Como adquirir conhecimento… “For real”

Livros sábado, 25 de setembro de 2010

Sabem qual a diferença entre ouvir uma coisa e ler essa mesma coisa? É que lendo você a decora muito mais rápido e a esquece (Quando esquece) com maior dificuldade. Em suma, ler é muito mais válido do que ouvir quando se trata de aprender alguma coisa. Por que? Bem… Porque sim.

Deixando de lado toda aquela história de “ler é muito bom”, ler é extremamente mais recompensador quando se trata da aprendizagem. Nosso cérebro é dividido em duas partes, que sem motivo nenhum chamaremos de “lado esquerdo” e “lado direito”. O lado esquerdo cuida de todo o raciocínio lógico (Aviso: Piada machista eminente), o que explica o fato de as mulheres terem apenas um “lado” do cérebro.

Somos condicionados – praticamente desde que nascemos – a dar maior valor ao que ouvimos ao invés do que lemos por um motivo, aliás, por dois motivos muito simples: A) É mais fácil e B) Porque dificilmente teremos alguém nos estimulando a ler desde que saímos da maternidade (Ou seja lá que lugar bizarro as crianças nascem hoje em dia). Ouvir também é mais barato que comprar livros e tem “maior disponibilidade” no mercado.

 Coloquei “leia” no Google e apareceu isso… Decepcionante, Google, decepcionante

Se você parar e prestar atenção, verá que muita coisa do que você sabe, você só sabe graças ao que você leu, e me dou ao luxo de excluir os manuais de instruções disso. É bem simples: Leia algo e você irá aprender melhor sobre essa coisa. Alguns universitários gravam as aulas para depois ouvi-las. O tempo que eles gastam ouvindo a aula (Que eles já ouviram) seria muito melhor aproveitado se eles fizessem um resumo do que ouviram. Seus professores chatos que te mandavam copiar não parecem tão filhos da puta e burros agora né?

 RÁ!

Claro que você aprende escutando informações, a única diferença (Se é que pode ser considerada inútil) é que quando você lê, você aprende com melhor qualidade (Não em quantidade e não em menor tempo): terá maior capacidade de entender sobre aquele assunto e de humilhar explicar para seus amigos. Sem falar que é muito mais legal guardar livros do que CDs/DVDs de áudio ou fitas de gravador… Te faz parecer inteligente.

Leia mais em: , , ,

Antes de comentar, tenha em mente que...

...os comentários são de responsabilidade de seus autores, e o Bacon Frito não se responsabiliza por nenhum deles. Se fode ae.

busca

confira

quem?

baconfrito