Os clássicos que você nunca viu

Cinema segunda-feira, 30 de Janeiro de 2012

Em 1982, um diretor chamado Carl Reiner produziu uma comédia fodástica intitulada Cliente Morto Não Paga onde através de “uma espécie de Frankestein” feito com vários pedaços de filmes antigos, fazia Steve Martin e Rachel Ward contracenarem com grandes nomes do cinema da época de ouro, do quilate de Humphrey Bogart, James Cagney e Barbara Stanwick, entre outros menos importantes que eu nem me lembro. Tudo isso sem efeitos especiais e somente editando uma porrada de cenas. Mas e se hoje em dia um cara resolvesse continuar esse trabalho e ir além?

Imagina se na verdade Forest Gump tivesse sido filmado nos anos de 1940 com James Stewart no papel principal e a direção fosse de Frank Capra? E se Os Caça-Fantasmas tivesse sido um filme de 1950 com Bob Hope, Fred MacMurray, Jerry Lewis e Dean Martin nos papéis principais? E se O Império Contra-Ataca fosse um obscuro filme B em preto e branco, contemporâneo dos filmes do Flash Gordon?

O escritor/diretor/editor/designer Ivan Guerreiro teve a grande idéia de brincar com tudo isso, criando trailers fakes para filmes modernos, como se tivessem sido produzidos na era de ouro de Hollywood. Segundo ele mesmo disse durante uma estrevista, a idéia surgiu como uma forma de mostrar às novas gerações que muito de Hollywood hoje foi influenciado pelo passado. Ou poderia ser chamado apenas de plágio. Nada como um remix…

Para cada trailer (Ou premake, como ele os chama), Guerreiro leva cerca de três semanas pesquisando em locadoras o acervos de filmes clássicos e depois mais duas montando tudo. Somente pra fazer o de Star Wars, custou cinco meses de trabalho, mesmo porque ele teve que assistir muitos filmes antigos e ele pesquisa as reais influências que moldaram a direção do filme, no caso, o de George Lucas. O cara manja muito e ainda tem a coragem de deixar sempre disponivel um “making-of” de cada premake, com todas as referências dos filmes, um por um, usados na confecção do fake trailer. É uma verdadeira aula de cinema. O resultado de tanto esmero é perfeito. Ele consegue emular o boneco de marshmellow do filme original dos Ghostbusters inserindo uma propaganda antiga dos pneus Michelin e ainda faz o Dean Martin dizer: “I am a Ghostbuster”.

Isso deixa a imaginação da gente enlouquecida. E se Orson Wells tivesse feito O Cavaleiro das Trevas e Stanley Kubbrick tivesse filmado A Origem? O cara recentemente iniciou uma nova série de premakes e o primeiro deles traz uma grande inovação: Mashups cinematográficos. Já pensou uma mistura de E o vento levou com filmes de B de vampiros? Pois é, confira aí embaixo, ou melhor: Nunca, numa sala perto de você…

Leia mais em: , , , , , , ,

Antes de comentar, tenha em mente que...

...os comentários são de responsabilidade de seus autores, e o Bacon Frito não se responsabiliza por nenhum deles. Se fode ae.

busca

confira

quem?

baconfrito