Capas

Nona Arte quarta-feira, 29 de julho de 2009

Elas são grandes, belas e inúteis. Um acessório bastante comum a muitos protagonistas de HQs que, na maioria esmagadora dos casos, não serve de nada, NADA!

Sim, falo das capas que adornam os uniformes e costas de tantos personagens por aí. Vejamos quem tem: Superman, Batman, alguns dos heróis de Watchmen, Capitão Marvel, uma porrada de mutantes em X-Men… até mesmo Morpheus usa uma capa!

Mas, se você parar para pensar, para quê diabos a maioria deles precisa disso? Para nada, absolutamente nada! Com algumas exceções, capas são itens absolutamente desnecessários, chegando, em algumas situações, a atrapalhar/findar sua vida de combatente do crime. Alguém se lembra de como morreu o pobre Dollar Bill, de Watchmen? Enforcado na própria capa, numa porta giratória ao tentar impedir um assalto a um banco. Sem falar que, numa luta, fica muito mais fácil jogar o adversário pra casa do carvalho. Basta agarrar aquela borboleta esvoaçante pela capa, girar umas cinco vezes ao redor do próprio eixo e soltar. YOU WIN.

Mas, se a mesma tiver alguma utilidade, como planar (Caso do Bátimã), defesa (se for de Kevlar ou algo assim) ou, no caso de seres superpoderosos, transformá-la em alguma coisa mais útil. Mas, para que diabos o Cuecão precisa de uma capa, se ela consegue voar sem ela? Para que o Magneto, o Caçador de Marte ou mesmo o Doutor Destino precisam de uma maldita capa? Apenas visual.

E como esta coluna de hoje está com uma qualidade deplorável, vou terminando por aqui. Até a próxima semana.

Leia mais em: , , , ,

Antes de comentar, tenha em mente que...

...os comentários são de responsabilidade de seus autores, e o Bacon Frito não se responsabiliza por nenhum deles. Se fode ae.

  • Fillipe

    É, certos casos a capa é tudo (ou quase)… O que dizer do Spawn? Ahá! Te peguei, hein?

    Mas é válido esse assunto sim… As capas servem só pros super-heróis parecerem maiores, e se auto-afirmam perante os pobres mortais, algo tipo: “Eu sou superior! Tenho uma capa e vocês não!”… Como se levantar carros, subir paredes e fazer a Terra girar ao contrário não resolvesse essa questão… Mas acredito que seja mais golpe comercial mesmo. Afinal, como as crianças poderiam brincar de super-herói se não desse pra colocar a cueca por cima da calça e usar um lençol ou toalha em volta do pescoço?

    Pra finalizar, vale a pena a cena d’Os Incríveis, onde a estilista das roupas dos heróis (personagem fantástica) faz todo um estudo sobre as roupas dos heróis (incluindo capas). Recomendo.

  • dervecna

    É um lance parecido com os colants. Para que diabos usar uma roupa que deixa a vista cada parte do seu corpo de forma que o inimigo saiba exatamente onde acertar?
    Ou aqueles alvos escrotos no peito?

    Interessante que em “Cavaleiro das Trevas” [1 e 2] pensaram em todos os detalhes do uniforme do batman. Sim, nesses detalhes inúteis. Exceto na cueca de couro por cima da calça, que acho que é só fetiche mesmo. [Infância perturbada, pais assassinados, combater o crime… sabe como é, isso leva a algumas parafilias. Normal.]

    No caso, o “alvo” do Batman é uma placa de metal, que o protegeu de uma bala. Ele mesmo cita que este é o motivo de usar um alvo no peito.
    A capa, ele usa como arma, se não me engano no cavaleiro das trevas 2. No CdT1, isso faz parte do aspecto imponente do personagem, naquela cena memorável em que Gotham está totalmente às escuras pelo pulso magnético e ele montado em um grande cavalo salva a cidade do caos.
    Por fim, os colants são a marca da revolução mostrada no fim de CdT2 onde os heróis ressurgem e a população se vira contra Brainiac e Luthor.

    Achei interessante ressaltar esse lance bem pensado.

busca

confira

quem?

baconfrito