Lynyrd Skynyrd

Música quarta-feira, 06 de julho de 2011

Em 1964 na cidade de Jacksonville, Flórida, cinco amigos se juntaram e resolveram fazer jams sessions numa barraca no quintal de casa. Eram eles: Bob Burns (Bateria), Gary Rossington (Guitarra), Ronnie Van Zant (Vocal), Allen Collins (Guitarra) e Larry Junstrom (Baixo). O primeiro nome escolhido pelo quinteto foi My Backyard, seguido de vários outros como Noble Five, Wildcats, Sons of Satan, Conqueror Worm, e One Percent. Cada show que faziam, levavam uma a vaia e resolviam mudar o nome da banda. Um dia, Ronnie resolveu anunciar a banda como Lynyrd Skynyrd, um anagrama para Leonard Skinner, treinador da escola que pegava no pé dos caras por eles serem cabeludos. Essa foi a bem humorada maneira que eles encontraram de homenagear o babaca. Por acaso, eles não foram tão vaiados nesse dia e esse foi o nome que ficou.

Oito anos depois, eles lançaram seu primeiro disco, chamado apenas de Pronounced Leh-nerd Skin-Nerd. O nome é autoexplicativo, afinal todas as pessoas em geral, público ou crítica, tinham uma enorme dificuldade em pronunciar o nome da banda. Nesse disco já estava a música Free Bird, maior clássico da banda, feita em homenagem a Duanne Allman, guitarrista do the Allman’s Brothers Band, morto precocemente um ano antes em um acidente de moto na famosa rota 66, e amigo dos integrantes da banda. Durante as gravações do disco, o baixista Leon Wilkeson entra no lugar de Larry e um tecladista passa a fazer parte da banda: Billy Powell. Tempos depois, a banda ganhou mais um guitarrista, passando a contar com três guitarras. Steve Gaines entrou para a banda por intermédio de sua irmã, Cassie Gaines, que era backing vocal da banda e sugeriu a sua entrada após uma pequena jam session do Steve com os outros integrantes. No meio do show, Steve pegou sua guitarra, plugou e tocou de improviso, conquistando assim a admiração dos outros membros da banda. Depois de compor Sweet home Alabama, o Lynyrd Skynyrd estava caminhando para ser uma espécie de Led Zeppelin americano. Mas a sorte deles mudou rapidamente. Como o próprio Ronnie parecia prever na letra de All I Can do is Write About It:

Eu posso ver o concreto rastejando lentamente. Senhor, me leve antes que ele chegue.

Em 17 de outubro de 1977, eles lançaram Street Survivors (Que na capa original tinha os integrantes da banda em meio a chamas). Dois dias depois, o avião da banda, um Convair 240 chamado Free Bird, caiu como uma pedra nos pântanos de Gillsburg, Mississippi, matando três passageiros e ferindo gravemente os sobreviventes. Naquele dia, morreram Ronnie Van Zant, Steve Gaines e Cassie Gaines (Assim como outro avião nos levou Ritchie Vallens, Big Bopper e Buddy Holly em 1959). 500 mil cópias do novo disco já haviam sido vendidas até a aquela data. Devido a tragédia, uma nova capa foi criada e todos os 5 discos dos caras vendiam como água no deserto e sempre que tinha oportunidade, a gravadora lançava outra coletânea.

Aí vem a parte chata (E tem como ficar mais chato?): Dez anos depois a banda voltaria em uma turnê/tributo com o irmão de Ronnie, Johnny Van Zant nos vocais, Gary Rossington na guitarra, Leon Wilkeson no baixo, Billy Powel nos teclados e Artemus Pyle na bateria. Allen Collins tinha pulado fora, apenas para comprar um Ford Thunderbird e sofrer um terrível acidente, ficar paralisado da cintura para baixo e contrair pneumonia no hospital aonde ficou internado. Os medicamentos utilizados para conter a infecção destruíram o seu fígado. Allen morreria no dia 23 de janeiro de 1990 em decorrência desse acidente, com apenas 37 anos. Em 1991, se reúnem novamente e gravam o inédito Lynyrd Skynyrd 1991, fazendo shows sempre com lotação máxima, mais pelo nome lendário na história do rock, do que pelos álbuns dessa nova fase. E no dia 27 de Julho de 2001, mais uma triste notícia para o rock: O baixista Leon Wilkeson (Que sobreviveu ao acidente aéreo) falece “de causas naturais”, em Jacksonville, aos 49 anos. A banda segue tocando, graças a deus sem lançar nada novo. Se tornaram um caça níquel, a melhor banda de covers de si mesma em atividade, já que o novo Guns n’ Roses não se encaixa nessa descrição, afinal, eles tocam muito mal as músicas do antigo Guns.

Depois de mais de 30 anos, já se passaram muitos músicos na banda, mas nada seria capaz de ofuscar o brilho e a importância que o Lynyrd Skynyrd trouxe para a história da música. Mesclando blues, folk e hard rock, a banda deu lições de como uma boa música deve ser tocada, gravada e executada ao vivo. Essa maravilhosa banda teve uma série de desgraças em sua trajetória, mas a sua musicalidade, é imortal. E pelo visto, esse Free Bird não vai parar de voar nunca.

Leia mais em: , , , ,

Antes de comentar, tenha em mente que...

...os comentários são de responsabilidade de seus autores, e o Bacon Frito não se responsabiliza por nenhum deles. Se fode ae.

  • Deks

    Lynyrd Skynyrd é sensacional! Só fui conhecer quando colocaram Free Bird no Guitar Hero. Sweet Home Alabama é a melhor na minha opinião.

  • Cinemarco Cineclube

    Lynyrd é sensacional.

  • Guilherme P

    É, infelizmente hoje a banda não é tão conhecida, já que a minha geração(15 anos) preferem admirar MC’s alguma coisa, ou Pe alguma coisa do que essa banda. Graças ao meu pai tive o prazer imenso de escutar as músicas dessa incrível banda que sempre estará em meu coração. Muito bom o seu texto, se tivesse nota como nos dos filmes com certeza seria um 10. Meus Parabéns.

  • Toca Free Bird!

  • N4gu4l

    Eu curti poucas músicas do último álbum. God & Gun, Floyd e Skynyrd Nation ficaram insanas. Mas sobre os antigos… é bom demais. Mean Streets, Born to Run, That Smell,
    Até as do Vicious Cycle de 2003, The Way, Jake, Mad Hatter, etc etc, etc.

    E uma dica, pesquisem no youtube pulp fiction + that smell.
    (não vi se postaram esse vídeo que eu tô falando, tô no trampo e
    não consigo acessar youtube)

  • Chinaski

    o melhor jogo com skynyrd na trilha pra mim foi gta san andreas. imagina dirigir uma chopper ao som de free bird, indo de los angeles para san francisco?

  • Chinaski

    o video não entrou, mas quem quiser sacar, tá aqui: http://www.youtube.com/watch?v=Ea2PFayJBtk

  • Chinaski

    vão abrir novas inscrições pro bacon, que tal tentar denovo?

busca

confira

quem?

baconfrito