Ler ouvindo música

Livros segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Há algum tempo atrás, fiz esse post sem grandes pretenções, mas para minha supresa, foi um “sucesso”. Dias desses estava pensando sobre o mesmo assunto e me deparei com algo parecido: Ler enquanto ouve música. Simplesmente não consigo, vou, inevitavelmente, deixar um de lado (Provavelmente será a música) e só vou me dar conta depois que terminei de ler.

 Heresia!!!

Eu sei que vocês mulheres já disseram algo como “homem não consegue fazer duas coisas ao mesmo tempo”, e, é claro, isso é um absurdo, já que dirigimos, ouvimos música, conversamos e olhamos para as pedestres tudo ao mesmo tempo, e ainda o fazemos melhor que vocês, mas quando se trata de “ler” e “ouvir” ao mesmo tempo, pelo menos para mim, não dá.

Quero dizer, eu consigo ler com a TV ligada ou com gente falando perto de mim, mas há um limite, chega um ponto em que eu não consigo mais me concentrar no livro. Em relação à música é ao contrário: Adoro ouvir música e tudo mais, mas se eu boto algo para ouvir e começo a ler, eu “desligo” da música, sem nem me lembrar de que ela está lá, e só vou notar isso quando acabei de ler ou quando a música já acabou faz tempo. Já perdi as contas de quantas vezes botei um álbum inteiro para ouvir, comecei a ler e me dei conta de que não tinha sequer ouvido qualquer uma das, sei lá, 17 faixas que tem no CD.

 Partitura já é outra história.

Aliás, defendo a ideia de que música e leitura são coisas que devem ser apreciadas com calma e tranquilidade (Mesmo que seja um hard-death-kill-trash-metal), e por isso devem ser feitas em separado, assim nenhuma atrapalha a outra. Já se perguntaram porque tem filme que não tem trilha sonora? Então, é içaê. Eu sei que uma boa trilha sonora praticamente faz um filme (Vide Tubarão e Psicose), mas há bons filmes que não tem uma música sequer… Não que eu lembre de algum para citar.

De qualquer forma, deixem aí nos comentários se vocês curtem ou não ler e ouvir música ao mesmo tempo, e caso gostem, o que cês preferem ouvir e ler (Afinal, já que é pra misturar bora fazer algo bem feito). E pensando agora, ouvir a trilha sonora composta para uma adaptação cinematográfica de um livro e ler este livro deve ser algo meio broxante… Sim, eu sei que cê fez isso com Harry Potter.

Leia mais em: , ,

Antes de comentar, tenha em mente que...

...os comentários são de responsabilidade de seus autores, e o Bacon Frito não se responsabiliza por nenhum deles. Se fode ae.

busca

confira

quem?

baconfrito