Clarice Revisitada

Antípodas da Mente sexta-feira, 04 de dezembro de 2009

Pois é, minha gente.
Uma de nossas melhores escritoras, se não for a melhor, acaba de ganhar Mais Uma Biografia, desta vez publicada aqui no Brasil pela Cosac Naify.

Você, leitor assíduo e fã de Clarice Lispector (Que eu tenho certeza que você é), pode primeiramente pensar que estamos falando do mesmo blá blá blá de sempre.
Aquela coisa toda de família ucraniana refugiada aqui no Brasil, casamento com diplomata, vida de dona de casa, câncer e fim.

No entanto, vale a pena lembrar que esse livro foi publicado, também neste ano, originalmente em INGLÊS.
O que significa, caso ainda não tenha caído a ficha, que o livro foi publicado por um pesquisador AMERICANO.
O que significa que é a Primeira Vez que um pesquisador e ensaísta estrangeiro tem qualquer tipo de interesse não só pela Clarice Lispector, mas por escritoras brasileiras de forma geral.

Além disso, o livro elucida fatos que talvez tenham sido deixados de lado nas biografias anteriores, talvez acadêmicas demais; como a história do estupro sofrido por sua mãe na Ucrânia, sua doença e morte posterior, as dificuldades de uma família judia exilada em plena Segunda Guerra mundial e Estado Novo.
Não só isso, o autor Benjamin Moser escreve com a Paixão de um Fã, algo que tem se tornado raro entre os críticos brasileiros.
Sentimos, junto com o escritor, um prazer e uma espécie de Redescoberta da Clarice durante a leitura de sua biografia.

A edição também é mais um excelente trabalho da figurinha premiada que é a Cosac Naify, sempre com projetos incríveis para suas publicações.

Para quem é fã da escritora, para quem ainda não conhece muito, para quem é curioso, para quem gosta de ver gringo chupando nossas bolas, para quem está entediado, e para quem caiu de gaiato aqui escrevendo Clarice no Google (Querendo achar aquela atriz pornô famosa), eu indico fortemente.

Clarice,


Why The World – A Biography Of Clarice Lispector
Ano de Edição: 2009
Autor: Moser, Benjamin
Número de Páginas: 648
Editora: Cosac Naify

E lembrando:

Se você é ou acha que é escritor e gostaria de ver seu conto, poema ou crônica publicada aqui, mande um e-mail para thiago@baconfrito.com.
Eu vou analisar sua “peça artística”, responder seu e-mail, conversar sobre ela e, se eu realmente gostar, ela vai aparecer aqui!

Leia mais em: , , , ,

Antes de comentar, tenha em mente que...

...os comentários são de responsabilidade de seus autores, e o Bacon Frito não se responsabiliza por nenhum deles. Se fode ae.

busca

confira

quem?

baconfrito