Ler ouvindo música

Livros segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Há algum tempo atrás, fiz esse post sem grandes pretenções, mas para minha supresa, foi um “sucesso”. Dias desses estava pensando sobre o mesmo assunto e me deparei com algo parecido: Ler enquanto ouve música. Simplesmente não consigo, vou, inevitavelmente, deixar um de lado (Provavelmente será a música) e só vou me dar conta depois que terminei de ler.

 Heresia!!!

Eu sei que vocês mulheres já disseram algo como “homem não consegue fazer duas coisas ao mesmo tempo”, e, é claro, isso é um absurdo, já que dirigimos, ouvimos música, conversamos e olhamos para as pedestres tudo ao mesmo tempo, e ainda o fazemos melhor que vocês, mas quando se trata de “ler” e “ouvir” ao mesmo tempo, pelo menos para mim, não dá.

Quero dizer, eu consigo ler com a TV ligada ou com gente falando perto de mim, mas há um limite, chega um ponto em que eu não consigo mais me concentrar no livro. Em relação à música é ao contrário: Adoro ouvir música e tudo mais, mas se eu boto algo para ouvir e começo a ler, eu “desligo” da música, sem nem me lembrar de que ela está lá, e só vou notar isso quando acabei de ler ou quando a música já acabou faz tempo. Já perdi as contas de quantas vezes botei um álbum inteiro para ouvir, comecei a ler e me dei conta de que não tinha sequer ouvido qualquer uma das, sei lá, 17 faixas que tem no CD.

 Partitura já é outra história.

Aliás, defendo a ideia de que música e leitura são coisas que devem ser apreciadas com calma e tranquilidade (Mesmo que seja um hard-death-kill-trash-metal), e por isso devem ser feitas em separado, assim nenhuma atrapalha a outra. Já se perguntaram porque tem filme que não tem trilha sonora? Então, é içaê. Eu sei que uma boa trilha sonora praticamente faz um filme (Vide Tubarão e Psicose), mas há bons filmes que não tem uma música sequer… Não que eu lembre de algum para citar.

De qualquer forma, deixem aí nos comentários se vocês curtem ou não ler e ouvir música ao mesmo tempo, e caso gostem, o que cês preferem ouvir e ler (Afinal, já que é pra misturar bora fazer algo bem feito). E pensando agora, ouvir a trilha sonora composta para uma adaptação cinematográfica de um livro e ler este livro deve ser algo meio broxante… Sim, eu sei que cê fez isso com Harry Potter.

Leia mais em: , ,

Antes de comentar, tenha em mente que...

...os comentários são de responsabilidade de seus autores, e o Bacon Frito não se responsabiliza por nenhum deles. Se fode ae.

  • Ricardo G. Souza

    Gosto de escutar musica instrumental quando to lendo. Não atrapalha =)

  • Willian

    Filme sem trilha sonora que eu me lembro é o Onde os Fracos não Tem vez, e não achei falta de musica no filme. Sei que tem mais so que não me lembro agora.

    Eu prefiro não misturar as coisas. Tem horas que mesmo mexendo no computador eu esqueço de ouvir a musica e ela fica tocando nos fones. É quase a mesma coisa de cair e errar o chão, voce não consegue fazer isso de proposito so se destraindo mesmo.
    E pra ler tem que ser de noite quando todo mundo ja foi deitar, ai ninguem fica atrapalhando. No caso da leitura eu acabei ontem o terceiro livro da serie Guerra dos Tronos muito bom, recomendo. E agora comecei um do Sidney Sheldon que tava juntando poeira.
    Na parte das musicas fico definitivamente com Dream Theater e os classicos de sempre do Led Zeppelin.

  • Nao ai dar para ler porque minha irma ta ouvindo justin biba no ultimo aqui…. vou me jogar da janela , ja volto.

    PS – Estou sem acento mesmo

  • Jazz é o mais apopriado, mais calmo. Música clássica as vezes tem muita nota pesada.

  • Dee

    Música é boa nem tanto para ler, mas para escrever.

    Claro, você pode colocar músicas durante a leitura, elas vão influenciar sua visualização do mundo (desde que você leia visualizando os cenários, e não apenas ouvindo as palavras em sua mente), mas bom mesmo é música para escrever.

    Eu, por exemplo, jogo muito RPG escrito. A música certa torna a própria escrita mais fluida, conforme você seleciona, subsconscientemente, o tipo de palavra e descrição que você dará de um cenário ou diálogo. É bem interessante.

  • Deks

    Melhor ambiente pra ler livros é aquele silêncio gostoso da madrugada onde o único som permitido seria o o barulho da chuva.

  • Gustavo Aroeira Tiso de Melo

    Gosto de ler ouvindo musica instrumental. 
    Li os 7 livros do Harry Potter ouvindo 2CELLOS…..
    O negocio é achar uma trilha sonora que casa com o livro.

  • Gustavo Aroeira Tiso de Melo

    Gosto de ler ouvindo musica instrumental. 
    Li os 7 livros do Harry Potter ouvindo 2CELLOS…..
    O negocio é achar uma trilha sonora que casa com o livro.

  • Loney

    Faço isso também, largo e não noto =S

  • Loney

    m/

  • Loney

    Faço a mesma coisa: esqueço completamente, e dependendo da música nem consigo me concentrar no texto.

  • Loney

    H.P. Lovecraft às 3 da madrugada, chovendo…

  • Brunín

    Quando estou em um lugar com barulho, eu prefiro colocar uma música para tocar justamente pelo fato de esquecer que ela está tocando. Quando tem outras pessoas falando em volta de mim, não consigo concentrar no livro, mas quando eu coloco o fone, os barulhos de fora desaparecem e fica só a música (devidamente ignorada) e o livro.

    Mas se é para ouvir música, um som novo e tal, é só ouvir música. Não dá pra misturar não.

  • Eu lembro de um filme do Al Pacino (é historia real de um cara que rouba um banco, filmão por sinal) não lembro o nome do filme, que não tem ZERO de trilha sonora.

  • yuri

    Sempre leio ouvindo jazz.. é bom que é calmo e não desconcentra…

    No exato momento, estou lendo A Volta de Sherlock Holmes e ouvindo Modern Jazz Quartet

  • VCR

    Não consigo ler e escutar música ao mesmo tempo também, acabo prestando atenção só no livro.

  • VCR

    hahahaha, gostei da referência a Douglas Adams.

  • Consigo, e até memorizo melhor o que li.

  • Marcoré

    “Um dia de cão” é o nome do filme. Nem tinha reparado nesse “pequeno” detalhe. hrehehe

  • Sheyla

    Eu tenho essa mania quando estou perto de muitas pessoas e quero ler,me concentro mais ouvindo música.

  • Ivan Melo

    Não consigo as duas coisas.. Sou músico, e quando vou ler ouvindo música e, na música, algo de bem legal acontece, presto bastante atenção e quero voltar e ver o arranjo, o solo, enfim… Então, ler e ouvir música para mim, não dá.

busca

confira

quem?

baconfrito