Dia Nacional da História em Quadrinhos

HQs sexta-feira, 27 de Janeiro de 2012

Na próxima segunda-feira, 30 de janeiro, será comemorado o Dia Nacional da História em Quadrinhos. A data é tão marcante que só fui descobrir quando googlava atrás de alguma fonte de inspiração para escrever o artigo que lhes delicia os olhos.

Enfim, a data também só recebeu destaque graças a ligeiros publicitários que viram a chance das lojas fazerem um dinheirinho extra, mesmo porque, convenhamos, cultura não é algo muito lucrativo no Brasil.

A data foi instituída pela Associação dos Cartunistas de São Paulo em homenagem a data da primeira publicação de As Aventuras de Nhô Quim ou Impressões de Uma Viagem à Corte em 1869.

Nhô-Quim foi publicado entre 1869 e 1883 pelo ítalo-brasileiro Angelo Agostini, um dos pioneiros da nona arte no mundo inteiro. Apesar de figurar ao lado de nomes conhecidos no mundo dos quadrinhos como Wilhelm Bush (Criador de Max e Mortitz, 1848) e Richard F. Outcault (Criador do Yellow Kid, 1896), seu trabalho é quase desconhecido.

As histórias de Nhô-Quim foram publicadas nas revistas Vida Fluminense, O Malho e Don Quixote e retratavam o modo de vida da comunidade brasileira vista pelos olhos de um caipira que chega ao Rio de Janeiro para conhecer a corte. As histórias mostram verdadeira miscigenação cultural, retratando até mesmo a presença indígena, principalmente nas histórias de Zé Caipora que, apesar de ter sido criado por Agostini anos depois, manteve o mesmo humor presente nas páginas de Nhô-Quim.

Para comemorar as datas, algumas cidades e lojas farão eventos especiais para incentivar a compra a leitura de histórias em quadrinhos. Inclusive se eu tiver tempo darei um pulo em Londrina (Que é uma cidade vizinha da que eu moro) para prestigiar o Londrina Comic Com, que vai até 5 de fevereiro no Centro Cultural Eloyr Pacheco e no SESC Londrina.

Mas o que me chamou a atenção para escrever sobre o Dia Nacional da História em Quadrinhos foi uma matéria de um concurso que premiará os melhores comics de humor. A promoção é uma iniciativa da loja virtual O Melhor da Vida, e não, eu não tou ganhando nada com isso. A empresa realizará uma campanha pelo Facebook, na qual os os internautas poderão criar histórias e divulgar na Fan Page da marca (www.facebook.com/omelhordavidapage).

A loja irá premiar o melhor comics, que devem conter no máximo oito quadrinhos de humor com um Box Alegria, no valor de R$ 49. Para participar, o internauta deve publicar a história em quadrinho na página do Facebook da marca do dia 27 até 30 de janeiro. Todo o material publicado será avaliado pela equipe do O Melhor da Vida, tendo como principais critérios a criatividade e autenticidade do material divulgado.

Eu não me candidato porque meu talento artístico para o desenho é tão grande quanto a chance do Corinthians ganhar uma Libertadores da América…

Mas quem sabe temos alguém de talento aqui no Bacon…

Leia mais em: , ,

Antes de comentar, tenha em mente que...

...os comentários são de responsabilidade de seus autores, e o Bacon Frito não se responsabiliza por nenhum deles. Se fode ae.

busca

confira

quem?

baconfrito