Fim dos Tempos (The Happening)

Cinema segunda-feira, 30 de junho de 2008

 M. Night Shyamalan (diretor do filme) não é mestre nem farsante, mas sabe fazer um suspense de qualidade – pelo menos perto dos atuais.

Fim dos Tempos foi e está sendo mal recebido pela crítica por aí, mas acho que é só pelo fato de que ela esperava demais de Shyamalan. Afinal, eu não esperava nada e GOSTEI do filme, e olha que eu sou extremamente chato. Principalmente se tratando de um suspense.

O filme já começa quebrando tudo, literalmente, com um puta toque oldschool. Pra você que não leu a sinopse, é o seguinte: As pessoas começam a se suicidar, do nada. Teorias dizem que há uma toxina liberada no ar e, quem respira, perde completamente o senso de auto-preservação – obviamente todos botam a culpa em terroristas. Tudo começa no Central Park, os sobreviventes vêem o noticiário na TV e começam a fugir dali. Chega uma hora em que eles acabam cercados, e é nessas horas que apenas um professor de ciências saberia o que fazer.

 Reparem na aula, fãs d’O Guia. As abelhas somem (lembrem-se dos golfinhos) e percebam o número de estados. Coincidência, influência ou sátira?

Como todo bom suspense com um toque de oldschool, há o clichê mestre: Um casal abalado que vai acabar usando a catástrofe como um teste para o relacionamento. Elliot Moore (Mark Wahlberg) é um professor de Ciências, e Alma (Zooey Deschanel) quase cometeu o adultério. Pelo menos foi o que ela disse.

A tensão do filme tem seus altos e baixos, e infelizmente os pontos baixos estão rodeados de clichês. Porém, ainda assim, acho que o que torna o filme verdadeiramente bom é o impacto que ele causa após a descoberta do que está acontecendo, e é aí que ele começa a ficar verdadeiramente envolvente. Mas não empolgante, infelizmente. Mas, se eu fosse você, não levaria tão a sério as críticas negativas por aí e daria uma chance ao filme, que merecia até um desgaste na imagem pra ressaltar ainda mais o estilo oldschool. Vai que você se empolga, véi.

 Só faltou a trilha de Suicidal Tendencies. :amd:

Fim dos Tempos

The Happening (90 minutos – Suspense)
Lançamento: EUA, 2008
Direção: M. Night Shyamalan
Roteiro: M. Night Shyamalan
Elenco: Mark Wahlberg, Zooey Deschanel, John Leguizamo, Ashlyn Sanchez, Spencer Breslin, Robert Bailey Jr., Betty Buckley, Jeremy Strong

Leia mais em: ,

Antes de comentar, tenha em mente que...

...os comentários são de responsabilidade de seus autores, e o Bacon Frito não se responsabiliza por nenhum deles. Se fode ae.

  • Pretendo assisti-lo. O problema dos “críticos” de cinema hoje em dia é esse. Esperam demais de um diretor. O cara faz cinema autoral vei, não é pra ser blockbuster nem nada não.

    Eu gostei de Sexto Sentido, Sinais, Corpo Fechado e a Vila. Só não assisti ainda A Dama na Ígua, mas vou ver se faço uma “Indian Session” lá em casa ehhehe.

    abraço!

  • Luli

    Meus amigos assistiram e gostaram. Eles ficaram com medo de uma velhinha com vidro nos olhos.
    o.o

  • Thin Nigga

    Disseram que esse filme é chaaaato…

    Mas no cinema aqui perto de casa, tem uma promoção onde o preço da meia-entrada pro ingresso vai pra 3 reais. Aí eu aproveito a promoção pra ver o filme sem expectativa alguma :D

  • Lucas

    Olha…mta gente falou mto mal desse filme.

    Fui assistir com 2 amigas minhas e elas num gostaram do filme e tal e q esperavam mais.

    Eu pelo contrário não esperava nada. Alias nunca esperei nada dele. O melhor filme dele q eh “O Sexto Sentido” me deu mais sono q medo e ja com 45 minutos d filme ja tinha sacado o final. E olha q eu soh tinha uns 10 anos na epoca.

    Portanto visto q ele ta numa decadencia fodida: Sexto Sentido > Corpo Fechado> Sinais >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>A Vila (Puta filme ruim)

    Nem incluo a Dama da Agua pq eu nem vi.

    Portanto fui sem nenhuma esperança d algo surpreendente pra esse filme. E ateh q a impressão q me causou foi boa. Nâo eh um filme OHHHHHHHH q filmaço, mas eh melhor q mta porcaria q eu ja assisti.

    Nota 7 ta otimo pra ele

  • Dezinhorox

    é isso aí lucas
    tem que estragar o layout do site mesmo pra falar do shyamalan

  • Sexto Sentido só foi divertido porque nos primeiros segundos do filme minha mãe me contou o final.

    Sinais é uma bosta.

    O resto eu não li.

  • Flavia

    Fui ver esse filme com uns amigos. Como ele já estava com toda aura de filme podre, ninguém esperava grandes coisas dele… por isso agente se divertiu bastante, saí com a cara doendo de rir.

    Então não recomendaria para ninguém, mas também não acho que o filme foi ruim.

busca

confira

quem?

baconfrito