Family Guy

Televisão sexta-feira, 07 de março de 2008

Muita gente fala que Family Guy é plágio de Os Simpsons. Eu não diria plágio, diria que segue a mesma linha de comédia escrachada, mas enquanto Os Simpsons exagera nas situações do cotidiano para dar o ar de comédia, Family Guy exagera na acidez e no humor negro das piadas.
E, na minha opinião, Family Guy é MUITO mais legal.
Não tem como você assistir Family Guy sem o seu sensor de humor negro, portanto, se você é um tanga indivíduo sensível, que leva tudo a sério demais e não vê graça em piadas machistas, religiosas, cancerígenas, fisicamente deficientes e hipocritamente verdadeiras, não assista Family Guy.


You Have Aids, uma das músicas mais polêmicas de todos os tempos.

“Eu lamento, queria que fosse algo menos sério, mas é AIDS
Você tem AIDS”.
Eu gostaria de ter encontrado a cena em que eles cantam essa música, mas o youtube tirou TODAS do ar. Então, eu explico a vocês.
Neste episódio, um médico tem que contar a um paciente que ele tem AIDS e, como não tem coragem, chamou um quarteto de barbershop (whatever…) para cantar as más notícias ao paciente.
A polêmica que rolou foi maior que as minhas risadas ao ver essa cena.
Claro que os xiitas vão falar “é, você ri porque você não tem AIDS”, mas vamos combinar que não foi um ataque dirigido. Eu não vejo portadores de necessidades (físicas) especiais reclamando das piadas que surgem advindas do personagem paraplégico que existe no desenho. Eu sou mulher, e as piadas machistas nunca me ofenderam, nem as piadas sobre os gordos, menos ainda sobre mulheres feias.
Esse povo leva tudo a sério demais…

familyguyvols1and2_big.jpg
Where are all those good old fashioned values on which we used to rely?

Family Guy foi criado por Seth MacFarlane (que também dubla meia dúzia de personagens) em 1999, para a Fox. Por causa das inúmeras polêmicas, a Fox tentou cancelar o desenho mais de uma vez. Porém, o sucesso se refletiu nas vendas do DVD. O dinheiro falou mais alto e a Fox sempre voltava atrás na sua decisão de cancelamento. Mas, mesmo assim, muitos episódios nunca foram ao ar por serem profanos demais (nem Deus escapa das piadas) ou por serem culturalmente ofensivos. Aposto que esses devem ser Os Melhores Episódios. De qualquer forma, mesmo com os cancelamentos e críticas e reclamações e censuras, Family Guy já está em sua 7º temporada.

Além das piadas cruéis, outra característica do desenho são as chamadas “piadas tangenciais”, que são como flashbacks extremamente engraçados baseado em algo dito por algum personagem. Aparecem também muitas músicas cantadas e dançadas em estilo Broadway (“You Have Aids” é uma delas) e as cenas que mostram um ou outro personagem chapando o côco nas drogas são ESPETACULARES.

Os personagens são carismáticos e possuem características bem definidas. Peter Griffin, o chefe da família, é muito comparado ao Homer Simpson. Na minha opinião, Griffin é mais engraçado. O Homer é engraçado partindo pro lado bobão, Griffin é engraçado por não ter o menor bom-senso ao conversar com as pessoas.
O neném Stewie é um psicopata que ainda usa fraldas, e que deseja ardentemente matar a própria mãe. O cão da família, Brian, é o personagem mais sofisticado da série. Gosta de jazz, bebe martíni, freqüenta pubs e tem um vocabulário rebuscado. Oi, eu já disse que ele é um CACHORRO? Existe ainda a filha rejeitada, o ex-policial paraplégico, um amigo negro etc etc etc.

isoldier.jpg
Stewie e Brian, meus dois favoritos.

Se você tem TV a cabo, assita Family Guy no canal FX ou na própria Fox. Se você for azarado como eu e não tiver TV a cabo, tudo bem. Family Guy é exibido na Globo com o nome “Uma Família da Pesada” (tradução poooorca) aos sábados, após o Altas Horas. Dá prá sair, encher a cara e chegar em casa 4 e pouco da manhã e ficar rindo das bobagens que esse povo do desenho inventa.

Abaixo, um teaser prá vocês. Alguns momentos engraçadinhos do desenho, mas é claro que isso NÃO SE COMPARA a assistir um episódio de cabo a… rabo (heh) , mas dá prá você sentir de qual que é.

Então, se você é gente boa, não se ofende com qualquer bosta e curte piadas inteligentes e mais negras que… café, Family Guy é uma ótima dica prá você.

Leia mais em: ,

Antes de comentar, tenha em mente que...

...os comentários são de responsabilidade de seus autores, e o Bacon Frito não se responsabiliza por nenhum deles. Se fode ae.

  • Family Guy é realmente bem melhor que os simpsons, parece que as piadas criadas pela família de Homer e Marge já ficaram batidas ou muito leves.

    É impagável ver o Peter sendo tão idiota quanto seu concorrente amarelo, mas muito mais agressivo (literalmente).

  • E nois pobre sem TV a cabo faz o que?

  • A paródia com o Star Wars é linda de tão engraçada! \o/

  • atillah

    @ Cadu

    Orra, a Bel CABOU DE FALAR que passa na Globo, mano. Será que todo mundo só vê as figurinhas nos nossos posts, Bel?

  • Mas nem tem figura nessa porra!

  • tchunako

    Creio que o mais legal dessa serie sem ser as piadas acidas ou os flashback são as piadas que vem do nada…como quando peter ta andando na rua conversando com não sei quem ai ele começa uma luta epica com um frango , q porra e essa!
    um otro desenho dese naipe e o American dad que e dos mesmos caras acho

  • Na Americanas a primeira e segunda temporadas saiam por 60 reais. Gastem dinheiro com algo decente, pelo menos uma vez na vida. =P

  • joao

    ja assisti varias vezes.Acho muuuito legal!

  • sandrine

    Eu ainda prefiro simpsons, mas gosto pacas de family guy também :D

  • joao

    @thechukano (sei la como escreve)
    kkkKKKKKKKKKKKKKKKKKk eu vi esse episodio! muito legal!

  • “Eu sou mulher, e as piadas machistas nunca me ofenderam, nem as piadas sobre os gordos, menos ainda sobre mulheres feias.
    Esse povo leva tudo a sério demais…”

    SHOOOOOOOOOOOW! comprovou mais uma vez porque eu adoro seus artigos garota!!!! hahahahaha

    e até onde eu sabia, Family Guy – assim como todo o quadro “Não Perturbe!” tinha sido “extinto” (como o pessoal do NP! mesmo diz) na Fox, e agora só passava no FX…

  • Bel

    @Johnny C:

    infelizmente, não posso te confirmar se family guy foi extinto da fox e agora pertence apenas á grade da fx. eu tenho a ligeira impressão de que assisti o desenho na fox quando tava em sampa, além de TODOS os da fx. mas é uma “ligeira impressão”, então, me desculpem todos pela falta de precisão.

    e obrigada pela força =)

  • Kid

    AHAHAHAHAHA esse último clipe é papel de parede tanto do meu ipod quanto do meu archos :D

  • André

    Então… Family Guy é do mesmo criador do American Dad… as duas séries tem muito em comum e valem muito a pena. E sem desconsiderar The Simpsons, apenas veja como uma evolução natural do humor cartoonístico negro… ;)

  • Blackwizard

    Com toda sinceridade: Depois que comecei assistir Family Guy nao assisto os Simpsons pq ? pq perdeu a graça, Family Guy é muito mais divertido e inteligente, eu nao sabia que ele passa na Rde BOBO mas sei que nao passa na FOX agora so no canal FX quase todos os dias digo quase pq quando da na teia eles poe outra coisa no lugar das 13 as 14:00 ou das 18 as 19:00 e sextas feiras as 21:00 com reprise nos domingos perai eu disse reprise todos eles sao reprises.
    Pegando a corda essa tv paga do brasil é um lixo so coisas repetidas e lançamentos pingados no mes.
    FUI

  • jaisa

    family guy é extremamente viciante *-*
    eu não tenho tv a cabo e nem sempre to em casa ou acordada quando passa na globo.
    baixo em um site de seriados, e é muito foda!
    é legendado, e legendado é BEM MELHOR.

  • Bel

    @ André
    isso mesmo, o sr. MacFarlane também é autor do American Dad. eu fiquei muito em dúvida sobre qual dos dois eu recomendaria, mas decidi por family guy porque gosto mais dos personagens deste…
    o único personagem que AMO de american dad é o e.t roger (e tem como não amá-lo?).

  • Fámily Guy é muito bom, muito bom mesmo poren , contudo , toda via eu ainda prefiro American Dad so o Alien Roger garante a risada fácil fácil isso sem contar o Stham aquele agente maluco enfim ambos são do baralho.

  • McCartney

    ily Guy é o tipo de coisa que faz doer no peito em não ser americano.Pensa,nós braZileiros,temos que ter uma grana boa pra assistir em canal fechado,ter tempo,(porque aqui no braZil você pode dançar funk pelado na tv,mas não pode passar um cartoon de humor antes das 22:00) e esperar e rezar pela transmissão passar brevemente e sem alteração nas legendas.
    PS: Thanks Legenders,por nos fornecer seu tempo para que a galera possa acompanhar seu trabalho e a própria série.

  • Raffa

    Po Family Guy é foda… mas American Dad é MUITO foda! (na minha opiniao, obvio)…

    Simpsons continua legal mas tem um apelo muito grande hoje, ja nao pode mais pega pesado… esses outros nao…

    Isso sem falar em South Park que é o melhor de todos!

    P.S.: primeira vez que comento aqui (segundo dia que visito mesmo) e o site ta mto foda, vai entrar pra lista de acessos diarios. Conteudo diversificado e inteligente, parabens mesmo!

  • South Park ainda detona The Simpsons e Family Guy.Ainda nao inventaram um Cartoon que desbanque em sarcasmo,indulgencia,escrotisse,e inteligencia como South Park.
    A unica coisa ruim de South Park eh que nao existe um canal decente para exibi-lo,pois a VH1 soh passa episodios “dublados porcamente” e o Multshow passa soh quando querem, e o que querem!!!Um desrespeito, mas pra mim a um fundo nesse despreso por South Park; o medo da critica que o desenho presta na sociedade conteporanea ocidental,quase uma metralhadora nos “bons costumes” do cotidiano,nao poupando ninguem de suas criticas acidas…

  • Juliano Graciano

    @ Júlio
    Passei mal nesse dia do Star Wars. Perfeito o episódio, ainda mais quando o Herbert (o pedófilo afim do Chris) canta The Times Of My Life.

  • yuri

    As esculaxações discaradas de family guy é justamente o que faz perderem para os Simpsons.

    As piadas e incinuações dos Simpsons são mais metafóricas e com certeza não é qq q entende.

    Ngm critica tanto o modo de vida americano que os simpsons, e mtas piadas só são compreendidas por quem vive lah!!!

  • Guten

    Bel, se quiser, no aniversário do AOE,posso levar uns volumes que eu tenho aqui para você…digamos… fazer um backup. No meio do ano passado passei uns 3 meses na terra do Kid (AKA Canadá) e tenho os volumes de 1 a 5 aqui, numa pratelelira quase ao meu alcance. Se quiser, fique à vontade para se expressar.

  • Guten

    Ah, sobre a série: o Quagmire é a essência de muitos dos leitores aqui do AOE, na minha opinião.

    O Herbert cantando e dançando “The Time of my life” no episódio de Star Wars é simplesmente FODA. Mas, nisso sou suspeito. Todos os episódios com musicais são ótimos. “Road to Rhode Island”, “Road to Europe”, “PTV” e, principalmente, “Peter’s Two Dads”.

    Enquanto eu digito isso, tem um papercraft do Stewie me encarando de cima das caixas de som. *medo*

  • Red

    cacete, não tem texto da bel com menos de 30 comentarios?

    já baixei todos os episodios ate hoje, agora to atras deles em dvd :p

  • Pois é Bel, duas coisas:

    Sou fã de Simpsons, mas tenho que admitir que Family Guy é mais engraçada não por problemas em relação ao roteiro, mas pq pela quantidade de crianças que assiste Simpsons a piada tem que ser mais leve.

    O que acontece com Family Guy é que algumas pessoas não notam a crítica à sociedade americana que por meio do exagero é presente. Assim como no American Dad (que a Globo deixou o título original) que é bem mais política que Family Guy e do mesmo criador.

    Abraço

  • eduardo

    e o foda eh que no youtube tinha um video que era a compilacao de todas as vezes em q family guy ofende o cristianismo, mas foi tirado…

    malditos flanders!

  • Essa série é muito boa mesmo, bel.

    Family Guy é um meio-termo entre South Park e Simpsons, acho… gosto mais dele do que as 2 series hoje em dia

    Aquele episódio da aposta de uma luta em que o Stewie fica cobrando o Brian como se fosse da Máfia é muito engraçado kkkk

    No youtube tem ele, o id do video é _AJ0SkbPxAk – “Family Guy – Stewie beats Bryan”, em 2 partes

  • fernanda

    Putz, family guy ta atras de simpsons sem SOMBRA de duvida, atras de South Park (tipo, melhor desenho de todos, tira sarro de family guy pra caramba e com razao). Fica atras de futurama e ate de american dad. Se vc gosta de humor sem limites de ousadia, criatividade e que ta cagando pra moral e bons costumes vc precisa de South Park na sua vida. MATA a PAU qualquer um, claro simpsons ainda ta ali do ladinho. Family Gay pegou a formula e fez um desenho bem mais bobinho… gosto do Stewie e do Brian , os outros personagens sao um saco.

  • Gabripinto

    Family Guy é fraco. Humor infame baseado em referências. “Olha, uma referência ao XX, hhaha!”. Não tem graça, mas as pessoas reconhecem as referências e acham que estão vendo algo inteligente.

    As piadas são infames, quem realmente gosta de humor não vê nada de surpreendente.

    A história é fraca. Os personagens antipáticos.

    Em suma, um péssimo desenho de humor. Faz sucesso? Zorra Total também.

  • carlos

    Muito bom, FAMILY GUY ATÉ A MORTE

    Por que fizeram a tradução de family guy como ‘uma família da pesada’? Não seria ‘homem de família?’
    meu deus… essa coisa de família da pesada estraga o nome..

  • cristiano

    Bem, eu acho o humor de family guy mais escrachado e ácido do que Os simpsons( que é um bom desenho para quem tem 14/16 anos.Gosto do desenho pois ataca, isto mesmo ataca, o puritanismo americano, revelando o que muitos pensam e guardam para si( especificamente p/ a cultura americana), mas serve para toda a cultura greco-romana judaico-cristã atual, por isso as controvérsias e censuras.Só achei de mau-gosto a história da aids. Parabéns pelo site.

  • Family Guy não faz piadas sobre mulheres, gordos, deficientes, etc. Ele faz piada sobre o que a sociedade americana pensa deles, mostrando como ela é preconceituosa e hipócrita. E pra fazer isso, utiliza um recurso simples: personifica a maioria das piadas FDP no personagem mais idiota de todos, o Peter Griffin.

busca

confira

quem?

baconfrito