Criaturas da Noite (Dark Horse Comics)

Bíblia Nerd sexta-feira, 24 de julho de 2009

Criaturas da Noite é uma quadrinização de dois contos da coleção Fumaça e Espelhos, com ilustrações de Michael Zulli.

Na primeira história, “O Preço”, um escritor de meia-idade que vive com a família na zona rural da Inglaterra adota um gato preto da rua. Toda noite, o gato aparece mostrando sinais de luta que, com o passar do tempo, acabam se tornando feridas sérias. Quando o escritor resolve ficar uma noite acordado para ver com o que o gato está lutando, ele vê uma criatura demoníaca, capaz de mudar de forma, se aproximar da casa e ser escorraçada com dificuldade pelo gato preto. A história termina com o escritor imaginando até quando o gato preto ainda pode se manter na defesa da casa e da família.

Já “Filha das Corujas” ocorre numa vila inglesa do século XVII, quando uma menina abandonada é descoberta, e, junto com ela, penas de coruja na cesta em que ela estava e, em suas mãos, o equivalente ornitológico a uma bola de pêlos (uma bolota regurgitada/vomitada constituída de comida não digerida e penas. Não leia isso se estiver comendo). As mulheres da vila acham que ela é uma bruxa ou alguma criatura sobrenatural maléfica, e recomendam que se mate a menina. No entanto, os anciãos da vila a entregam para ser criada por uma ex-freira num convento abandonado. A menina cresce como uma selvagem (por nunca ter ouvido ninguém falar com ela) e, ao entrar na adolescência, começa a mostrar traços de beleza. Isso inspira os homens da vila a produzir plano para abusar dela, com resultados desastrosos.

Criaturas na Noite é uma obra curta, mas impactante. Nela, são mostrados de maneira crua o egoísmo, a falta de gratidão e a maldade onipresentes nas mentes humanas. O escritor de “O Preço”, ao saber o que espreita o lar dele, não pensa no bem-estar daquele que o mantém vivo, apenas no quanto ele ainda aguenta na defesa da casa. Os moradores da vila de “Filha das Corujas” pensam em matar um bebê devido a sua origem diferente, mas, anos depois, ao notarem a beleza da mesma, planejam estuprá-la. Algumas pessoas mais otimistas podem discordar, dizendo que esse pensamento é retrógrado, que a humanidade está melhorando e que ninguém faria isso hoje em dia. Saia do seu buraco e veja a realidade, meu caro: essa obra nunca vai ficar datada. Não enquanto a humanidade existir.

Criaturas da Noite


Creatures of the Night
Lançamento: 2004
Arte: Michael Zulli
Roteiro: Neil Gaiman
Editora:Dark Horse Comics

Leia mais em: , , , , , ,

Antes de comentar, tenha em mente que...

...os comentários são de responsabilidade de seus autores, e o Bacon Frito não se responsabiliza por nenhum deles. Se fode ae.

busca

confira

quem?

baconfrito