Heróis quase desconhecidos – Parte IV

HQs sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Pra fechar os artigos dos heróis quase desconhecidos no Brasil, da DC Comics, vou abordar um universo paralelo existente desde 1997, mas que em nossas terras tropicais não foi visto a não ser em pequenas participações nos títulos publicados aqui. Estou falando do Universo Tangente.

Esse universo surgiu em 1997 como um selo da DC Comics, utilizando as idéias boladas pelo escritor e desenhista Dan Jurgens. Esse selo contou com uma série de one-shots criando novos personagens usando nomes já conhecidos do universo DC tradicional.

Na época do lançamento, Jurgens chegou a dizer que o Universo Tangente contava a história de uma Terra completamente diferente e fortemente influenciada pela presença de seres super-poderosos (Que comandam o planeta) desde divisões geopolíticas, passando pela economia, e principalmente na tecnologia.

Assim, a interferência do Elektron deste universo acabou criando uma Crise de Mísseis Nuclear que acaba apagando do mapa a Flórida e Cuba. Com isso, os seres super-poderosos assumiram o comando do mundo, mas os heróis desse universo são completamente diferentes daqueles que conhecemos. O selo teve críticas excelentes na época do lançamento.

No Brasil, essas histórias originais nunca foram publicadas oficialmente, e os personagens desse universo só conhecemos de relance nas histórias publicadas por aqui, como a aparição da Lanterna Verde em Ion, publicado na revista Melhores do Mundo #8 publicada pela Panini em 2008, na história de Ion Guardião do Universo que tem como protagonista o ex-atual-Lanterna-Verde Kyle Rayner.

Nesta mesma história também temos a participação da Flash e do Elektron do Universo Tangente, que também fazem uma aparição numa história de Liga da Justiça #75 publicada pela Panini em 2009.

A Flash inclusive fez outra aparição em terras tupiniquins no especial DC Especial: Arena – Contagem Regressiva, também publicada pela Panini em 2009, onde ela aparece ao lado de outras versões de Flash: Jay Garric (O Flash original) e Relâmpago (Sindicato do Crime).

Nos Estados Unidos, foi lançado uma série em 12 edições entre 2008 e 2009 chamada Tangent: Superman’s Reign (Tangente: O Reino do Superman) que mostra um crossover entre os heróis do Universo DC tradicional e do Universo Tangente, mas aqui no Brasil a série provavelmente não será publicada.

Podemos ter idéia de como o conceito do Univeso Tangente é interessante e divertido ao descobrirmos que a Flash – Lia Nelson – recebeu seus poderes através de emanações cósmicas (Algo semelhante com o Quarteto Fantástico da Marvel) que tomaram conta de seus pais e se infiltraram em seus genes durante a gravidez de sua mãe. Sim, ela foi concebida durante uma viagem espacial que seus pais fizeram ao planeta Júpiter, onde ela acaba nascendo. Lia nasce como um ser praticamente feito de luz tendo como habilidades voar, teletransportar e até alterar sua própria aparência, além de criar hologramas sólidos de luz.

Como ela foi a primeira criança terráquea super-poderosa a nascer em outro planeta, Lia passa a ser perseguida pela corporação Asa Noturna, que envolve tecnologia avançada, espionagem e magia para ficar de olhos nas ações de todos no planeta. Essa organização também é considerada a “vilã” do Universo Tangente já que realiza as mais diversas manipulações para se manter no controle do mundo.

Outro personagem interessante deste universo é a Lanterna Verde, cujo poder é ressucitar mortos com tarefas inacabadas para que eles possam finalizá-las e finalmente dormirem em paz para sempre, ou seja, seus poderes são completamente místicos. Além disso, a identidade da Lanterna Verde não foi revelada até hoje, mas temos indícios de que possa ser Lois Lane, Kori Anders ou até Zatanna.

Já o Superman, considerado o personagem mais poderoso do Universo tradicional, no Tangente trata-se de Harvey Dent, um homem afro-americano que recebeu grandes poderes psíquicos após ter uma droga ministrada ao seu organismo (Mote parecido com o do Capitão América da Marvel e tantos outros heróis). Com seus poderes, ele acabou dominando a Terra Tangente tornando-se um soberano tirano, sendo deposto apenas após o envolvimento dos super-seres do Universo Tradicional.

 O Superman do Universo Tangente

Desta forma, é possível perceber que o Universo Tangente trouxe não apenas uma nova roupagem para os personagens tradicionais da DC mas também inseriu novos conceitos e idéias que se tornam atraentes ao olhar do leitor.

Leia mais em: , , , , , , , , , , ,

Antes de comentar, tenha em mente que...

...os comentários são de responsabilidade de seus autores, e o Bacon Frito não se responsabiliza por nenhum deles. Se fode ae.

busca

confira

quem?

baconfrito