Marvel ou DC?

HQs terça-feira, 05 de agosto de 2014

Caras, se tem uma coisa muito irritante na internet são os grupos sobre quadrinhos, já que os fãs da Marvel desmerecem tudo que a DC faz e vica versa. Tudo bem que a Marvel é mais foda, com personagens mais fodas, histórias mais fodas, filmes mais fodas e até séries mais fodas, mas calma lá, a DC também tem seus méritos.

Sem falar que desde que HQ é HQ, Marvel e DC vivem chupinhando uma a outra. Muitos personagens “inspirados” na outra editora estão aí pra provar isso e recentemente a Marvel tá meio que criando sua própria Crise, com direito a paródia da Liga da Justiça e os carai. Pois é, é a vida. Isso não quer dizer que a Marvel tenha esgotado suas ideias, quer dizer apenas que eles acharam que tava na hora de fazer algo parecido com o que a DC fez fodasticamente há muito tempo atrás. Sim, muito tempo atrás, antes de começar a rolar uma Crise por semana. E já que as duas editores tem personagens e equipes tão parecidas, vamos ver quem é melhor que quem. Mas como este é um assunto polêmico, vamos ouvir um Molejão antes pra todo mundo ficar relaxado.

Gavião Arqueiro e Arqueiro Verde

Os dois arqueiros são falastrões, galanteadores e pegam praticamente todas as mulheres que fazem parceria com eles. OK, talvez o Gavião Arqueiro se saia um pouco melhor nessa parte. O problema é que até recentemente o Gavião Arqueiro era apenas um cara que atirava flechas num grupo de super caras. Ninguém ligava muito pro que ele fazia quando não tava com os Vingadores. Sim, eu sei que ele sempre foi um dos Vingadores favoritos da galera, tanto que garantiu lugar no filme dos caras, mas ainda assim, se comparado com o Arqueiro Verde, o cara deixa a desejar. O velho Arqueiro Verde, aquele de bigode e cavanhaque, era realmente um cara maneiro. Seus parceiros, Hal Jordan e Canário Negro também eram muito maneiros. E por falar em Canário Negro, estamos de olho, hein Harpia. Mas se liguem, o Arqueiro Verde pré-Novos 52 só foi parar na tal ilha que a molecada tanto ama, porque tava loucão num iate e acabou caindo no mar. Sem falar que a tal ilha tinha uma plantação de maconha. O que cês acham que o velho Oliver Queen, com seu cavanhaque estiloso e seus discursos de esquerda ficou fazendo naquela ilha? É, sei. Aí teve side-kick drogado, Oliver Queen estuprado, um filho inesperado por causa desse estupro (Leiam os quadrinhos e vocês entenderão), prefeito Verde, destruição de Star City e morte. É, mas cês sabem como a morte funciona nas HQs, certo? Enquanto isso o Gavião Arqueiro continua lá, adotando cachorrinhos e enchendo a porra do saco.

Deadpool e Exterminador

Deadpool foi criado para ser o Exterminador dos Novos Mutantes, mas por algum motivo o cara ganhou destaque e se tornou o que é hoje em dia. O que é ainda mais maneiro, já que ele é uma paródia do Exterminador no sentido literal da palavra. É como se a Marvel resolvesse mostrar como o Exterminador é idiota. E não que ele não seja. O cara é pra ser um dos maiores assassinos da DC Comics e toma volta prum grupo de adolescentes chatos que são Os Titãs. Eu sinceramente não gostava muito do Deadpool até recentemente, quando comecei a ler A Fabulosa X-Force e vi isso:

Gata Negra e Mulher Gato

Aparentemente você precisa gostar de felinos para ser uma ladra nas HQs. A Mulher Gato, além de existir a mais tempo, tem muito mais importância na vida do Batman do que a Gata Negra tem na vida do Homem Aranha. Na verdade eu acho as duas personagens completamente inúteis, servindo apenas para embelezar as páginas da HQs com belos decotes, mas depois que você começa a fazer sexo de verdade isso para de importar tanto. Digo, desenhos de decotes, não decotes de verdade. Mas deixando os decotes de lado, entre as duas inutilidades decotadas cartunescas, a Mulher Gato é uma personagem muito superior a Gata Negra.

Wolverine e Gavião Negro

Eu sei que não tem muito a ver, mas é que após os Novos 52 houve uma certa Wolverinezação no Gavião Negro, que passou a ser o melhor no que faz da DC. Aliás, pode ser que eu esteja muito enganado, já que meus conhecimentos sobre a DC são um tanto quanto limitados, mas eu acho que faltava na DC um cara como o Wolverine, aquele cara que tá lá apenas pra fazer o que os outros não conseguiriam. E tudo bem que tenham escolhido o Gavião Negro pra ser esse cara. Aliás, não existe outro personagem na DC pra ser esse cara, mas convenhamos que por mais que o Wolverine tenha milhões de retcons e tenha se tornado um puta tio do pavê chato, o Carcaju ainda é mais maneiro que o Gavião Negro, caras.

Tropa Nova e Tropa Lanterna Verde

Eu nunca entendi o Lanterna Verde muito bem. Eu não sabia direito se aquele anel era mágico ou apenas uma arma alienígena que criava o que o portador mentalizasse. No final eu descobri que o anel é uma arma alienígena mágica, já que tira seus poderes de uma força mística. Ou não? Sei lá. A verdade é que eu até gostava dos Lanternas, até que Power Rangerzaram a parada. Porra, Lanterna Azul, Lanterna Amarelo, Lanterna Vermelho, ah pro caralho, oras. Enquanto a Tropa Nova é apenas a Tropa Nova, com poderes cósmicos e a incrível habilidade de ser destruída dia sim, dia não. Mas entre Power Rangers e uma tropa incompetente, eu prefiro a incompetência.

Vingadores e Liga da Justiça

Então, até a Marvel começar a fazer seus filmes, eu nunca havia dado muito importância para os Vingadores. Digo, eu sabia quem os caras eram, mas eu nunca tinha lido muitas coisas da equipe, já que naquela época eu comprava apenas X-Men e Homem Aranha. Porém, eu também não lia nada da Liga da Justiça, mesmo também sabendo quem os caras eram. Só que a Liga da Justiça sempre esteve na televisão, fosse nos Super Amigos, em pontas nas animações de Batman e Superman, no Super Choque ou no próprio desenho que estreou em 2002 no Brasil. Ou seja, por mais que as animações sejam diferentes dos quadrinhos, o contato com a Liga da Justiça sempre foi maior do que com os Vingadores. Além disso, o pouco que eu li de Liga da Justiça e de Vingadores após começar a ter acesso a internet me fez perceber que a Liga da Justiça tem mais motivos para existir do que os Vingadores. Quero dizer que as ameaças que a Liga enfrenta são maiores do que as que os Vingadores se reúnem pra enfrentar. É foda você ter que reunir os maiores heróis da Terra pra ter que enfrentar um vilão que antes apenas um deles dava conta. Por isso eu acho que a Liga da Justiça enfrenta vilões mais barra pesada do que os Vingadores. OK, nem sempre, mas os integrantes da Liga da Justiça são mais legais que os integrantes dos Vingadores. Sem falar que a Marvel perdeu meu respeito quando colocou o Wolverine e o Homem Aranha na equipe.

O Lado Cósmico e o Lado Místico

E aqui temos exatamente o melhor e o pior de cada editora. A Marvel é infinitamente superior em seu núcleo cósmico, mas peca e muito em seu núcleo místico, mesmo com Doutor Estranho, Motoqueiro Fantasma e Thor, que agora eu não sei se é um Deus ou só um alienígena que pensa que é um Deus. Enquanto a DC enche a porra do saco com o arco íris de Lanternas, ela manda bem pra caralho com seus personagens místicos, pré e pós Novos 52. Zatanna, Espectro e Sr. Destino sempre foram personagens místicos fodas e após Novos 52, com a passagem oficial de Constantine e Monstro do Pântano para o universo DC isso só ficou ainda mais foda. A Liga da Justiça Sombria, por mais que todos tenham torcido o bico, é o melhor título atualmente pra quem curte personagens místicos. Sem falar na revista solo do Constantine, que eu sei que não tem nada da antiga Hellblazer, mas qual é, desapeguem-se caras. Mostro do Pântano, que eu não conhecia muita coisa antes dessa integração ao universo DC e das infelizmente canceladas Cavaleiros do Demônio, estrelada por Etrigan, Madame Xanadu, Vandal Savage e uns outros buchas aí e Homem Animal, que foi o melhor título dos Novos 52.

Já no lado cósmico, a Marvel tem os agora tão aclamados Guardiões da Galáxia, mesmo que as atuais HQs não estejam tão boas, Nova, Surfista Prateado, Inumanos e o Quarteto Fantástico, que é aquele velho lance, as vezes você ama, as vezes você odeia e as vezes você esquece que ele existe. Sem falar nas mega sagas cósmicas que a Marvel cria, como os infinitos Infinitos de Thanos, Aniquilação 1 e 2, Guerra de Reis, Domínio de Reis, Planeta Hulk, a atual Pecado Original e as clássicas Guerra Kree-Skrull, Guerras Secretas 1 e 2 e Tempestade Galática. Além de muitas outras que eu poderia listar aqui, mas aí esse texto só seria publicado no mês que vem. Além disso, a Marvel lida com viagens no tempo e realidades alternativas muito melhor do que a DC e pra mim, que gosto muito de viagens no tempo e realidades alternativas, é o bastante para afirmar que a Marvel é superior a DC em seu lado cósmico, enquanto a DC humilha a Marvel em seu lado místico.

É claro que existem muitas outras “coincidências” entre Marvel e DC. Como Namor e Aquaman, Mercúrio e Flash ou Guerra Civil e a recente Guerra da Trindade, mas a vida é assim caras. E “copiar” ideias boas de outras pessoas não é exclusividade apenas dos quadrinhos. E já tá mais do que na hora dessa guerrinha estúpida entre fãs da Marvel e DC parar. O Homem de Aço foi um filme muito mais maneiro do que Vingadores, Guardiões da Galáxia foi um filme muito mais maneiro do que O Homem de Aço, Agentes da S.H.I.E.L.D. começou muito mal das pernas, mas ainda assim, terminou sua primeira temporada sendo superior a todas as temporadas de Arrow, Flash, por sua vez, já aparenta ser melhor que Agentes da S.H.I.E.L.D. mas ainda é muito cedo para dizermos isso, já que só vimos o episódio piloto e Constantine foi melhor do que todas estas séries juntas, mesmo com a notícia de que o episódio piloto será “refeito”. Aliás, Constantine não está muito Supernatural seus cuzudo, é Supernatural que sempre foi muito Constantine. Agora parem de encher o saco e vão tomar seus toddynhos.

Leia mais em: , , , , , , , , , , , , , ,

Antes de comentar, tenha em mente que...

...os comentários são de responsabilidade de seus autores, e o Bacon Frito não se responsabiliza por nenhum deles. Se fode ae.

  • Caramba, acho que não dá nem pra comparar. A Marvel é infinitamente melhor e mais foda e não tem ainda um personagem da Dc que se assemelhe ao Tony Stark ou ao Hulk, mesmo eu sendo desde sempre apaixonada pelo Batman (que conserva a mesma crise de ansiedade do Tony, diga-se de passagem, além da conta bancária). No entanto, o Coringa é o vilão mais maníaco e encantador de todos.

  • Aline

    Claro que é legal ver nego tendo chilique pra defender uma ou outra, mas acho que, como vc bem mostrou no texto, cada uma é melhor em algum aspecto. Vamo aproveitar o melhor das duas e ignorar as bizarrices que vem junto…

busca

confira

quem?

baconfrito