O Espetacular Homem-Aranha (The Amazing Spider Man)

Cinema quinta-feira, 05 de julho de 2012

 Peter Parker (Andrew Garfield) é um rapaz tímido e estudioso, que inicou há pouco tempo um namoro com a bela Gwen Stacy (Emma Stone), sua colega de colégio. Ele vive com os tios, May (Sally Field) e Ben (Martin Sheen), desde que foi deixado pelos pais, Richard (Campbell Scott) e Mary (Embeth Davidtz). Certo dia, o jovem encontra uma misteriosa maleta que pertenceu a seu pai. O artefato faz com que visite o laboratório do dr. Curt Connors (Rhys Ifans) na Oscorp. Parker está em busca de respostas sobre o que aconteceu com os pais, só que acaba entrando em rota de colisão com o perigoso alter-ego de Connors, o vilão Lagarto.

Pra todo mundo que ficou desconfiado por causa desse “remake”: fiquem tranquilos. O novo acabou ficando bem melhor que o original.

Todo mundo conhece a história do Homem-Aranha, certo? Se você disse não, por favor, vá embora. Se não, um breve resumo: Peter Parker perdeu os pais num acidente de carro e foi criado pelos tios. O menino é um primor de filho menino: Bom aluno, boa pessoa, inteligentíssimo, enfim, o de sempre. Um dia, ele é picado por uma aranha radioativa [Nota do editor: Isso na HQ, em todos os filmes são aranhas transgênicas] e ganha uma aranha no meio das pernas super poderes. Mas a gente já viu tudo isso uns anos atrás, numa série que é de muito boa qualidade. E aí?

Bom, o caso é o seguinte: O cabeça de teia provavelmente vai ser inserido no filme dos Vingadores. Como os direitos da franquia original pertencem a outro estúdio, precisaram de uma nova saga pra poder encaixar o Aranha nos filmes seguintes. Simples, não?

[Nota do editor 2: Os diretos de produção/exibição/o que for do Amigão da Vizinhança continuam na mão da Sony, ou seja, falou merda]

Agora que cês já entenderam o motivo da refilmagem, vamos voltar ao filme em si. Primeiro, eu não sou fã de comics (As histórias em quadrinhos americanas), apesar de saber até que bastante coisa sobre. Logo, não vou apontar nenhuma inconsistência nem nada assim. Se querem ouvir reclamação e nhenhenhem-o-rei-do-crime-não-é-negro ou coisa parecida, fechem a aba e abram a resenha do Pizurk. Ele é uma tia velha encalhada e vai servir melhor à tamanha boiolice ao seu propósito.

 “Seu cu não será perdoado”

Mas voltando ao que importa: Esse filme ficou sensacional. Andrew Garfield é o Homem-Aranha em pessoa. Casou muito bem com o personagem e eu tenho um capote por homem com cara de palerma. A interpretação dele tá nota mil. Sabe, Peter Parker não é a espontaneidade em pessoa. E o ator consegue passar esse jeito antissocial tímido e socially awkward, sem que a atuação esteja forçando a barra. Pra exemplificar melhor, lembre de Queprúsculo. A Bella é uma personagem parecida. Mas a Kristen Stewart não consegue passar isso de um jeito natural, sempre parece que está sendo estuprada analmente por um poste. Quase como se fosse necessário sair gritando por aí CARA EU ODEIO PESSOAS pra que os outros entendam que a mina é tímida. Já o Andrew, como eu disse, realmente parece o tipo de pessoa que vomitaria nos sapatos ao apresentar seminário no colégio.

Quanto às cenas de ação, tá uma mais foda que a outra. A fotografia do filme tá maravilhosa, principalmente as sequências em que o ponto de vista é o do próprio cabeça de teia. Sabe aquela cena no trailer, do puto aterrissando no prédio? Não é a única. E cada close na cidade é de tirar o fôlego.

 E não esqueçamos dela.

Mas a cereja do bolo foi a Emma Stone. Ela tá tão meiga no filme que eu quase não reparei quem era atriz. E, realmente, apesar dos vinte e tantos anos, passa muito bem como uma menina de dezesseis, dezessete anos. As cenas dela com o protagonista são tão fofas que provocariam diabetes na Somália entenderam, hã, pessoas que nunca comem ficarem diabéticas, de tão fofo, hã hã. O casal tem muita química. Pena que… Bom, se vocês conhecem os quadrinhos, já sabem né?

A bagaça ficou muito bem feita. Bem interpretada, bem escrita, e há até aquelas cenas mais engraçadas pra descontrair, contrabalanceando com umas cenas mais emocionantes que vão fazer chorar, com certeza. Ah, e não esqueçam de reparar no Stan Lee.

O Espetacular Homem-Aranha

The Amazing Spider Man (137 min – Ação)
Lançamento: EUA, 2012
Direção: Marc Webb
Roteiro: James Vanderbilt, Alvin Sargent
Elenco: Andrew Garfield, Emma Stone, Martin Sheen, Rhys Ifans, Sally Field, Denis Leary, Chris Zylka e Stan Lee

Leia mais em: , ,

Antes de comentar, tenha em mente que...

...os comentários são de responsabilidade de seus autores, e o Bacon Frito não se responsabiliza por nenhum deles. Se fode ae.

busca

confira

quem?

baconfrito