Ler em movimento

Livros terça-feira, 01 de março de 2011

Não sei vocês, mas eu tenho uma grande incapacidade de ler enquanto estou me movendo. Seja andando, num carro, no ônibus e no metrô, o resultado é sempre o mesmo: Leio a mesma coisa umas 3 vezes, me perco na página e não entendo nada do que eu acabei de ler. Primeiro eu pensava que todo mundo não conseguia ler enquanto o próprio corpo e o que está lendo estão tremendo tanto quanto um epilético (Piada ruim para terminar logo com isso), mas ao ver nego lendo enquanto um TREM balança foi um dos momentos em que me perguntei COMO aquilo era possível.

As instruções para não prejudicar a saúde enquanto se lê algo sempre variam entre “boa iluminação”, “sentar de forma ereta” e “manter o livro numa distância ‘média’ dos olhos”. Claro que essa coisa de ler em movimento prejudica a visão e tudo mais, mas ainda sim não ligamos para ela (Do mesmo modo que não ligamos para as “instruções básicas”). Creio, sinceramente, que falando de forma… Biológica… Ler, enquanto o que você está lendo balança a 3500 rpm (E sim, eu sei o que “rpm” siginifica) é muito mais prejudicial do que ler com uma luz de 10W.

Quero dizer, ambas as atividades requerem um grande esforço por parte dos círculos [Nota do editor: Não são círculos, são esferas, ou globos oculares] que você chama de olhos, mas entre algo que você não enxerga e algo que pula na sua cara, fico com a primeira… Tem gente que fica com dor de cabeça ao assistir filmes 3D (Lembrando que falo isso sem nenhum embasamento médico)… Bons tempos aqueles dos óculos vermelhos e azuis… Com celofane… Tá ouvindo isso, James Cameron? O cinema 3D do Parque da Mônica é melhor que Avatar.

 Em pé NÃO DÁ.

E se você é usuário do transporte público, sabe com absoluta certeza que nem sempre o local está vazio (Lê-se “não tem onde sentar”). Aí, meus caros, entre se segurar e ler, acho que a primeira opção vence… Infelizmente, pois defendo que uma leitura deve ser apreciada integralmente.

Não sei se há um modo saudável de se ler, nem se há recomendações (Além das clássicas) para a leitura. Também não sei o porque da maioria das pessoas prefirir ficar sentada (Digo, em apenas uma única posição) para ler… Deixem aí nos comentários como vocês preferem ler e onde, só por curiosidade mesmo. E não importa o que aconteça, nunca leiam de cabeça para baixo. Sério.

Leia mais em: , , ,

Antes de comentar, tenha em mente que...

...os comentários são de responsabilidade de seus autores, e o Bacon Frito não se responsabiliza por nenhum deles. Se fode ae.

  • Marina

    Eu consigo me concentrar no livro normalmente quando eu estou em metrô ou qualquer coisa assim. O problema que eu começo a ficar tonta depois de um tempo xP

  • Ler em movimento no carro, ônibus e tal… é fácil pra mim, e nem tenho dificuldade, mas depois de um tempo acaba dando enjôo.

    Quando eu quero ler algo e apreciar eu deito do modo MAIS CONFORTÁVEL possível.
    Ou sento na privada.

  • João Pedro

    ler em movimento eu consigo, agora, tem se que fazer um esforço extra, uma concetração maior, do que a de ler sentado, confortavel, apenas deixando as palavras fluirem para dentro da cabeça.

  • thomas

    Não dá. Sempre penso que aquelas pessoas estão olhando pro livro mas pensando nas contas para pagar, ou sei lá, com a atenção em qualquer coisa que não seja a leitura.

  • Em movimento é fácil, só fico meio enjoado depois de um tempo. Complicado mesmo é ler com a televisão ligada ou gente falando muito perto. Parece que a minha cabeça quer sempre ouvir e aí eu tento ler ao mesmo tempo e não faço nem uma coisa nem outra.

    E mais, ler na privada é o que há.

    Em tempo, esclarecendo muito isso tudo:

    http://www.soportugues.com.br/secoes/artigo.php?indice=20

  • Ler no ônibus: impossível fico mega enjoada.
    Ler com barulho/conversa por perto: tranquilo.
    Ler andando na rua: um pouco complicado, mas pra mim mais fácil que ônibus, o problema são os “presentes” deixados pelos cachorros shaushasu
    Lugar/posição ideal pra ler? Como dito acima a privada é excelente ( principalmente quanto é um dos poucos lugares sossegados na casa) e esticada no sofá ^^

  • ¿?

    Ei, é “ainda assim”, não “ainda sim”.

  • um fone de ouvido.. varias musicas de metal, estilo Slayer… e pronto, ta feito um bom mode de leitura!

  • * modo

  • VCR

    Consigo tranqüilamente ler em movimento (sempre leio no ônibus), mas tem que ser sentando, em pé, igual na imagem do post, é impossível para mim.

  • eu nao consigo ler em movimento, fico enjoada :x

  • Já li Tormenta de Espadas em pé no ônibus…depois dessa, ler qualquer livro em movimento ficou fácil.

busca

confira

quem?

baconfrito