Os Caçadores da Arca Perdida (Raiders Of The Lost Ark)

Bogart é TANGA! terça-feira, 31 de agosto de 2010

Quando eu crescer eu quero ser arqueólogo. Fala sério, quem nunca se imaginou caçando tesouros perdidos, enfrentando vilões, viajando o mundo e nas horas vagas ainda dar aulas para umas gordinhas apetitosas? Se Indiana Jones não veio à sua cabeça atrofiada, meu caro, corte seus pulsos com uma folha de papel e seja feliz em outra encarnação.

Sinopse: O arqueólogo aventureiro Indiana Jones (Harrison Ford) é contratado para encontrar uma arca sagrada. A lenda diz que o portador se tornará imbatível, o que atrai a atenção de um inimigo poderoso: o nazismo.

Quantas vezes ao ver um filme você vê um mini-filme introdutório para melhor compreensão da obra? É com esse recurso genial que Steven Spielberg introduz um dos maiores heróis do cinema, o famoso Indiana Jones.

Em meio a uma floresta tropical, durante a década de 30, nosso carismático arqueólogo busca dentro de um antigo templo resgatar um valioso ídolo de ouro. Após algumas desventuras, o herói foge do templo em ruínas e escapa de uma imensa bola de pedra, ardilosamente preparada para aniquilar qualquer invasor. Ao sair do templo, Indiana encontra com seu arqui-inimigo, o também arqueólogo Belloq (Paul Freeman). Ele, ao contrário de Indiana, usa toda a sua sagacidade e inteligencia não para recuperar relíquias e devolve-las aos museus do mundo, mas sim para vende-las a colecionadores e importantes governos pelo globo. Belloq, no encontro, bota seu “amigo” para correr com ajuda dos nativos. Indiana então foge de avião e volta para dar aulas na sua universidade.

De volta à América, Indiana fica sabendo que um velho amigo de universidade está desaparecido e que o sumiço pode estar relacionado à pesquisas envolvendo a famosa Arca da Aliança, onde Moisés teria guardado às Tábuas dos Dez Mandamentos, e que faria com quem a possuísse ter poderes inimagináveis. Jones também fica sabendo que os nazistas estão realizando expedições ao Egito, e provavelmente também com o intuito de encontrar a relíquia.

 Clássico

Mas antes de partir para o Cairo, Indy faz uma pequena escala no Tibet, para ter uma pequena conversa com o Dalai Lama Marion (Karen Allen), a filha do amigo sumido. É nessa hora que ficamos sabendo que a a moça é uma antigo romance mal resolvido do herói e depois de muita pancadaria contra os vilões, o casal parte para o Egito na busca pela antiguidade. Chegando lá, eles ficam sabendo que a possível localização da arca será revelada quando o sol passar pelas partes unidas do Cetro de Rá e assim refletir em uma maquete do templo. Mas os nazistas parecem ter descoberto de alguma outra maneira a localização, porque Indy descobre que eles estão realizando uma grande escavação nos entornos do templo.

Belloq e seus comparsas conseguem capturar Marion e Indy terá que enfrentar os bandidos, salvar a moça e conseguir apanhar a arca primeiros que os nazistas, ou toda a humanidade correrá um grande risco. (Ou, isso ficou completamente cliché e exagerado, mais foda-se).

 Liga dos Supermalvados

Os Caçadores da Arca foi um projeto conjunto de Steven Spielberg, que já tinha dirigido Tubarão e Contatos Imediatos de Terceiro Grau, com George Lucas, que foi diretor de Star Wars – Uma Nova Esperança e produtor do restante da série. Juntos, eles conseguiram emplacar de vez o termo blockbuster e Os Caçadores da Arca Perdida foi de vital importância para isso. O sucesso do filme possibilizou a gravação de mais dois filmes: O Templo da Perdição e A Última Cruzada, ambos com o nome do protagonista em destaque. Posteriormente foi lançado mais um filme: Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal, e dizem que mais um filme está a caminho. Vamos esperar para ver.

Em aspectos técnicos o filme é praticamente perfeito, tendo ganhado 4 Academy Awards na premiação de 1982. A trilha sonora de John Williams ficou eternizada juntamente com a fuga de Jones com a já citada bola de pedra em seu encalço. Harrison Ford se encaixou tão bem no papel de Indy que é impossível imaginar outro ator para o personagem.

Caso vocês queiram se divertir assistindo um bom filme de aventura, comendo uma pipoquinha e ao final simplesmente constatar que ali passaram horas maravilhosas, Os Caçadores da Arca Perdida é a pedida ideal. SEM MAIS.

Os Caçadores da Arca Perdida

Raiders Of The Lost Ark (115 minutos – Aventura)
Lançamento: Estados Unidos, 1981
Direção: Steven Spielberg
Roteiro: George Lucas (história), Philip Kaufman (história), Lawrence Kasdan (roteiro)
Elenco: Harrison Ford, Karen Allen, Paul Freeman, Ronald Lacey, John Rhys-Davies, Denholm Elliott, Alfred Molina

Leia mais em: , , , , , ,

Antes de comentar, tenha em mente que...

...os comentários são de responsabilidade de seus autores, e o Bacon Frito não se responsabiliza por nenhum deles. Se fode ae.

  • Foda! Tenho a trilogia

  • Danilo

    Muito legal! So vi o 1 e o 3… Em breve verei os outros…

    Me sinto triste pq o povo me perguntava: Voces Viram Indiana jones?

    Eu: Que PORRA é ESSA? kkkkkkkkk ,

  • Climber

    Como assim 9 (nove) ????
    WTF !!

    Qdo vcs vao tirar o escorpião do bolso e dar dez para algum filme?

    Tanga é quem coloca essas notas….Indiana é dez, Romário é 11 e o uísque é 12

    sem mais

  • Indiana Jones era um dos super-heróis da minha infância!

  • @Loney
    Agora com “O Reino da Caveira de Cristal virou quadrilogia. Você já viu esse último?

    @Climber
    O que eu mais faço é dar nota dez pros filmes do quadro cara! É só vc ver as resenhas anteriores!

    @Danilo
    O segundo, o Templo da Perdição, é o pior dos 3 primeiros.

    @Jorge
    Da minha também, tinha até um joguinho de PC que era inspirado nele, só não lembro o nome

busca

confira

quem?

baconfrito