Encerramento sobre as aberturas das animações

Televisão quinta-feira, 04 de dezembro de 2008

Apesar de ter gente que não gostou do texto anterior sobre as aberturas das animações, retomo o assunto, já que faltaram algumas considerações antes de partir para outra praia.

Primor nas aberturas da Disney

Afinal, falar de aberturas de desenhos animados e não citar a Disney é a mesma coisa que falar de internet e não saber o que é o Google.

Não se sabe o porquê, mas as aberturas dos desenhos da empresa do velho Walt geralmente são bem elaboradas, às vezes sendo bem melhores que os próprios desenhos em si.

Se liga na sincronia com a música

Acredito que eles aproveitam a equipe que cria (ou criava) os números musicais nos longas-metragens, pois a qualidade e a dublagem eram impecáveis. Inclusive a brasileira.

A abertura destes desenhos não apresentava apenas os personagens, mostrava o que se esperar do desenho, com a música e a ação já preparando o espectador para o que assistir e criando uma boa expectativa.

Aliás, a dublagem brasileira era um caso à parte, sendo muitas vezes melhor que o original. Infelizmente, para nós, a qualidade vem decaindo cada vez mais.

Essa do Tico e Teco, em português era muito boa, mas a Disney daqui mandou tirar

Voltando às aberturas das animações da Disney, no caso dos antigos, era interessante o fato de seus desenhos serem com personagens clássicos (tanto personagens da TV, como os de filmes), mas em roupagens diferentes.

Como sempre, isso é assunto para outra história.

TV Quack (Quack Pack), Turma do Pateta, Tico e Teco e os Defensores da Lei, Duck Tales, Darkwing Duck e Esquadrilha Parafuso (Tale Spin) possuíam aberturas que de tão perfeitas mereciam até ir para um CD, só por conta da mistura pop/rock que compunham, além da excelente montagem das imagens.

Hoje, tanto a Disney, quanto a dublagem brasileira não vão tão bem das pernas assim. As próprias aberturas carecem de um algo mais, sendo bobas e sem-graça, passando a impressão de que falta alguma coisa e, por conseqüência, transferindo esse sentimento para o programa.

A melhor, das que passam por aí, é a de Brandy e o Senhor Bigodes e a de Kim Possible, mas não chegam nem aos pés da TV Quack, por exemplo.

Aliás, um bônus para quem nunca viu essa na Globo.

Apresentando a Warner

A Warner possuía um estilo mais “apresentação de personagens e história”, mas no mesmo estilo empolgante da Disney, só que descambando para o infantil e pastelão, sem ser chato e nem criando aquela sensação de vergonha terceirizada.

Tiny Toon é um clássico

O interessante da Warner é que antigamente ela fazia paródias com suas próprias aberturas, como ocorreu no caso de Freakazoid em relação aos Animaniacs.

Se bem que hoje em dia, ocorre isso com os Cartoon, Cartoons, mas como eles preferem ser encarados como empresas diferentes, vamos deixá-los felizes.

Tiny Toon e Pinky e Cérebro também possuíam aberturas surreais e bem divertidas, mostrando a dinâmica do desenho e preparando o espectador para boas risadas.

Abertura original de Freakazoid

Menções honrosas

Para encerrar, comentar sobre as aberturas que não eram ligadas aos grandes conglomerados, mas que também primavam pela qualidade e criativadade, como a de Doug (antes da Disney), Fantástico Mundo de Bobby e de As Aventuras de Tintim, em minha modestíssima opinião, que é o que importa, a melhor de todas.

Empolgante demais véio

Enfim, me despeço com mais uma que ninguém deve ter visto por conta da Globo.

Semana que vem estou de volta.

Mais bônus, não é abertura mas ri pracarai com isso e isso.

Leia mais em: , , , , , ,

Antes de comentar, tenha em mente que...

...os comentários são de responsabilidade de seus autores, e o Bacon Frito não se responsabiliza por nenhum deles. Se fode ae.

  • marcosbonilha

    Ué, ontem não tinha essa barra de pesquisa em cima.

    O Youtube é mais mutante que os X-Men e os Chow-chows que o Théo cria no site.

  • Eu tinha paixão por Doug e Gummies. Saudade da minha infância…

  • Fuzzy

    Doug e O Fantástico Mundo de Bob >>> Tudo.

  • Entravix

    Doooouuuggggggggg

  • As aventuras de Tim-Tim > ALL
    Um desenho clássico que poucos conhecem (Bem, tenho como poucos a gerção sux-3D de hoje).

    Eu ainda tenho guardado em VHS O Fantástico Mundo de Bobby : D

    Doug Funnie era muito legal. Era um desenho bem adolescente. Não digo adolescente de festas americanas, coisa e tal. Um retrato do que era para nós naquele tempo, sem distorcer como a maioria dos filmes estadunienses.

    EDIT: “Cartoon, Cartoons,”

    Se eu não me engano o nome do programa não seria “Cartoon Cartoons”, sem essa vírgula ?
    Caso eu esteja errado, perdoem-me.

  • Caio, The Eldar

    Bom… eu sou meio maníaco por desenhos…
    E no caso da Disney, também dá pra perceber que eles escolhem bem até quem canta a versão da abertura, pq a voz da cantora em Kim Possible é muito parecida com a original, apesar de ficar bem brega esse “… chama, liga, que eu sou sua amiga…” ao invés do “call me, bip me, if you wanna reach me”. Também nesse caso prefiro a dublagem original da personagem, pq gosto muito da voz da Christie Romano.

busca

confira

quem?

baconfrito