Então, sobre o Clube…

Livros segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Então, a Camila estava reclamando da demora para organizar o Clube. Nesses últimos dias estive pesquisando as opções de plataformas, a organização, livros (Obviamente) e demais necessidades básicas, para fazer tudo funcionar de cara e não ter que ficar remendando, e bem, acho que consegui.

Dentre todas as plataformas que testei, a que se saiu melhor foi O Livreiro, mas para a infelicidade geral da nação, ainda há muitos bugs de programação nele, o que inviabiliza o uso dele. A segunda opção ficou então para o Facebook infelizmente, já que eu estava determinado a não ter uma conta lá. Acho que a maioria aqui já tem o perfil lá (Isso se todos já não tiverem), o que facilida para todo mundo, mas caso alguém conheça outra plataforma (De preferência que seja nos moldes d’O Livreiro), fale o quanto antes. Caso vocês não queiram fazer o Clube no site do Titio Mark, avisem, que aí iremos para a terceira opção (Seja ela qual for). [Nota tardia: Nos comentários falaram do Skoob, testei e funciona bem, mas o grupo não é privado. Serve também como possibilidade para o Clube.]

Quanto ao período de leitura, deixarei em 30 dias, mesmo sabendo que todos conseguimos ler em menos tempo, melhor prevenir do que remediar. Todo dia 10 de cada mês colocarei um post especial (Ou talvez avise direto no Clube) com a lista de livros para o mês, para que até dia 15 o livro a ser lido seja escolhido, portanto, vocês terão do dia 15 até o outro dia 15 para ler o livro, sendo que o debate do mesmo será todo dia 20. Claro que se rolar um feriado ou algo do tipo a data poderá ser mudada, mas por default fica assim.

Algo que preciso deixar claro desde já: Não pensem que serei bonzinho. Não serei tipo o Pizurk, mas reclamarei sim de faltas nos debates, pois, com toda sinceridade, pouco me importa se era sábado e você queria ir para a balada. Do mesmo modo, pedirei o voto de todos na hora de escolher um livro (Farei a lista prévia sozinho, baseado nas sugestões que vocês derem ou o que eu quiser mesmo) e que cobrarei a participação em várias outras decisões (Como temas, autores, estilos, etc.). Em poucas palavras, se você se comprometer com o Clube, só sai com carta de alforria.

Hoje, dia 15 (Na verdade é dia 13, mas o post só vai ao ar segunda), deveria ser a data de escolha do livro, mas por ser o primeiro mês, vocês terão até dia 20 (Sábado) para escolher o livro e lê-lo até dia 15/9, acertando assim o calendário da coisa. Lá no outro post vocês deram as sugestões de vários livros, mas para ser o primeiro livro, concordarei com a Mariana: Pegar algo mais leve no começo (Até porque vocês falaram livros fodas, que dão uma boa discussão, e perder isso por uma eventual falta de organização é disperdício). A lista ficou assim:

O Código Da Vinci (Dan Brown)
Assassinato no Expresso do Oriente (Agatha Christie)
A Volta ao Mundo em 80 Dias (Júlio Verne)
Eu, Robô (Isaac Asimov)
Ensaio sobre a Cegueira (José Saramago)

Pois é, pegando realmente leve essa primeira vez. Como vocês notaram, nada muito complicado, inclusive, é bem provável que todos vocês já tenham lido todos eles. São de vários estilos diferentes, mas isso não significa que será sempre assim: Mais para frente faremos sim meses temáticos e tals.

O rud_eric perguntou nos comentários se eu podia mandar um link para vocês fazerem o download do livro, e como já respondi nos comentários, a resposta é não, por aquela velha questão de ser pirataria, mas como eu disse, nada impede que vocês passem os links já no Clube, mas nada disso rola aqui no Bacon.

Então, resumindo o que vocês precisam fazer até dia 20 (Sexta-feira): Dizer “sim” ou “não” para usar o Facebook como plataforma, escolher qual dos cinco livros será o primeiro a ser debatido e, obviamente, dizerem se vão ou não participar do Clube (Lembrem-se que é um compromisso), para que eu possa organizar a coisa toda. E tem dois pedidos de praxe: Deem sugestões de livros (Quando a plataforma for escolhida, criarei um tópico só para isso, mas por enquanto deixem nos comentários) e chamem mais pessoas para participar do Clube também (Mas façam-nas ler este post antes).

E só mais uma coisa: O Clube precisa de um nome. O Pizurk “sugeriu” Donas de Casa Desocupadas (E devo admitir que gostei), mas sugiram outros nomes também.

Leia mais em: , , ,

Antes de comentar, tenha em mente que...

...os comentários são de responsabilidade de seus autores, e o Bacon Frito não se responsabiliza por nenhum deles. Se fode ae.

  • Donas de casa desocupadas uAHAUSHUAHUH :p
    Por mim facebook ta tranquilo, mas criar um forum básico ñ rola?
    http://www.forumeiros.com/pt/criar-forum/
    é fácil e de graça, e lá tem as opções de criar topico com enquete e pá, da pra separar as áreas, e fazer um off-topic, ou não.
    E meu voto pro livro vai para… pan ran pan paan…
    Ensaio sobre a Cegueira (José Saramago)

  • Alexandre Costa

    Sugiro que experimente a plataforma do Skoob. Eu já organizo minha “estante” lá. Dá para criar grupos e inclusive trocar livros. Dá uma olhada.

  • Lionheart

    O Clube é só para mulher?
    O.o

    Donas de Casas Dsocupadas o caralho.

  • fiori

    oie!
    não sei se vc conhece, mas tem o Skoob
    lá dá pra criar um grupo e fazer topicos (funciona quase como um forum…)
    desses livros eu já li 2, 1 desisti (ensaio, mas só desisti por causa da edição. Não tinha quase nenhum paragrafo oO), o livro do eu robo é melhor que o filme??

    mas meu voto é pro livro da Agatha^^

  • N. Borges

    cara, é raro achar um parágrafo com menos de 1023891238109283109231 linhas em um livro do Saramago…

  • N. Borges

    voto em Eu, Robô. Asimov é gênio.

  • Marina Oliveira

    @fiori
    Não é a edição do livro, é o jeito do Saramago de escrever mesmo hahahaha ele também não usa aspas, ou travessão.No início é estranho, mas você acaba se acostumando.

    Quero participar também :B
    Voto por Assassinato no Expresso do Oriente.

  • Loney

    AHUSUASHUASH foda =X

  • Gabriel

    Fico entre Eu robo e ensaio sobre a cegueira. E ainda não li nenhum desses sugeridos.

  • Jade Zamarchi

    Tô dentro e sugiro Eu, Robô. :*

  • Gabriel

    Só um adendo, o nome do clube devia ser Vedetes Entristecidas do Pizurk.

  • HAOSHAOIH tava demorando mesmo..
    To dentro e voto pelo Saramago.
    Acho o facebook bem prático e simples, ou seja, sim pro face o
    Vamos ler, Donas de casa desocupadas!

  • Eu aceitaria o Facebook, mas acho que o Skoob é melhor.
    E dentre os livros eu escolhereia Ensaio Sobre a Cegueira ou Eu, Robô

  • Kraftraiden

    Pô já li todos, to no nível do bando de hipster do caralho desse site…triste, triste

  • Olaf Q

    Facebook tudo bem, apoiado.
    Eu, robô tá ótimo, além de ser pequeno é fácil de achar o ebook.

  • O facebook pra mim ta blz!!!!!!
    O meu voto é no assassinato no expresso do oriente

  • mGomes

    acho o face uma boa opção. meu voto vai pra ensaio sobre a cegueira(embora ache Saramago um pouco complicado para começarmos). Assim não sendo o Dan Brown que todo mundo já leu, todos estão bons.

  • V.C.R.

    Na verdade dia 20/08 é sábado, e não sexta como diz o texto, então acho que ainda estou em tempo de comentar. Quero participar também e voto em “Eu, Robô” do Asimov. Quanto a plataforma pra mim tanto faz, tendo como discutir sobre o livro tá ótimo. E gostei da sugestão do nome Donas de Casa Desocupadas hahahahaha

  • E ai pessoal, isso vai rolar ou não?

  • Anônimo

    Estava me perguntando se a ideia tiha ficado na geladeira e só agora vejo essa postagem… tenso

busca

confira

quem?

baconfrito