Gotye, they’ve got you.

Música sexta-feira, 24 de maio de 2013

A gente está acostumado a ver (E ouvir) infinitos cantores e grupos musicais fazendo mil versões de músicas, adaptações, apropriações, etc, etc, etc. Vide toda a carreira de Sandy e Junior (Imortal, Em Cada Sonho, No Fundo do Coração, Tô Ligado em Você e vou parar por aqui, porque quero terminar esse texto hoje), e nosso querido Latino, né? Mas nada disso é ilegal, imoral e não engorda (?), já que tudo é feito com permissão e devidas autorizações. Não se questiona a falta de criatividade, e sim a legalidade da coisa. E tá tudo ok.

O que não tá ok foi o que o cantor belga (Eu disse BELGA, não brega) Gotye fez. Sabe quem é Gotye?

É aquele cara de estilo duvidoso, que uns acham lindo e outros acham esquisitinho, que é símbolo indie atualmente. Sabe? Aquele estilo musical que tem mais paga pau curtindo do que gente que curte, de fato (Eu curto, você curte? Então tá bom). Enfim. O caso é que o cara fez sucesso com o hit indie, óbvio, Somebody That I Used To Know, que ele fez em parceria com a Kimbra. Mas, o que ninguém esperava é que o hit brilhante não é de autoria do cantor, e sim de um brasileiro: Bonfá. Não sabe quem é? É um dos maiores nomes da bossa e autor de clássicos da música brasileira.

Pois bem: Para se livrar da acusação de plágio, Gotye resolveu admitir que realmente se “inspirou” em Seville, de Bonfá. E, como o artista do Brasil já é falecido, a indenização que deverá ser paga será direcionada para a família de Bonfá. E qual vai ser o valor? Um milhão de dólares, quase 2 milhões de reais.

Viu qual é o preço que se paga por querer ser moderninho e esquecer de reconhecer o real valor que o trabalho dos outros têm? Mas, na real, o que o cantor quis fazer não foi copiar o trabalho alheio. Foi transformar algo “velho” em “vintage”, claro. Tá na moda.

Compara agora as duas músicas e olha só que lindeza:

Leia mais em: , , ,

Antes de comentar, tenha em mente que...

...os comentários são de responsabilidade de seus autores, e o Bacon Frito não se responsabiliza por nenhum deles. Se fode ae.

  • Mayara

    Honestamente, não sei qual das duas gostei mais…

busca

confira

quem?

baconfrito