Clássicos da Sessão da Tarde – Meus favoritos (Parte I)

Clássico é Clássico segunda-feira, 11 de Maio de 2009

Baseado nesse excelente post do Não Salvo, resolvi mostrar minhas escolhas (com suas justificativas, é claro) na coluna de hoje.
A dinâmica é simples: quatro filmes concorrem e apenas um deles pode ser escolhido. O mais interessante nisso é que não será um simples Top, teremos tanto situações onde só filmes excelentes estarão concorrendo enquanto em outras apenas filmes muito ruins (que ainda sim, matávamos aula para assistir).
E que a nostalgia comece!

sessaodatarde1
Curtindo a Vida Adoidado x Indiana Jones – Os Caçadores da Arca Perdida x Meu Primeiro Amor x Os Goonies

Apesar de só ter pesos-pesados (Meu Primeiro Amor um pouco abaixo dos outros), a escolha aqui foi fácil: Curtindo a Vida Adoidado é um dos melhores filmes já feitos. Unindo o protagonista carismático, marca de Indiana Jones, aos personagens inesquecíveis, assim como Os Goonies, o filme nos mostra uma aventura pela qual todas nós passamos: matar um dia de aula. Além disso se trata da obra síntese do que significou a Sessão da Tarde para toda uma geração.
Save Ferris!

sessaodatarde2
Gatinhas e Gatões x Clube dos Cinco x Namorada de Aluguel x Karatê Kid

Muita gente vai querer me crucificar por não ter escolhido Karatê Kid, mas o filme de John Hughes (o mesmo diretor de Curtindo a Vida Adoidado) discute grande parte dos medos e problemas que passamos pela juventude. Sejam relacionamentos amorosos ou com os pais, dificuldades com bullys ou para manter a imagem de popular – nenhum assunto passa em branco nessa obra, que com certeza ajudou muita gente a se conhecer melhor

sessaodatarde3
De Volta Para o Futuro x Quero ser Grande x Te Pego Lá Fora x 10 Coisas Que eu Odeio em Você

Ah lista do capeta! Apenas filmes excelentes – seja o “novato” 10 Coisas… com nosso finado Heath Ledger ou o “épico” Te Pego Lá Fora. Mas são os filmes protagonizados por Tom Hanks e Michael J. Fox que os grandes astros. Além do carisma de ambos os atores (o que inclusive resultou na primeira indicação ao Oscar para Hanks) – é o roteiro, o grande trunfo desses clássicos, sendo inclusive indicados ao careca dourado de Melhor Roteiro Original (marca registrada de muitos grandes filmes da Sessão da Tarde, como Um Tira da Pesada e Crocodilo Dundee). Tendo essa difícil decisão em mãos optei por De Volta Para o Futuro, que além de contar com Cristopher Loyd, interpretando o marcante Dr.Brown – iniciou uma das melhores trilogias da história do cinema. Como prêmio de consolação fiquem com a mais famosa cena de Big (no original).

sessaodatarde4
Debi e Lóide: Dois Idiotas em Apuros x Parque dos Dinossauros x Os Garotos Perdidos x As Patricinhas de Beverly Hills

Todos filmes manjadíssimos – então nada mais justo que escolher uma das obras mais repetidas da televisão brasileira. E mesmo 15 anos depois de seu lançamento, os dinossauros de Jurassic Park ainda impressionam e alimentam os sonhos de todos que assistiram essa obra do Spielberg.

sessaodatarde5
Quatro Casamentos e Um Funeral x Férias Frustradas x Loucademia de Polícia x Esqueceram de Mim

Desde a primeira vez que vi esta disputa, não tive dúvidas que minha escolha seria a comédia dos policiais. Mas na hora de escrever me rendi ao filme que rendeu uma fortuna a Macaulay Culkin que se fixou no imaginário de todas as crianças. Eu tenho certeza que até hoje vocês ainda pensam em preparar armadilhas caseiras com bolas de gude e latas de tinta.

sessaodatarde6
Negócio Arriscado x Um Morto Muito Louco x Procura-se Susan Desesperadamente x Os Caça- Fantasmas

Ignore o terceiro filme – ele não é nada comparado a seus competidores. Outra escolha complicada, mas não tem jeito: Ghostbusters é um dos filmes mais divertidos já feitos. Com um elenco que contava com Bill Murray, Dan Aykroid, Rick Moranis e Sigourney Weaver, o clássico também eternizou uma das músicas mais legais EVAH e que vocês podem acompanhar abaixo. Como bônus também o vídeo da dancinha de Tom Cruise em Negócio Arriscado.

sessaodatarde7
Máquina Mortífera x Sociedade dos Poetas Mortos x K9 – Um Policial Bom Para Cachorro x Top Gun- Ases Indomáveis

Devo confessar que acho o filme de Tom Cruise um PORRE. E como K9 e Máquina Mortífera são filmes bons, porém, não ótimos – minha escolha foi o melhor filme de Robbin Willians. Dirigido por Peter Weir (do espetacular Show de Truman e do bom Mestre dos Mares) a obra ficou marcada por sua frase síntese: CARPE DIEM. Coisa que faziamos, matando aula para assistir Sessão da Tarde.

sessaodatarde8
Corra Que a Polícia Vem Aí x Um Príncipe em Nova York x Edward Mãos de Tesoura x O Rapto do Menino Dourado

Essa lista está me saindo desafiadora. Foram minutos de reflexão para chegar a uma conclusão. Dois clássicos de Eddie Murphy, a fábula gótica de Tim Burton ou uma das melhores comédias de Leslie Nielsen? Acabei optando por homenagear o último – Nielsen é sinônimo de Sessão da Tarde. Além disso o ator negro será lembrado mais a frente – por seu melhor filme, diga-se de passagem.

sessaodatarde9
Aventureiros do Bairro Proibido x Duro de Matar x 48 Horas x Tudo Por Uma Esmeralda

Por mais que o filme de Kurt Russel tenha marcado a infância de muitos, a obra que nos apresentou o eterno John McClane merece todos os créditos. Sinônimo de ação, este é o filme que lançou Bruce Willis ao estrelato. E sejamos justos: diferente da maioria dos atores do ramo Willis é carismático e sabe (mesmo que de forma apenas razoável) atuar.

sessaodatarde10
Coração de Cavaleiro x Um Tira da Pesada x Caçadores de Emoção x Rambo

Não querendo menosprezar os bons candidatos, nada se compara ao grande clássico de Eddie Murphy. Divertido e versátil, é inexplicável como esse bom ator se perdeu em péssimas “comédias”. E se esperávamos que voltasse a sua boa forma depois da indicação ao Oscar por Dreamgirls, resta uma esperança: Um Tira da Pesada 4 está por vir.

sessaodatarde11
Rocky – Um Lutador x Alien, o Oitavo Passageiro x Predador x E.T.:O Extra-Terrestre

Lista desleal. Como escolher entre tantos grandes filmes? Até o descerebrado Predador é divertidíssimo. O que falar então dos premiadíssimos filmes sobre criaturas espaciais? Por mais que eu não concorde com a Academia (que lhe premiou com o Oscar de Melhor Filme, ao invés do superior Rede de Intrigas), Rocky e sua música tema (que você podem conferir) abaixo nos trazem lembranças que só um verdadeiro clássico da Sessão da Tarde poderia proporcionar.

sessaodatarde12
Footloose x Superman – O Filme x Flashdance x Dirty Dancing – Ritmo Quente

Esqueçam o bobo filme do homem cueca – são os grandes musicais dos anos 80, os verdadeiros clássicos. E entre todos, é Flashdance quem rouba a cena. Apesar de todos terem músicas inesquecíveis, é a cena em que Jennifer Beals se apresenta ao som de What a Felling (que ganhou o Oscar de melhor música), que me faz ter inveja de quem viveu essa época.

E por trazer a todo tipo de público obras como essas, que eu falo, em tom de seriedade, que a Sessão da Tarde (assim como em menor escala, o Cinema em Casa) foi um dos melhores programas que já passaram na TV aberta brasileira. É uma pena que cada vez menos bons filmes estejam na grade da emissora.
Bem, para não me alongar muito, acabarei a lista semana que vem.
Enquanto isso, deixem suas escolhas, opiniões e justificativas. Vamos fazer disso uma lembrança aos velhos tempos, quando não apenas bons filmes, como também grandes seriados (Trapalhões, Chaves, Barrados no Baile…) inundavam nossas tardes.

Leia mais em: , ,

Antes de comentar, tenha em mente que...

...os comentários são de responsabilidade de seus autores, e o Bacon Frito não se responsabiliza por nenhum deles. Se fode ae.

  • Minhas opções ficam:
    Curtindo a Vida Adoidado
    Karate Kid
    De Volta para o Futuro
    Parque dos Dinossauros
    Esqueceram de Mim
    Os Caça-Fantasmas
    Sociedade dos Poetas Mortos
    Edward Mãos de Tesoura
    Duro de Matar
    Um Tira da Pesada
    Alien, o 8º Passageiro
    Superman

  • Realmente, a lista está DESLEAL para os adoradores eternos de sessão da tarde! Todos os filmes citados acima eu já vi mais de 8 vezes (De volta para o futuro e Curtindo a vida adoidado mais de 15, com certeza) e não me canso. Produções simples mas que nos deixam presos ao sofá (porque sessão da tarde tem que ser vista no sofá!!)!
    Aqui vai minha lista de eleitos (com quase uma Escolha de Sofia para dar uma preferência!!)

    Curtindo a vida adoidado
    Namorada de aluguel
    De volta para o futuro
    As patricinhas de Beverly Hills (só pelo fato de ser um dos poucos filmes, junto com Grease, que só tem graça quando vejo dublado! Sessão da tarde na veia!!
    Esqueceram de mim
    Os caça fantasmas (desleal! Um morto muito louco é um clássico e eu ADORO a Susan da Madonna tb)
    Máquina Mortífera (desleal tb.. amo Top Gun tb!)
    Edward Mãos de Tesoura (não dá… é eterno na minha vida)
    Duro de Matar (John Mclean é ídolo!)
    Um tira da pesada (mas tenho que dizer que Caçadores de emoção é bom DEMAIS)
    E.T. (desculpe Rocky, mas o E.T. sempre ganha meu coração
    Dirty Dancing (Adoro Footloose, ADORO Flashdance, mas ngm coloca a Baby de lado!)

    =)

  • Alessandra

    Quem nunca matou aula pra assistir aquele filminho na sessão da tarde??

    Tem uns bem especiais pra mim, que marcaram a minha infância *–*

    Edward mãos de tesoura
    Curtindo a vida adoidado (não copiem os truques dele, não dão certo na vida real, vai por mim eu tentei)
    Os caça fantasmas
    Karate Kid
    O parque dos dinossauros
    Coração de cavaleiro
    10 coisas que eu odeio em você
    Patricinhas de Beverly Hills
    Ghost do outro lado da vida
    Dirty dance
    Elvira a rainha das trevas e seus peitos dançantes
    Os fantasmas se divertem (besouro suco, besouro suco)
    O professsor aloprado

  • joão !

    *.*

    bons tempos…caraio, 19 anos e já estou assim. pura nostalgia

    tem um mto bom, nao sei se esta na lista do nao salvo, que é conta comigo. esse me marcou

    abraços, e EXCELENTE post.

  • Juka

    vc nem sabia dessa cena do tom cruise, seu falso
    quero creditos!

  • vassourada

    Bah, só não liguei o nome do filme ao filme uehuehhu

  • Cardinho

    Vassourada, meu amigo, ótimas listas, porém Superman é melhor que os três concorrentes de longe…
    Concordo que não faz muito sentido compará-lo a musicais, mas considerando a qualidade da adaptação para o cinema, a influência posterior nos próprios quadrinhos de onde veio… Não dá para ter muita dúvida.

  • Anna Lavigninha

    Simplesmente adoro esses filmes. São os melhores… Alguns filmes de hoje em dia são tão imprestáveis…

busca

confira

quem?

baconfrito