O que DIABOS é Stoner Rock?

New Emo quarta-feira, 05 de Março de 2008

É, em quase TODAS as semanas eu cito a palavra “Stoner Rock”. Acho que passou da hora de dedicar uma coluna inteira para este termo, então. Pra começar: O que é Stoner Rock?

Pegue uma banda dos anos 70, de Hard Rock. Insira um toque psicodélico. Riffs graves, pesados, porém lentos. Não consegue imaginar isso? Misture Black Sabbath com The Stooges, por exemplo. Tire as partes ruins (que são poucas). Acrescente mais empolgação. Você terá isso:

Kyuss, a maior referência Stoner da galáxia. Green Machine, o som mais SENSACIONAL da galáxia. Esse som empolga em uma proporção infinita, cara. Se imagina na rua, no meio de uma multidão, ouvindo esse som no último volume do seu maldito mp3 player. Música mexe com o humor de todo mundo, isso é comprovado. Mas esse som faz até meu batimento cardíaco aumentar; um dia eu vou ter uma parada cardíaca no meio da rua por causa deste som.

Isso é Stoner, cara. É empolgação. É ter um som favorito que te leva a LOUCURA, por mais que você já seja um fugitivo do hospício. Noob.

Thumb, da mesma banda sensacional, é outro som que empolga pra cacete. Ao vivo nem tanto. Enfim, ambos os sons são do álbum Blues For The Red Sun. Tenha-o em mãos o mais rápido possível. Aproveite também pra conhecer as bandas que “saíram” do Kyuss após seu fim:

Mondo Generator, do baixista Nick Olivieri. Mondo Generator é o nome de um som psicodélico do Kyuss que se encontra no álbum citado acima. Esse som aí é o So High, que é uma baladinha bem Queens of the Stone Age. Por falar nessa banda…

Regular John é o som. Josh Homme (ex-gitarrista do Kyuss) formou esta banda logo após o fim do Kyuss. Esse som tá no álbum Queens of the Stone Age, outro altamente recomendável. Outra banda que havia sido criada por Josh Homme é a Desert Sessions:

Crawl Home é o som. PJ Harvey compartilha o vocal com Josh Homme neste som.

Hermano, My Boy. John Garcia, ex-vocalista do Kyuss. O cara criou várias bandas após sua saída do Kyuss, como…

Slo Burn, com Positiva. Talvez a que mais se pareça com Kyuss. Mas chega de falar o que restou do Kyuss. Vamos falar da influência do Stoner em bandas de estilos… diferentes.

Corrosion of Conformity, Albatross. Sentiu um toque de Faith no More no som? Mas não tem nada a ver com o que eu vou falar, só citei por citar. Enfim, o CoC sempre foi uma banda de Crossover, até começar a fazer um Stoner sensacional em seus últimos álbuns. O som aí em cima é a prova de que eu estou certo. Tenha em mãos o álbum Deliverance; esse som está nele também.

Down, Temptations Wings. Phil Anselmo (ex-vocal do Pantera – Thrash Metal), Pepper Keenan (guitarrista do Corrosion of Conformity – Crossover), Kirk Windstein (guitarrista do Crowbar – Doom Metal) Todd Strange (baixista do Crowbar), e Jimmy Bower (baterista do Eyehategod – Doom Metal). Todos reunídos nesta banda sensacional. Stoner com uma pitada de Metal pesado, coisa fina. O álbum Nola é o que você deve ter em mãos.

Você já deve ter sacado o ritmo e a distorção da guitarra, né? Muitas bandas, até mesmo hoje em dia, estão usando o Stoner em seus sons. Já era tempo. Bandas ruins estão fazendo músicas boas com essa evolução, olha só. Mas enfim, voltando ao Stoner…

Fu Manchu, Evil Eye – Um dos sons mais espetaculares que você já teve o prazer de ouvir por aqui, convenhamos. Vocês deviam me agradecer mais. Peguem o álbum The Action Is Go, então.

Vou ser ousado e terminar essa coluna sensacional com Atomic Clock, do Monster Magnet. Ílbum? Powertrip. Vocês já têm o bastante para saberem o que DIABOS é Stoner Rock. Agora podem ter bom gosto musical, até. Garimpem por mais bandas, putos. O Stoner Rock é o estilo musical mais empolgante da galáxia.

Pra que texto se eu tenho música boa? Vale frisar que o Stoner Rock também é conhecido como Desert Rock. Algumas bandas do estilo surgiram ali em Palm Desert, se você quer saber a origem do nome.

Ofertas: CD’s do QOTSA, CD’s do Monster Magnet, CD’s do Fu Manchu

Leia mais em:

Antes de comentar, tenha em mente que...

...os comentários são de responsabilidade de seus autores, e o Bacon Frito não se responsabiliza por nenhum deles. Se fode ae.

busca

confira

quem?

baconfrito