Filmes para ver em 2009 – 2º semestre

Primeira Fila sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Em janeiro desse ano eu comecei uma série para ajudar você, que dá tchau de mão fechada, a ir ao cinema ao invés de baixar o filme pelo menos UMA vez no mês. Depois de um semestre inteiro ouvindo mimimis de “mas cinema é MUITO caro”, fiz uma lista com produções que ao menos PARECEM ser boas pedidas. Se vão ser mesmo, só deus Kubrick sabe.

Só queria lembrar que eu não me importo com sua opinião. Se você acha que outro filme seria uma indicação melhor, parabéns. Vá lá e assista esse outro filme, mas me poupe do “*palavrão*. Você não sabe nada sobre cinema, sua *xingamento*. Vá assistir uns filmes do Nicolas Cage pra ver o que é bom. *emoticom de baixo calão*”. No mais, eu não tenho uma bola de cristal e não sei quando as distribuidoras vão mudar as datas de lançamento. Então sim, é possível que algo melhor estreie antes ou os que eu indiquei só entrem em cartaz em 2014.

Qualquer coisa, desde já jogo a culpa nos sites das duas maiores redes de cinema de Brasília. Se qualquer data estiver errada ou algum filme mais importante estiver faltando é porque não constava entre as próximas atrações. E vamos logo ao que interessa.

SETEMBRO – UP – Altas Aventuras

Septuagenário amarra balões à sua casa e decide viajar para a América do Sul para realizar o maior sonho de sua falecida mulher. Ele só não esperava contar com a presença de um pequeno escoteiro explorador da natureza, uma ave gigante e um cachorro que fala na viagem.

Por que EU vou assistir assisti? A princípio, pelo trailer engraçadinho. E por ser da Disney/Pixar. Eu esperava um filme simpático, divertido e infantil. Enfim, ficaria feliz se desse umas risadas e pronto. O que eu não esperava era ter um nó na garganta umas três vezes durante a exibição, com cenas de fazer inveja em muito diretor de drama. Até cheguei a pensar que tava ficando mole demais, mas ao ver a cara dos meus amigos nas cadeiras ao lado, exceto por um deles, que tem um gosto duvidável pra filmes percebi que o efeito era geral mesmo. Tirando esses três momentos, o filme é cheio de piadas inteligentes, boa parte delas não lá muito infantis. E não podiam ter conseguido ninguém melhor que o Chico Anísio pra dublar o velhinho pseudo-rabugento. Recomendação a parte: é raro, mas esse é um dos poucos filmes que simplesmente funciona melhor quando assistido no meio de uma sala lotada. Tinha um cara com uma risada hilária atrás de mim quando assisti e acho que 25% da graça de todas as piadas foi por conta dele. E não se atrasem nem pros trailers porque os curtas da Pixar são sempre interessantes.

Data de estreia: 04 de setembro

Outras boas pedidas: Che 2 – A Guerrilha

E se sobrar dinheiro: Uma Prova de Amor, A Verdade Nua e Crua e Funny People

OUTUBRO – Bastardos Inglórios

Na França ocupada pelos nazistas durante a Segunda Guerra, um grupo de soldados americanos tem como missão espalhar o terror pelo Terceiro Reich. Eli Roth interpreta um sargento nazista jogador de beisebol e Brad Pitt ficará com o papel do tenente Aldo Raine, homem que organiza uma equipe de bastardos no aguardado filme de Quentin Tarantino (de Pulp Fiction e Kill Bill).

Por que EU vou assistir? Porque esse é provavelmente o filme mais esperado do ano. Particularmente, eu odeio nem sou muito chegada nos filmes do Tarantino, mas esse parece ser bom. Por que? Não sei bem, mas pode ter algo a ver com o fato de que a ideia de caçar nazistas é bem divertida. No mais, eu assistiria só pelo Daniel Brühl. Vamos torcer pra que ele passe mais de 4 minutos na tela.

Data prevista: 09 de outubro

Outras boas pedidas: O Solista (que foi a indicação de abril do outro texto. Quem entende as distribuidoras?), Salve Geral, Coco Antes de Chanel e Gamer. Entre outros. Outubro vai ser um bom mês.

E se sobrar dinheiro: Substitutos, Vigaristas, Distrito 9, Novidades no Amor e Premonição 4.

NOVEMBRO – Tudo Pode Dar Certo

Woody Allen retorna à Nova York com uma comédia nada convencional sobre um misantropo (uma pessoa aversa a sociedade, seu burro) extravagante e uma jovem impressionante e ingênua vinda do sul. Quando seus irritados pais aparecem para buscá-la, eles são sumpreendidos por complicações amorosas malucas. Todos percebem que para encontrar o amor basta uma combinação de sorte, acaso e apreciar o valor do que quer que funcione para você.

Por que EU vou assistir? Me ganhou na sinopse quando começou com “Woody Allen”. O cara é maluco, mas faz filmes geniais. Eu até sobrevivo a presença da insossa Evan Rachel Wood mais uma vez por ele, mesmo achando que seria bem mais legal se tivesse a Scarlett Johansson.

Data prevista: 13 de novembro

Outras boas pedidas: 2012, Julie e Julia e O Lobisomem.

E se sobrar dinheiro: Jogos Mortais 6, The Oxford Murders, Fama e Queprúsculo 2 Lua Nova.

DEZEMBRO – Avatar


A história se passa a cerca de 200 anos no futuro, e narra a saga de Jake, um veterano que guerra que é levado para o planeta Pandora, para explorar a exótica biodiversidade do lugar. Mas os nativos do planeta, os Na’vi, estão em pé de guerra pela sobrevivência, e Jake será obrigado a entrar na batalha.

Por que EU vou assistir? Dezembro costuma ser um mês morno pras grandes produções. É inverno e mal tem férias nos Isteites, o exato oposto do nosso Brasil, então eles não se esforçam tanto. Fora que é o mês pré-pré Oscar e os bons filmes indicados acabam sendo lançados só lá pelo fim de janeiro. Dito isso, o motivo de Avatar ser meu favorito do mês não é só por ser a única opção decente. Ok, também é por isso. Depois de Star Trek eu passei a ficar mais atenta a histórias viajantes de sci-fi, apesar de confirmar minha antiga opinião continuamente. Fora que é um filme do James Cameron, que costuma carregar multidões pro cinema.

Data prevista: 18 de dezembro

Outras boas pedidas: Zombieland, The Fantastic Mr. Fox e A Caixa.

E se sobrar dinheiro: Adam

Pronto. Quatro filmes que vão te ajudar a puxar assunto com moçoilas por aí ou, pelo menos, vagar um pedacinho de espaço no seu HD. E são só QUATRO PUTOS FILMES, não me venha reclamar de dinheiro. Tá, como eu sei que cês são tudo uns miseráveis a próxima coluna vai ensinar umas malandragens pra ver filmes. Porque o amor a sétima arte é uma coisa nobre, culta e que deveria dar orgulho em qualquer pai, mas minha mãe e provedora tá pouco se lixando.

Leia mais em: , , , , , ,

Antes de comentar, tenha em mente que...

...os comentários são de responsabilidade de seus autores, e o Bacon Frito não se responsabiliza por nenhum deles. Se fode ae.

  • Zombieland parece que vai ser bom também…
    E só pra confirmar… Avatar vai ser “baseado” no anime?Ou de igual só tem o nome mesmo?

  • Pizurk

    Zombieland promete MUITO.

    E pelo menos não sou só eu que tou ficando mole [Up].

    E Salve Geral é bizarro, mas é bom. E como assim, Vigaristas só se sobrar dinheiro?

  • EsKiiloo

    Avatar será O FILME !! ..ainda mais se for visto em cine 3D *O*

  • Alessandra

    Vou ver COM CERTEZA Up, bastardos inglórios e Avatar.

  • Reader

    Enquanto a [REC]²? O primeiro foi assustador pra carai, e eu to botando fé no segundo tb. Ele não saí esse ano?

  • E ninguém fala de Anticristo.
    Seus fracos…

  • Pizurk

    Anticristo não é pro público normal, cara.

busca

confira

quem?

baconfrito