Como adquirir conhecimento… “For real”

Livros sábado, 25 de setembro de 2010

Sabem qual a diferença entre ouvir uma coisa e ler essa mesma coisa? É que lendo você a decora muito mais rápido e a esquece (Quando esquece) com maior dificuldade. Em suma, ler é muito mais válido do que ouvir quando se trata de aprender alguma coisa. Por que? Bem… Porque sim.

Deixando de lado toda aquela história de “ler é muito bom”, ler é extremamente mais recompensador quando se trata da aprendizagem. Nosso cérebro é dividido em duas partes, que sem motivo nenhum chamaremos de “lado esquerdo” e “lado direito”. O lado esquerdo cuida de todo o raciocínio lógico (Aviso: Piada machista eminente), o que explica o fato de as mulheres terem apenas um “lado” do cérebro.

Somos condicionados – praticamente desde que nascemos – a dar maior valor ao que ouvimos ao invés do que lemos por um motivo, aliás, por dois motivos muito simples: A) É mais fácil e B) Porque dificilmente teremos alguém nos estimulando a ler desde que saímos da maternidade (Ou seja lá que lugar bizarro as crianças nascem hoje em dia). Ouvir também é mais barato que comprar livros e tem “maior disponibilidade” no mercado.

 Coloquei “leia” no Google e apareceu isso… Decepcionante, Google, decepcionante

Se você parar e prestar atenção, verá que muita coisa do que você sabe, você só sabe graças ao que você leu, e me dou ao luxo de excluir os manuais de instruções disso. É bem simples: Leia algo e você irá aprender melhor sobre essa coisa. Alguns universitários gravam as aulas para depois ouvi-las. O tempo que eles gastam ouvindo a aula (Que eles já ouviram) seria muito melhor aproveitado se eles fizessem um resumo do que ouviram. Seus professores chatos que te mandavam copiar não parecem tão filhos da puta e burros agora né?

 RÁ!

Claro que você aprende escutando informações, a única diferença (Se é que pode ser considerada inútil) é que quando você lê, você aprende com melhor qualidade (Não em quantidade e não em menor tempo): terá maior capacidade de entender sobre aquele assunto e de humilhar explicar para seus amigos. Sem falar que é muito mais legal guardar livros do que CDs/DVDs de áudio ou fitas de gravador… Te faz parecer inteligente.

Leia mais em: , , ,

Antes de comentar, tenha em mente que...

...os comentários são de responsabilidade de seus autores, e o Bacon Frito não se responsabiliza por nenhum deles. Se fode ae.

  • cesar

    a pessoa é estimulada mais a ouvir do que ler, desde criança, por um motivo muito mais simples do qual foi dito no texto: é que a gente nasce sabendo ouvir, e aprende a entender palavras muito mais cedo do que consegue ler. Fora que, há alguns milhares de anos (praticamente segundos numa escala evolutiva) não havia escrita. Tudo uma questão de extintos. Simples assim.

  • cesar

    instintos, antes que reparem.

busca

confira

quem?

baconfrito