Os 10 piores filmes de 2021

Cinema terça-feira, 18 de janeiro de 2022

É óbvio que, como em qualquer ano, o cinema não teve apenas acertos. Na verdade, a maioria dos filmes que assisti em 2021 ficaram em um zona mediana, sendo o famoso não fede, nem cheira. Alguns inclusive eu só lembrei que tinha assistido quando fui pesquisar sobre os lançamentos do ano para este texto. Mas como disse, eles não importam. Por isso vamos ao 10 piores filmes de 2021.

Liga da Justiça (Snyder Cut)

A gente começou o ano assim, né? A grande promessa do tão merecido filme da Liga da Justiça, feito pelo genialmente incompreendido Snydeus. Caramba, foi difícil escrever isso aqui e eu sou a única pessoa que eu conheço que gosta do Watchmen dele.

O Liga da Justiça de Zack Snyder não é de todo ruim, definitivamente é melhor do que o lançado originalmente nos cinemas, mas está longe de ser essa genialidade toda que os DCnetes e seus derivados, Snydetes, gritam por aí. Até mesmo porque a versão que iria para o cinema não teria a mesma duração e seria apenas a mesma esquisitice que se leva a sério demais como todos os outros filmes da DC feitos pelo diretor.

Army of the Dead – Invasão em Las Vegas

Um dos maiores problemas de Zack Snyder é que ele mesmo se sabota. No mesmo ano em que ele foi elevado ao nível de Deus pelos fãs malucos, ele lançou Army of the Dead. Um filme sem sentido algum que não serve como filme de zumbi, não serve como filme de assalto e certamente não serve como ponta pé inicial para seu próprio universo expandido.

Eu não sou um hater gratuito do Snyder. Como disse anteriormente, eu realmente gosto de Watchmen e a versão dele de Madrugada dos Mortos é o meu filme favorito de zumbis (Pois é, me julguem), o que inclusive me deixou com certas expectativas para esse filme, mas o que acontece em Army of the Dead é uma confissão filmada de que Zack Snyder não é um bom diretor. Embora talvez isso tenha acontecido porque ele acreditou no papo dos fãs.

Exército de Ladrões

E aqui temos o início do universo expandido de Army of the Dead, que assim como o filme pai, não funciona. E olha que tinha tudo pra dar certo graças ao carisma de Dieter, mas o filme sai tão errado que consegue inclusive destruir o carisma do personagem.

O roteiro é tão bobo e cheio de furos, que faz com que Army of the Dead não pareça tão ruim. E acho que isso é a melhor coisa que eu consigo falar sobre os dois filmes. Mas calma, ainda há todo um universo de filmes e série para tentar arrumar isso aí. Salvar The OA e Final Space nada, né dona Netflix? Sinceramente.

Invocação do Mal 3 – A Ordem do Demônio

Eu nunca entendi todo o hype na franquia Invocação do Mal. Além dos Warren serem uns trambiqueiros de marca maior na vida real, os filmes não tem nada que já não tenha sido feito um milhão de vezes. Eu adoro o James Wan e a maioria das coisas que ele faz, mas Invocação do Mal realmente não me pegou.

Talvez seja todo o ar católico que ronda os Warren, talvez seja porque eu já vi filmes de terror demais, mas Invocação do Mal, assim como todos os seus derivados, são, pra mim, as piores coisas lançadas como terror nos últimos anos e A Ordem do Demônio deixa isso bem claro.

Maligno

E já que estamos falando de James Wan, que apenas produziu a bomba anterior, seu novo filme, apesar de ter umas ideias maneiras, também não trouxe nada de muito original. Sério, eu já vi uns três filmes com a mesma ideia, só que eles tinham menos orçamento e não eram assinados pelo Wan, então não eram cults o bastante.

A construção do “monstro” é boa, sua movimentação é incrível, mas a história deixa a desejar em diversos pontos e existem algumas “explicações” que você precisa se esforçar muito para aceitar. James Wan erra pouco, mas quando erra é pra valer.

Mortal Kombat

Eu não sou muito fã de jogos de luta (Ou de jogos em geral), mas Mortal Kombat era a minha franquia preferida desde sempre. Eu aluguei tantas vezes o filme de 1994 que o dono da locadora simplesmente parou de me cobrar e passou a me deixar o VHS pra casa sempre que eu quisesse. O mesmo aconteceu com os jogos de SNES.

Como todo jogo de luta, Mortal Kombat não tem uma puta história complicada como base. Guerreiros de diferentes dimensões se enfrentam há cada X anos para impedir a destruição de seu próprio reino. Ou seja, o necessário aqui são personagens maneiros (Que já existem) e um porradeiro sincero. Se jogar no simples, ninguém sai perdendo, mas o que eles fizeram? Criaram um personagem novo sem carisma algum e coreografaram as lutas com o cu.

Esqueceram de Mim no Lar, Doce Lar

Não foi por falta de aviso que esse filme flopou. Já existem três sequências da franquia que foram fracassos completos. TRÊS! Então por que insistir nisso? Por que tentar reviver algo que todo mundo já desapegou há anos? E por que diabos trazer um personagem dos dois primeiros filme de volta que não seja o Kevin?

O filme não tem muito de diferente dos outros, mas é Esqueceram de Mim, o que poderia ser diferente de ladrões tentando invadir uma casa onde uma criança foi esquecida? E é exatamente na tentativa de modernizar essa ideia que o filme erra feio. Enfim, você pode ouvir um podcast inteiro com pessoas traumatizadas por esse filme aqui.

A Menina Que Matou os Pais/O Menino Que Matou Meus Pais

Aqui temos mais um caso de auto sabotagem ao melhor estilo Zack Snyder. No mesmo ano em que Carla Diaz conquistou uma legião de fãs graças ao seu romance merda com Arthur, ela mostrou o quão péssima atriz consegue ser com esse filme que também não tem objetivo algum. Aliás, não podia ser mais liso, já que são dois filmes contando a mesma história, baseando-se apenas nos depoimentos dos assassinos, que obviamente jogam a culpa sempre pra cima do outro.

Produções sobre true crime estão na moda, MUITO NA MODA, e acho que a única coisa boa que dá pra tirar desse filme é que não basta você pesquisar sobre um caso bizarro, é preciso saber como executar bem essa bagaça. Talvez tenha sido o pior filme que assisti em 2021.

Espiral

Já tivemos grandes surpresas de comediantes se revelando como ótimos atores em filmes de suspense e drama, infelizmente não é o caso de Chris Rock em Espiral. O filme não foi vendido como parte da franquia Jogos Mortais à toa, muitas pessoas que foram assistir ao filme só o fizeram por causa do pequeno peso que ele ainda tem.

A atuação “séria” de Chris Rock é tão ridícula que em vários momentos tive a impressão de estar assistindo uma paródia aos moldes de Todo Mundo em Pânico (Que me perdoem pela comparação). Nada funciona aqui, nem mesmo Samuel L. Jackson, que deve ter ganhado muito bem ou ser muito amigo de um dos envolvidos pra topar participar dessa bomba.

Resident Evil – Bem Vindo a Raccoon City

Preciso confessar que eu nunca joguei Resident Evil e que isso pode ter prejudicado a minha “experiência” com o filme, já que eu não peguei nenhuma referência ou sequer conhecia bem os personagens do mesmo, mas confesso que eu tava esperançoso pra esse reboot. Eu gosto da ideia de Resident Evil, inclusive gostei bastante do primeiro filme do Paul W.S. Anderson, mas o que fizeram aqui foi putaria.

Eu curto uns filmes massavéi que é só um monte de gente correndo e dando tiro em uns monstrão, mas eu quase dormi assistindo esse filme algumas vezes. Eu tive que ficar de pé e fumar um cigarro pra conseguir terminar de assistir. E eu nem fumo mais.

Como disse no texto de Melhores Filmes de 2021, isto também não é um Top 10. Inclusive acredito que todos os filmes dessa lista são ruins por igual. Eu até me esforcei pra gostar de alguns deles, como Maligno e Mortal Kombat, mas pra que ficar me torturando, não é mesmo?

Leia mais em: , , , , , , , , , , , , , ,

Antes de comentar, tenha em mente que...

...os comentários são de responsabilidade de seus autores, e o Bacon Frito não se responsabiliza por nenhum deles. Se fode ae.

confira

quem?

baconfrito