer ao Oscar principal, categoria de melhor filme. Feito que duvido que algum consiga repetir, já que hoje existe uma categoria específica para isso.

1) O Rei Leão (1994)

O que falar de uma animação que foi a 25ª bilheteria de toda a história, sendo a maior em 2D, só perdendo o posto de maior bilheteria de todas as animações 10 anos depois?

O que falar de um desenho que mostrou a primeira morte em um desenho para várias crianças, que mesmo chocadas e chorosas, não viraram retardadas por causa disso, não precisando censurar a cena ou coisa do tipo?

O que falar de uma animação que reúne elementos da Bíblia, Shakespeare, outras animações e até mangás?

Enfim, a história de Simba, Nala, Timão e Pumba é, na minha modesta opinião, o melhor desenho já feito. E tenho dito!

E, para vocês, quais os melhores desenhos, a partir da data que nasceram, que já viram?

Leia mais em: , , , , , ,

Antes de comentar, tenha em mente que...

...os comentários são de responsabilidade de seus autores, e o Bacon Frito não se responsabiliza por nenhum deles. Se fode ae.

  • Paiva

    “O que falar de um desenho que mostrou a primeira morte em um desenho para várias crianças, que mesmo chocadas e chorosas”

    Bambi já não tinha mostrado isso em 1942? Ou vc quer dizer que é a primeira morte em um desenho para várias crianças desde que você nasceu hehehe

  • Só escolheu animação fodona!

  • Yuri

    Eu colocaria Aladdin em segundo

    Uma animação da Disney que não fez muito sucesso mas é uma das que eu mais gostei foi Irmão Urso.

    Pocahontas tb deve ser lembrado.

  • Luks

    É se for para pra pensar a morte da mãe do Bambi deu um nó na gargante, imagina na época? Se bem que o Mufasa foi “brutalmente assassinado” pelo seu próprio imrão.

  • Alladin e A Bela e a Fera estão com as datas trocadas.

    Não assisti esse do sapo, e nem sei se vou, ams o resto marcou minha infância. Com certeza

  • @Paiva
    Conta apenas os desenhos da década de 80, 90 e 2000. Mas em Bambi, não mostrava a mãe do veadinho levando o tiro, só deixavam subentendido. Já, em o Rei Leão, Mufasa é assassinado sem dó e nem piedade. Mais um pouco e mostravam os gnus pisoteando o pobre leão. Mas aí passaria no Cidade Alerta. =P

    @Entravix
    Valeu, tenho bom gosto! =D

    @Yuri
    Pocahontas era muito sério, no mínimo merecia uma menção honrosa, junto com Hércules, que quase coloquei. Irmão Urso, Lilo e Stecth (é assim que escreve?) e A Nova Onda do Imperador foram legais, mas não são clássicos.

    @Luks
    É que o Bambi é um desenho mais dramático, O Rei Leão, até chegar à morte do Mufasa, estava num ritmo de mais humor. Por isso que choca mais.
    Como escrevi para o Paiva.

  • Willy…

    A lista tá muito boa, e se calhar…também são os melhores filmes desde que nasci…mas isso são detalhes…
    Ainda não vi “A princesa e o sapo” por que só vai chegar aqui na terrinha de Cabral em Janeiro!!
    E o que eu posso dizer sobre esse tema? acho que isso: A lista tá bem definida, embora eu realmente prefira as histórias mais antigas, não pela história propriamente dita, e sim pela beleza quase artesanal dos desenhos em si!! Mas o Corcunda de Notredame merecia ser lembrado,tanto pela história que é muito bonita, pelas imagens, que para a época foram muito bem feitas e pelo simples fato, de termos como herói, um personagem deformado, feio e estranho, bem longe dos príncipes metrossexuais criados até então! A mensagem é muito construtiva quebrando algumas barreiras na cabeças das “criançinhas” a cerca dos deficientes físicos ou das pessoas que nascem pelo avesso, que é o caso do Quasimodo!! É isso ai!!!
    Abraços e parabéns pelo sucesso e pela dedicação a uma coisa que as “criaturinhas” de hoje em dia não dão o mínimo valor!! Os Desenhos Animados!!
    Saudações Além-mar!!!

  • marcosbonilha

    @Rafael
    Alterado, valeu Rafael!

    @Willy
    O Corcunda de Notre Dame é muito bom, mas esbarra naquele problema que já critiquei da Disney, de ser adulto demais para as crianças e infantil demais para os adolescentes/adultos. Embora não seja tão grave como em Planeta do Tesouro e Atlantis, por exemplo.
    Abraço aí para terrinha!

  • dorachan

    aaah como assim?! faltou HÉRCULES!
    ficaria em segundo lugar :B

    não gosto de Pequena Sereia x.x
    Bela e a Fera tem uma história lindíssima ^^
    (sem falar que morria de rir quando o Gastão se ferrava XD)
    faltou MULAN, também! *———*
    aah quero rever Mulan! T-T

    mas, sinceramente? O Rei Leão. melhor desenho animado de todos os tempos
    sei muuitas frases de cor até hoje, de tanto que via quando criança *-*

  • Ygor

    rei leao rulez
    realmente o melhor
    eu tinha as fitas cassetes do 1 e do 2, mto toooop

  • Diane

    Muito bons os desenhos. Mas, pra mim, o primeiro lugar ficaria para O Corcunda de Notre Dame. E eu tiraria A Princesa e o Sapo, que ainda não vi.

  • Flávia

    Os melhores desenhos da Disney desde que nasci:

    1. Rei Leão
    2. A nova onda do imperador
    3. Pocahontas
    4. Monstros S.A
    5. Atlantis o Reino perdido
    6. Vida de inseto

    Os melhores desenhos da Disney (para mim), independente da data :)

    1. Branca de Neve e os sete anoes
    2. Alice no pais das maravilhas
    3. Cinderla
    4. Peter Pan
    5. Bambi
    6. Fantasia

    E se fosse no geral, minha lista preferida seria essa:

    1. Branca de Neve e os sete anões
    2. Uma cilada para Roger Rabbit
    3. Em busca do Vale encanto
    4. Alice no pais das maravilhas
    5. Cinderela
    6. Peter Pan

  • Débora

    Praticamente, a maioria são bons e o mais importante, consegue passar a mensagem.
    Cinderela sempre foi o meu preferido, mas hoje em dia, felizmente conseguem se superar.
    1- A pequena Sereia, até as músicas são gostosas de ouvir.
    2-Irmão Urso, o 2º é melhor ainda, até chorei de emoção…
    3- A bela e a fera
    4- Ratattouille
    5- A princesa e o sapo
    Estes foram o que me veio na lembrança, mas é muito difícil enumerar, isso depende do dia e do seu estado de espírito.
    Valeu!

busca

confira

quem?

baconfrito