Gwen Stefani e seus samples do cinema

Cinema segunda-feira, 03 de setembro de 2012

Acho que não preciso apresentar Gwen Stefani a ninguém. A cantora pop que alcançou o sucesso através do grupo No Doubt, conseguiu boas colocações nas paradas mundiais com os singles de dois de seus álbuns solos, Love.Angel.Music.Baby de 2004 e The Sweet Escape de 2006. O que algumas pessoas podem não saber é que duas músicas desses álbuns tiveram clara inspiração no cinema. Pra ser mais exata, em dois musicais famosos pra caramba. Você já deve ter ouvido Rich Girl e Wind It Up, mas será que consegue identificar a origem dos samples?

Se não conseguiu, eu vou te ajudar, tanga. A começar pela música Rich Girl, que contou com a parceria de Eve. O clipe é ambientado num navio pirata e tem um flerte com o rap, mas quem já assistiu o filme Um Violinista no Telhado vai identificar rapidinho da onde vem o “Na na na na na na na” de Gwen. Há quem diga que a inspiração dela foi a música do duo Louchie Lou & Michie One, porém a música do duo nada mais é que uma versão da cantada no musical Fiddler On The Roof, que virou filme em 1971.

A versão de Gwen Stefani:

O original:

A segunda música inspirada no cinema é bem mais explícita, estendendo as referências ao clipe. Gwen bebeu da fonte de A Noviça Rebelde até explodir. A cantora usou sample da música The Lonely Goatherd, um dos números musicais do filme e ainda reproduziu diversas cenas durante o clipe, como por exemplo onde Julie Andrews canta para as crianças na cama, ou costura roupas com as cortinas velhas. Ficou divertido e uma versão moderna do filme de 65.

A versão de Gwen Stefani:

O original:

Quem tem o ouvido um pouquinho mais apurado e conhece os clássicos, consegue flagrar as referências com mais facilidade. E bem, o mundo das artes está cheio dessas inspirações, o que, ao meu ver, não é defeito. Gosto bastante quando usam a criatividade pra criar releituras, principalmente se a mistura vem de duas fontes bem distintas. Afinal, qual a graça se ela usasse um sample da Madonna? O assunto é bom e pode até render futuramente um post especial de samples. Que que cês acham hein?

Leia mais em: , , , ,

Antes de comentar, tenha em mente que...

...os comentários são de responsabilidade de seus autores, e o Bacon Frito não se responsabiliza por nenhum deles. Se fode ae.

  • ClaytonSlayer

    É… até que deu para dar uma moralzinha pra Gwen, agora. Detesto esse pop ensolarado que ela faz, mas já que a produção dá esse trabalho todo, deve ter suas qualidades. Só não vou procurá-las.

busca

confira

quem?

baconfrito