Indie, Pop e Grunge – “Rótulos” usados de maneira incorreta

New Emo quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Não sei dizer se poucos ou muitos se importam por rótulos musicais. Eu os considero algo “normal”, até, não costumo dar PITI quando uma banda de Reggae é chamada de “banda de Rock”, por exemplo. E você? Enfim, vou comentar três rótulos. Começando pelo pior.

INDIE

Cara, todo mundo sabe que “Indie” é a definição para “Banda Independente”. Indie não é um estilo musical. Porém, agora todo mundo acha que Indie é Rock Alternativo; então, quem sou eu pra discordar? Eu quero que esses caras se matem, mesmo. Mas enfim, isso é bem óbvio, mas as pessoas interpretam a palavra “Indie” de outra forma. Talvez cada um interprete de uma forma. Eu interpreto como um insulto, por exemplo. Mas é apenas a definição (ou, na pior das hipóteses, uma GÍRIA) de “independente”. Hoje em dia é definição de mau gosto, mas quem liga? Enfim, isso existe desde 1980, por isso eu digo “hoje em dia”. Astronautas é uma banda Indie, cara. E os caras são sensacionais.

Não é estilo musical. Se fosse, essa banda do CARÍI seria tão ruim quanto… isso:

POP

Taí outra coisa óbvia: Pop vem de “Popular”. Uma vez eu tive que ouvir que Pop vem de “explosão”. “POP!”, manja? Vão explodir no inferno. Enfim, pop não é (só) isso:

[imagine aqui um vídeo do Back Street Boys]

Mas é isso também:

O Pop é o oposto do Indie, tendo em vista que o Indie é… underground. Compare Astronautas com Foo Fighters, em termos de fãs espalhados pelo mundo. 1 a cada 500 fãs de Foo Fighters, por exemplo, vai saber quem DIABOS é Astronautas. E todos os fãs de Astronautas sabem quem é Foo Fighters.

Essas explicações são tão óbvias que eu fico até com vergonha de publicar essa coluna. Então, vamos complicar as coisas.

GRUNGE

Grunge nunca foi e nunca será um estilo musical, assim como os dois citados acima. O Grunge, em tese, é um aglomerado de bandas de Punk, Hardcore, Stoner e Metal Alternativo. O Grunge e o Indie caminhavam lado a lado, mas o Grunge se tornou bem sucedido comercialmente. Você vê muitas bandas undergrounds nesse gênero, mas também vê bandas que explodiram. Pearl Jam (Rock Alternativo) e Nirvana (Metal Alternativo) são exemplos disso. E, matando a pau: Se Grunge é um estilo musical, como pode ter duas bandas tão distintas assim?

É claro que o Grunge marca um “padrão”: Música crua e, muitas vezes, gritada. Letras depressivas. Isso define o Grunge, e até mesmo a maneira de se vestir (o lado superficial, pelo menos pra mim). Grunge é um movimento que carrega diversos gêneros musicais; ao contrário do Punk, que carrega bandas… Punk. Simples. É certo você falar “banda Grunge”, mas é errado falar “bandas que tocam Grunge”.

Inclusive, vocês deviam ouvir mais bandas Grunge. Alice in Chains (Metal Alternativo), Would:

Noobs.

Ofertas: CD’s da banda Alice in Chains, CD’s da banda Nirvana, CD’s da banda Pearl Jam

Leia mais em: , ,

Antes de comentar, tenha em mente que...

...os comentários são de responsabilidade de seus autores, e o Bacon Frito não se responsabiliza por nenhum deles. Se fode ae.

  • Todas as bandas de cabeludos e som pesado naquela época eram Grunge. Citando as mais conhecidas, Alice in Chains, Smashing Pumpkins, Soundgarden, Pearl Jam, e o próprio Nirvana, todos eram Grunge.

    HOJE o Pearl Jam é entitulado “Rock Alternativo”, por falta de uma definição melhor.

    Além de ser a melhor banda da galáxia. E pode fechar os comentários depois dessa afirmação, porque se trata de uma verdade absoluta e nenhum argumento concreto virá a existir contra ela.

  • Grivu

    Não acredito que você associou a merda do nirvana com metal, cara. Isso deve ser um pecado, sei lá.

  • joao

    Indie e coisa de frango.e alice in chains e legal mesmo.mas não sou muito fã não..

  • Leef

    Théo perdoe-me dizer mas acho que você nao entende porra nenhuma de música. =P Agora segue a explicação para isto:

    Primeiro, associar nirvana como metal alternativo devia ser pecado mortal, nirvana de metal não tem nada, em absoluto volto a dizer NADA. Nem riffs cavalgados, nem peso, nem vocais altos.

    Segundo: O que diabos éuma banda stoner? ce vive falando esse termo e eu nunca sei a o que você se refere, se devia usar alguma referencia mais global.

    Terceiro: O grunge é sim um estilo musical e você não tem gabarito musical suficiente para discordar disso. Alias se sua opniao sobre diferença de bandas tivesse certa nao dava pra dizer que hammerfall e black sabbath sao metal.

    Quarto: vale dizer que o texto todo é baseado na sua opnião.

    Quinto: Ao raphs – Enquanto existir o deep purple, o iron, o ac/dc, o metallica, (insira aqui varias outras bandas de heavy rock / heavy metal) o pearl jam nao vai nem estar perto do posto.

  • @Leef
    Eu ia deletar seu comentário, mas o atillah me convenceu de respondê-lo. É de doer, mas beleza, o próximo eu deleto.

    1 – Tourette’s (tente a versão em estúdio)
    2 – Leia com atenção meus textos acompanhados com vídeos. (essa foi a que mais doeu, mas ninguém é obrigado a acompanhar esta coluna)
    3 – Não é necessário ter um gabarito musical pra saber diferenciar uma cena de um estilo musical. (o fim dessa sua afirmação foi como se não existisse variações de Metal, incrível)
    4 – Isso tá explícito na parte explícita do site em que dizemos que, obviamente, TODAS as colunas trazem as opiniões de seus colunistas. (dooh, estou batendo na minha própria testa após essa afirmação)

  • Leef

    Não se trata de estar implicando contigo, só acho que qualquer critica deve ser pautada em algum argumento plausivel. Uma musica não faz uma banda, o nirvana nunca foi e nunca sera uma variação de metal e isso é ponto.

    Segundo que novamente insisto, o grunge se trata de um estilo musical perfeitamente valido e se dentro do metal existem bandas diferentes dentro do grunge também pode haver.

    Terceiro eu me dou ao trabalho de comentar porque realmente espero que você escreva textos melhores ou ao menos fundamentados em algum argumento valido que não “no meu achismo eu digo que isso não existe”. Ao menos o huno, o piratão e até o nm poe algum fundamento nos argumentos saca?

  • Loob

    É até perdoavel chamar esses “movimentos” de estilo porque de tão popular esse novo significado da palavra já é mais usado e conhecido que o original. Tipo quando chamam Fresno de EMO , quando os emos de verdade nasceram e morreram faz tempo.Parecido com chamar Miami Bass de funk. E ainda tem bandas que nascem com a esses conceitos errados e isso só piora as coisas.

    Seguindo essa idéia você pode chutar a bunda de vários estilos tipo gothic rock/metal e trocentos outros.

    Nirvana tá bem mais pra rock alternativo que pra metal mas enfim.

    @Leef
    Cara tenta usar argumentos quando for dizer alguma coisa ao invés de “isso é ponto” ou ainda pior “você não tem gabarito musical suficiente para discordar disso”. Isso ajuda a evitar que os outros pensem que a sua opinião deve ser ignorada.

    Ah , só pra constar , se o Leef tiver mais de 30 anos o Théo tá pagando pela boca dele.

  • Leef, me diga o que Smashing Pumpkins, Pearl Jam, Nirvana, Mudhoney e Soundgarden tem em comum, além do fato de quase todos serem de Seattle?
    É a mesma coisa que falar que todas as bandas que se criaram em Recife tocam frevo.

    E outra, eu nunca vi alguém odiar tanto um site e continuar vindo todo dia.

  • Leef

    =P E quem disse que eu odeio o site? eu Adoro participar disso aqui e não é porque eu discordo de algumas opnioes apresentadas que eu sou contra o site, isso não faz logica.

    Eric eu não sei dizer o que essas bandas tem em comum mesmo porque não ouço elas, ainda assim o grunge nao é um movimento de bandas se seatle e sim um movimento que segue uma mesma orientação musical, mesmo que diferindo em alguns pontos.

    Caso diferenças fossem suficientes pra negar um estilo Beatles e elvis não podiam ser rock.

    Quanto ao loob, perdão, tentarei esclarecer mais meus pontos de vista =P E Ps tenho 19 anos.

  • @Loob
    Não bota pilha, véi. O cara não sabe o que é argumentar. “Olha, os textos desse cara aqui não me agradam. Vou continuar a lê-los então, loOLOLolloloLO!” – Um fato.

  • nm

    Eric eu não sei dizer o que essas bandas tem em comum mesmo porque não ouço elas

    Aqui você acabou de perder TODA a moral de discutir sobre essas bandas. Deixa ver se entendi, você não escuta as bandas, lê o que elas são no wikipedia e sai por ai falando?

    E por MAIS que o Indie NÃO EXISTA, dizer que uma banda é indie serve para alguma coisa: ter noção de como mais ou menos é o som dos caras.
    Porque esse termo recebeu um novo significado (deixou de ser para bandas independentes) e sim de ser umas músiquinhas chatas, repetitivas e o cacete a quatro.

  • Grivu

    @Loob

    Cara, Nirvana tá mais para música clássica do que para metal!

  • Loob

    @théo
    Tava torcendo pra ter uma quebra pau aqui mas até o nm deitou no cara já.

    @Grivu
    E você tá mais pra Ari Toledo do que pra Monthy Pitton , comediao.

  • @Loob
    Ah, pra que, cara? O Leef é o líder dos café-com-leite do AOE. E eu ri dessa do Grivu, haha.

  • Leef

    é =P e eu brinco no parquinho com a lider do clubinho feminino.

    NM – Eu Ouvi as bandas, eu conheço uma ou outra musica de cada banda mas não sou entendido nas bandas pra saber diferir.

    Não venha de bixisse que você também nao é.

  • atillah

    O Leef é tipo um Ombundsman do Théo. Sim eu fiz um trocadilho com bunda.

    O Leef é tipo uma auditoria particular que o Théo arranjou.

    O Leef é tipo o carma do Théo.

  • Ana

    Leef, você é um desses metaleiros chatos que acham que música é só o que você gosta e acha que todo o resto além de rock é uma merda.

    Ou não é, mas é o que pareceu.

    Se não ouviu as bandas, não dá pra discutir. Se conhece ‘uma música de cada’, também não dá, desculpa. O Grunge não existe como estilo musical. Existiu como ‘cena’ – o Tad é quilômetros distante do Mudhoney que é quilômetros distante do Soundgarden que é quilômetros distante do Screaming Trees é super diferente do Pearl Jam e do Nirvana, musicalmente falando.

    Enfim. O Theo tá certo e vc perdeu a razão porque é um metaleiro bobo. Tchau!

  • eu considero nirvana “o” estilo musical… isso mesmo, nirvana é tão bom que deveria ser considerado um estilo musical… hehehe

  • Gente, me diverti horrores aqui. Sério.

  • ThiagoArtois

    Whatever! desde que tenha alcool…

  • ThiagoArtois

    Bom, grunge não é estilo é cena. Concordo. Mas há algo mais. todas(quase)as bandas da época tinham um norte com relação a sonoridade, letras que mostravam tristeza ou raiva; ou a música era violenta ou era tranquila, porém carregada de tristeza.
    Então podiamos tentar advinhar, com uma boa chance de acertar, de onde a banda era(no caso das bandas de Seattle)
    Enfim, Viva o Sonic Youth!

  • Gzaz, eu achava que eu era a leitora mais implicante mas o Lufa-lufa aí ganhou. Além de implicante é babaca!

  • Emerson

    Eu concordo contigo rapaz, inclusive gostei bastante do texto, para quem não sabe Stoner é um derivado do Metal, no início não tinha nome mas com o tempo, recebeu esse nome por causa das bandas com esse estilo pois eram drogados em sua grande maioria, stoner é uma gíria americana para maconheiro, bandas famosas do estilo Kyuss, Soundgarden e Alabama Thunderpussy.

    Nirvana tinha um pouco de metal sim, se tu pegar Negative Creep e se esforçar um pouco pegará uma influência de metal.

    E não grunge nunca foi e nunca será um estilo musical, é no máximo um estilo de moda que foi usada e “criada” pelas bandas de Seattle dos anos 80.

  • Hebert

    Que isso!
    Quem lhe disse que Pearl Jam não tem nada a ver com Nirvana?
    Você está insultando a música das duas bandas.
    É uma asneira o que escreveu!!! No mínimo, foi com base em mais asneiras que viu escrito pela internet.
    Estilo musical meu chapa é sentir o que a música transmite, é estudo também.
    Não pense você que ficará o dia inteiro sentado a frente de um PC, lendo milhares de porcarias na net e ainda espalhando essas porcarias… vc tá é viajando na ignorância!
    Falou?

  • Iccc

    Pop, Indie e Grunge já são considerados estilos musicais há um bom tempo. Disse que não liga, mas tá se importando demasiado. Falou muita besteira. A frase “bandas que tocam Grunge” é de fato esquisita (por ser pouco falada), mas não está errada.

    E Nirvana é metal alternativo? Onde? Me explica isso, por favor. Aprenda ao fundo o que é música e então vais poder distinguir estilos musicais.

  • Júnior

    4 Anos se passaram, esse cara falou muita merda que se isso fosse escrito esse ano, ele seria esculachado.

busca

confira

quem?

baconfrito