Os desenhos animados estão perdendo espaço!

Televisão quarta-feira, 10 de março de 2010

Não curto fazer textos apocalípticos (apesar de abusar deles), mas, infelizmente, terei que fazer mais um. Pessoal, é com imenso pesar que digo: os desenhos estão perdendo espaço!

Em 2000, estreava no mundo o canal Boomerang, que tinha a ideia original de exibir apenas clássicos, como Pica-Pau, Looney Tunes, clássicos da Hanna-Barbera, entre outras animações. No auge da brincadeira, tínhamos Cartoon Network, Nickelodeon, Fox Kids, Boomerang e Disney Channel. Todos com a programação voltada, em sua maioria, para exibição de desenhos animados, dos quais Cartoon e Boomerang, exibiam apenas desenhos.

Enfim, eis que estamos em 2010 e os animados estão perdendo cada vez mais espaço na grade de programação destes canais. Fox Kids virou Jetix que depois virou Disney XD, Boomerang sofreu uma profunda reformulação e de clássicos, começou a exibir novelinhas adolescentes que já passaram na BANDEIRANTES e SBT e exibe alguns filmes que subestimam a inteligência infantil, ou melhor, humana. E o Disney Channel, bem, é Disney, não evolui faz tempo e depois que deu um golpe de sorte com High Scholl Musical, só sabe fazer séries idiotas com música, com destaque para a chatíssima Hanna Montana.

Agora as duas que já falei várias vezes aqui e, por sinal, sempre conseguem me surpreender. A Nicke até que mantém o mesmo nível, já que ainda tem os desenhos como maioria em sua programação e com bons títulos, como Bob Esponja, Pinguins de Madagascar, Padrinhos Mágicos e o Nickenite (que está exibindo atualmente Ren & Stimpy, Dogcat, O Mundo de Rocco, entre outros). Mas deu uma aumentada no espaço para as fucking novelinhas, como Isa TKM, ICarly, Drake & Josh, entre outras do nível das exibidas no Boomerang. Por sorte, os principais desenhos passam no horário ‘nobre’ do canal.

Já, o Cartoon, acho que está esperando a pá de cal. Recentemente resolveu diminuir o espaço dos desenhos e exibir filmes. Já perdi a conta de quantas vezes que Máskara e Esqueceram de Mim foram exibidos. Apenas Luzes, Drama e Ação (que é praticamente uma continuação de Ilha dos Desafios), Flapjack e Chowder tiram algumas risadas e possuem algumas boas sacadas. Para quem já teve Adult Swim, Cartoon Cartoons, Toon Live e Big Bag, é uma tremenda decepção. Parece que o fosso que a galera do CN entrou a partir de 2005 nem tão fundo.

Esperança

A esperança está no Tooncast, um canal da Turner, (mesmo grupo do Cartoon e do Boomerang ou seja PERIGO), que tem a mesma proposta do início do Boomerang: exibir clássicos!

Problema que poucas operadoras de TV assinatura o disponibilizam em suas grades, ou então só é disponível nos pacotes mais caros. A razão é simples, as operadoras têm medo que o canal tenha o mesmo destino do Boomerang e, no final, tenham vários canais exibindo a mesma coisa. Espero que não, curti o Tooncast porque além dos clássicos da Hanna-Barbera, Warner Bros, MGM, Filmation, Universal, entre outros, ele também exibe os clássicos do Cartoon Network, como Coragem, Johnny Bravo, Laboratório de Dexter, A Vaca e o Frango, Meninas Super Poderosas, entre outros Cartoon Cartoons que fizeram do Cartoon Network o canal referência entre os desenhos, coisa que não temos hoje em dia.

Vou ficar na torcida (e encher o saco da minha operadora) para ver se a Net traz o Tooncast para a grade de programação.

O restante que se lixe!

E vocês? Concordam, descordam, preferem Isa TKM? O espaço aí de baixo é para isso.

Leia mais em: , , , , , , ,

Antes de comentar, tenha em mente que...

...os comentários são de responsabilidade de seus autores, e o Bacon Frito não se responsabiliza por nenhum deles. Se fode ae.

busca

confira

quem?

baconfrito