O seu livro

Analfabetismo Funcional quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

Apesar de esse ser um país que não tem muitos leitores, o que pode ser constatado pelo número de vendas de livros anual, todo mundo tem aquele livro que secretamente guarda pra ler sempre que está em alguma situação.
É claro, estou falando de LIVROS de verdade. No meu conceito, livros de auto-ajuda não são livros, são mais uma maneira que as pessoas tem de tentar parecer quer seus problemas são menores do que parecem, e tentam fazer o que ele diz, e acabam se ferrando mais ainda. Definido o que são livros de VERDADE, voltamos ao assunto. Um livro que você pode chamar de seu é aquele que marcou algum momento de sua vida, que a cada vez que você o lê, além de ser “transportado” para o clima do livro, o lembra de momentos que o marcaram da primeira vez que você o leu.[/emo]

Isso é algo muito pessoal, que só é definido depois de muito tempo. Você pode ter aquele livro que lembre da época que você trabalhava em certo lugar, e que a cada vez que as suas páginas são abertas, tudo o que se passou por lá retorna a sua mente.
Muitas vezes são esses livros que fazem você tomar certas decisões. vamos a um exemplo. digamos que você esteja em um hotel, e então. começa a ler “O Iluminado”. andar pelos corredores não vai ser a mesma coisa depois de ler certas partes. E a cada vez que passar por um corredor, a memória daquelas páginas irão assombrar seus pensamentos por todo o sempre. Ok, não foi um bom exemplo, mas acho que ilustrou bem.
quantas vezes, ao chegar em certas partes de uma história, você não se identificou com alguma situação? Desde descrições de lugares que já tenha passado, até por situações bizarras do cotidiano, são elas que definem mais se um livro será SEU ou não.Saber que alguém escreveu um trecho que pode muito bem ter acontecido com você faz com que a ligação que aquela história tenha com você ficar maior.
Muitos escritores usam seus livros preferidos de inspiração pra escrever suas obras. A maioria dos escritores que usam de suspense em suas obras em algum momento de suas vidas deve ao menos ter passado os olhos em algum livro de Stephen King, ou de H.P Lovecraft. Como nada se cria, tudo se copia, é claro que sempre terá alguém que tenha escrito algo que se encaixe em algum momento de sua vida. eu duvido que sua vida seja toda original, a não ser que você seja impulsivo e inconseqüente, porque daí você é a inspiração pra essas cenas.
Enfim, não importa qual é seu livro preferido. Pode ser aquele “a Bela e a Fera” que sua mãe lia pra você antes de dormir, na sua juventude, ou pode ser aquele “Crime e Castigo” que você estava lendo no ônibus, e a garota poucos bancos a frente estava lendo também, que logo depois vocês ficaram juntinhos, lendo um pro outro, depois de ficarem mais… íntimos. A situação que o faça lembrar dele não importa muito, o que importa é que ela seja marcante o suficiente para que, a cada vez que você ver a capa daquele livro, boas lembranças sejam revividas.

Antes de comentar, tenha em mente que...

...os comentários são de responsabilidade de seus autores, e o Bacon Frito não se responsabiliza por nenhum deles. Se fode ae.

  • niptuck

    O meu é Histórias Extraordinárias, do mestre Edgar Allan Poe. Perdi algumas noites de sono ao ler o livro, simplesmente genial.

  • joão

    poh! meu livro é o……… eldest.Acho muito legal!

  • Grivu

    A Montanha Mágica *–*
    foram 1 ou 2 meses lendo o livro, mas valeu cada segundo gasto /o

  • Planeta Malkavo

    cara, me lembro muito de meu primo que ja morreu lendo “a história da minha vida” que é a biografia de charlie chaplin …. e me lembro muito da minha época de escola quando olho pra capa do mundo de Sophia.

    também me lembro das idas ao shopping com meu namorado quando olho pros livros de “o guia do mochileiro das galáxias” …. simplesmente douglas adams é fantástico, comédia britânica é muito show

  • bee

    Eldest é fodão, mas eu prefiro a Cadeira de Prata.

  • boneca do caralho

  • Kell

    O meu é O retrato de Dorian Grey, de Oscar Wilde. Releio sempre e nunca deixou de ter aquele encanto da primeira vez que o li.

    P.S. Ler Crime e Castigo no ônibus é uma tarefa no mínimo ingrata ham? Tô lendo ele no momento e não faria essa experiencia.

    ;D

  • JS

    O meu é Mantenha o Sistema, de George Orwell.

    Esse cara, por sinal, escreveu os melhores livros que já tive a oportunidade de ler…

    Tô aproveitando as dicas do pessoal aqui pra aumentar a minha lista de “livros a comprar…”

  • Também perdi algumas noites de sono ao ler Histórias Extraordinárias; Eu o encontrei na biblioteca da escola, poderia ter roubado, ninguém teria notado :/

  • O livro que leio sempre é A Tumba e outras histórias, do tio Haward; nunca vou esquecer o dia em que o li pela primeira vez. Aliás, devo tudo ao Bacon Frito, eu descobri o livro aqui :P

    Brigado * *

busca

confira

quem?

baconfrito