Clássicos da Sessão da Tarde – Meus favoritos (Parte I)

Clássico é Clássico segunda-feira, 11 de maio de 2009

Baseado nesse excelente post do Não Salvo, resolvi mostrar minhas escolhas (com suas justificativas, é claro) na coluna de hoje.
A dinâmica é simples: quatro filmes concorrem e apenas um deles pode ser escolhido. O mais interessante nisso é que não será um simples Top, teremos tanto situações onde só filmes excelentes estarão concorrendo enquanto em outras apenas filmes muito ruins (que ainda sim, matávamos aula para assistir).
E que a nostalgia comece!

sessaodatarde1
Curtindo a Vida Adoidado x Indiana Jones – Os Caçadores da Arca Perdida x Meu Primeiro Amor x Os Goonies

Apesar de só ter pesos-pesados (Meu Primeiro Amor um pouco abaixo dos outros), a escolha aqui foi fácil: Curtindo a Vida Adoidado é um dos melhores filmes já feitos. Unindo o protagonista carismático, marca de Indiana Jones, aos personagens inesquecíveis, assim como Os Goonies, o filme nos mostra uma aventura pela qual todas nós passamos: matar um dia de aula. Além disso se trata da obra síntese do que significou a Sessão da Tarde para toda uma geração.
Save Ferris!

sessaodatarde2
Gatinhas e Gatões x Clube dos Cinco x Namorada de Aluguel x Karatê Kid

Muita gente vai querer me crucificar por não ter escolhido Karatê Kid, mas o filme de John Hughes (o mesmo diretor de Curtindo a Vida Adoidado) discute grande parte dos medos e problemas que passamos pela juventude. Sejam relacionamentos amorosos ou com os pais, dificuldades com bullys ou para manter a imagem de popular – nenhum assunto passa em branco nessa obra, que com certeza ajudou muita gente a se conhecer melhor

sessaodatarde3
De Volta Para o Futuro x Quero ser Grande x Te Pego Lá Fora x 10 Coisas Que eu Odeio em Você

Ah lista do capeta! Apenas filmes excelentes – seja o “novato” 10 Coisas… com nosso finado Heath Ledger ou o “épico” Te Pego Lá Fora. Mas são os filmes protagonizados por Tom Hanks e Michael J. Fox que os grandes astros. Além do carisma de ambos os atores (o que inclusive resultou na primeira indicação ao Oscar para Hanks) – é o roteiro, o grande trunfo desses clássicos, sendo inclusive indicados ao careca dourado de Melhor Roteiro Original (marca registrada de muitos grandes filmes da Sessão da Tarde, como Um Tira da Pesada e Crocodilo Dundee). Tendo essa difícil decisão em mãos optei por De Volta Para o Futuro, que além de contar com Cristopher Loyd, interpretando o marcante Dr.Brown – iniciou uma das melhores trilogias da história do cinema. Como prêmio de consolação fiquem com a mais famosa cena de Big (no original).

sessaodatarde4
Debi e Lóide: Dois Idiotas em Apuros x Parque dos Dinossauros x Os Garotos Perdidos x As Patricinhas de Beverly Hills

Todos filmes manjadíssimos – então nada mais justo que escolher uma das obras mais repetidas da televisão brasileira. E mesmo 15 anos depois de seu lançamento, os dinossauros de Jurassic Park ainda impressionam e alimentam os sonhos de todos que assistiram essa obra do Spielberg.

sessaodatarde5
Quatro Casamentos e Um Funeral x Férias Frustradas x Loucademia de Polícia x Esqueceram de Mim

Desde a primeira vez que vi esta disputa, não tive dúvidas que minha escolha seria a comédia dos policiais. Mas na hora de escrever me rendi ao filme que rendeu uma fortuna a Macaulay Culkin que se fixou no imaginário de todas as crianças. Eu tenho certeza que até hoje vocês ainda pensam em preparar armadilhas caseiras com bolas de gude e latas de tinta.

sessaodatarde6
Negócio Arriscado x Um Morto Muito Louco x Procura-se Susan Desesperadamente x Os Caça- Fantasmas

Ignore o terceiro filme – ele não é nada comparado a seus competidores. Outra escolha complicada, mas não tem jeito: Ghostbusters é um dos filmes mais divertidos já feitos. Com um elenco que contava com Bill Murray, Dan Aykroid, Rick Moranis e Sigourney Weaver, o clássico também eternizou uma das músicas mais legais EVAH e que vocês podem acompanhar abaixo. Como bônus também o vídeo da dancinha de Tom Cruise em Negócio Arriscado.

sessaodatarde7
Máquina Mortífera x Sociedade dos Poetas Mortos x K9 – Um Policial Bom Para Cachorro x Top Gun- Ases Indomáveis

Devo confessar que acho o filme de Tom Cruise um PORRE. E como K9 e Máquina Mortífera são filmes bons, porém, não ótimos – minha escolha foi o melhor filme de Robbin Willians. Dirigido por Peter Weir (do espetacular Show de Truman e do bom Mestre dos Mares) a obra ficou marcada por sua frase síntese: CARPE DIEM. Coisa que faziamos, matando aula para assistir Sessão da Tarde.

sessaodatarde8
Corra Que a Polícia Vem Aí x Um Príncipe em Nova York x Edward Mãos de Tesoura x O Rapto do Menino Dourado

Essa lista está me saindo desafiadora. Foram minutos de reflexão para chegar a uma conclusão. Dois clássicos de Eddie Murphy, a fábula gótica de Tim Burton ou uma das melhores comédias de Leslie Nielsen? Acabei optando por homenagear o último – Nielsen é sinônimo de Sessão da Tarde. Além disso o ator negro será lembrado mais a frente – por seu melhor filme, diga-se de passagem.

sessaodatarde9
Aventureiros do Bairro Proibido x Duro de Matar x 48 Horas x Tudo Por Uma Esmeralda

Por mais que o filme de Kurt Russel tenha marcado a infância de muitos, a obra que nos apresentou o eterno John McClane merece todos os créditos. Sinônimo de ação, este é o filme que lançou Bruce Willis ao estrelato. E sejamos justos: diferente da maioria dos atores do ramo Willis é carismático e sabe (mesmo que de forma apenas razoável) atuar.

sessaodatarde10
Coração de Cavaleiro x Um Tira da Pesada x Caçadores de Emoção x Rambo

Não querendo menosprezar os bons candidatos, nada se compara ao grande clássico de Eddie Murphy. Divertido e versátil, é inexplicável como esse bom ator se perdeu em péssimas “comédias”. E se esperávamos que voltasse a sua boa forma depois da indicação ao Oscar por Dreamgirls, resta uma esperança: Um Tira da Pesada 4 está por vir.

sessaodatarde11
Rocky – Um Lutador x Alien, o Oitavo Passageiro x Predador x E.T.:O Extra-Terrestre

Lista desleal. Como escolher entre tantos grandes filmes? Até o descerebrado Predador é divertidíssimo. O que falar então dos premiadíssimos filmes sobre criaturas espaciais? Por mais que eu não concorde com a Academia (que lhe premiou com o Oscar de Melhor Filme, ao invés do superior Rede de Intrigas), Rocky e sua música tema (que você podem conferir) abaixo nos trazem lembranças que só um verdadeiro clássico da Sessão da Tarde poderia proporcionar.

sessaodatarde12
Footloose x Superman – O Filme x Flashdance x Dirty Dancing – Ritmo Quente

Esqueçam o bobo filme do homem cueca – são os grandes musicais dos anos 80, os verdadeiros clássicos. E entre todos, é Flashdance quem rouba a cena. Apesar de todos terem músicas inesquecíveis, é a cena em que Jennifer Beals se apresenta ao som de What a Felling (que ganhou o Oscar de melhor música), que me faz ter inveja de quem viveu essa época.

E por trazer a todo tipo de público obras como essas, que eu falo, em tom de seriedade, que a Sessão da Tarde (assim como em menor escala, o Cinema em Casa) foi um dos melhores programas que já passaram na TV aberta brasileira. É uma pena que cada vez menos bons filmes estejam na grade da emissora.
Bem, para não me alongar muito, acabarei a lista semana que vem.
Enquanto isso, deixem suas escolhas, opiniões e justificativas. Vamos fazer disso uma lembrança aos velhos tempos, quando não apenas bons filmes, como também grandes seriados (Trapalhões, Chaves, Barrados no Baile…) inundavam nossas tardes.

Leia mais em: , ,

Antes de comentar, tenha em mente que...

...os comentários são de responsabilidade de seus autores, e o Bacon Frito não se responsabiliza por nenhum deles. Se fode ae.

busca

confira

quem?

baconfrito