Meu Top 10 Melhores filmes da galáxia (Pseudo intelectual)

Cinema segunda-feira, 16 de setembro de 2013

O Jopes anda com a onda de criar tops, listas e sei lá o que, englobando toda a turma do Bacon (O próximo passo será uma suruba), e eu, como estou sem muito tempo para pensar em algo bacana pra escrever, vou apenas acompanhá-lo aqui. Apesar que, ao bem da verdade, criar um TOP dez é difícil demais. Não que eu não consiga pensar nos meus 10 filmes prediletos; o grande problema é colocá-los em ordem. Mas vamos tentar.

10º: O Albergue Espanhol

O Albergue Espanhol é uma comédia francesa sobre mudanças na vida. O protagonista, que não vem o nome na cabeça aqui, resolve fazer um intercâmbio de um ano na Espanha, deixando sua vida para trás. Em Barcelona, muda para um muquifo com mais 6 pessoas, com as quais cria laços de amizade profundo. A grande questão é que este estado é transitório, e logo teria de voltar a sua vida comum, abandonando os novos amigos. A verdade é que eu me identifico muito com este filme, por todo contexto que eu vivo e tudo mais, porém é um ótima pedida.

9º: Cães de Aluguel

Cito Cães de Aluguel aqui mais pelo conjunto da obra do Tarantino, que é, provavelmente, meu diretor predileto. O filme, que se passa quase inteiramente dentro de um galpão, é um dos marcos do cinema, com seus diálogos absurdos, tensão desmedida e comédia bem controversa. Quem não lembra da teoria sobre a música “Like a Virgin”?

8º: Annie Hall

Apesar dos filmes do Woody Allen serem todos quase iguais, no tema, na condução e nos personagens, Annie Hall é um filme interessante, engraçado e sensível, com uma direção impecável. As cenas em que o personagem do diretor quebra a quarta parede merecem um destaque, por não serem enfadonhas e servirem bem ao filme.

7º: Labirinto do Fauno

Belo dia que alguém pegou este filme na seção infantil. Claro, apenas eu terminei de assistí-lo e fui brindado por um dos melhores filmes produzidos na história do cinema. O modo como Del Toro apresenta o mundo, mescla os momentos de fantasia e realidade e o contexto histórico é muito bom. Sem contar a dúvida que permanece ao fim do filme, a qual não sei responder até hoje.

6º: Taxi Driver

Taxi Driver é o retrato da alienação na sociedade americana e da vida nas grandes cidades. A maneira como o personagem não se reconhece no seu meio e ao mesmo tempo que ele não sabe como sair dele, até tomar uma solução radical, movido por um sentimento ambivalente, me marcaram profundamente, ainda mais pela idade que tinha quando assisti este filme.

5º: O Som ao Redor

Filme brasileiro do diretor Kléber Mendonça Filho, lançado ano passado, foi tão forte pra mim que já entra com cotação alta na minha vida. O longa, retrata, com sons e uma montagem que não segue lógica alguma, o que é o atraso no Brasil. Ele sintetiza em pouco mais de uma hora e meia teses da modernização conservadora com um toque de Casa Grande e Senzala moderno.

4º: Old Boy

Old Boy é um filme quase perfeito. A história é fantástica, a direção é legal, as atuações estão afinadas. Mas o desfecho, o desfecho é de deixar qualquer um impressionado. E não, nem achei o filme tão violento assim.

3º: Yojimbo

Que Kurosawa é um dos maiores diretores da história do cinema todo mundo sabe. O que a maioria das pessoas não sabe é que este filme dele influenciou outro dos maiores diretores da história, que foi Sérgio Leone. O personagem de Clint Eastwood na Trilogia do Dólar foi baseado neste filme. Um samurai andarilho que chega em uma vila em conflito, resolve fazer jogo duplo para trazer a paz ao lugar. O filme em si é simples, mas com uma trilha sonora tradicional marcante e uma fotografia em preto e branco que em nada incomoda quem está acostumado com o padrão colorido 1080p. Um filme para história.

2º: Dr Fantástico

Melhor filme do Kubrick na minha opinião, é um nonsense perfeito. O mal estar que este filme deve ter provocado no seu lançamento deve ter sido enorme. A atuação de Peter Sallers merece destaque. Apenas nos créditos eu percebi que era um ator apenas, fazendo 3 personagens. Em si, um filme perfeito, engraçado e crítico. Assistam o trailer, o trailer é esquizofrênico!

1º: O Poderoso Chefão

Não sei se é o melhor filme da história, porém, é o filme de maior importância para mim. Foi ele que me lançou nessa vida de cinéfilo bandido, com minha fixação por máfia e o crime organizado. Hoje, assisto outras coisas, claro, mas assim como o Led Zeppelin ainda é minha banda predileta, The Godfather sempre será “O” filme. E viva o Cappo di tutti Cappi.

Leia mais em: , , , , , , , , , ,

Antes de comentar, tenha em mente que...

...os comentários são de responsabilidade de seus autores, e o Bacon Frito não se responsabiliza por nenhum deles. Se fode ae.

  • Yuri Cubas

    Bom top10!

  • Marina Oliveira

    Dr. Fantástico, Oldboy, Labirinto do Fauno, Cães de Aluguel, que lista ótima!

  • Paula Oliveira

    O Albergue Espanhol é bem minha vida nestas duas semanas. Me fez querer ver de novo!

  • Arthur Arantes Souza

    Reveja sempre Paulinha. Eu vi esses tempo quando tava alojado na sua casa! hahaaha

  • Aline

    Lá fui eu feliz e contente assistir o bendito Labirinto do Fauno pensando em como devia ser fofo e tals… Puta merda que enganação! Mas adorei o filme mesmo assim, ele é meio assustador pelos personagens fantásticos e mais ainda pelos humanos. E que maquiagem sensacional, cada monstro tão perfeito, era lindo de se ver!
    Quanto ao Dr. Fantástico, eu só soube que 3 personagens eram interpretados pelo msm cara quando li aqui no Bacon a indicação dele. E que filme mais sensacional, mais ‘humor negro’! Amo!

busca

confira

quem?

baconfrito