Cabal Online – A Revolução da Ação (PC)

Games terça-feira, 18 de novembro de 2008

Entendam uma coisa, Cabal NÃO é jogo pra quem quer ficar uma hora por dia jogando. Existem CALABOUÇOS que duram MUITO MAIS do que isso.

Cabal é um jogo com alguns diferenciais de outros MMORPGs, começando pelo que você deve upar. Você pode upar Skill, Honra e Level. Além disso, ao contrário de muitos Role-Plays por aí, você não pode evoluir de classe no Cabal. Em compensação, a cada dez leveis, você pode upar um grau de classe, que te dá bonus de ataque/def/mágica/etc, novas habilidades especiais, itens, entre outros.
O mundo de Nevareth(local onde a estória de Cabal se passa), é repleto de quests, sendo que ao todo são mais de 1000 quests, divididas em quest de estória e normais.

Calabouço Torre dos Mortos 1º SubSolo (clique nas imagens para ampliar)

Outro grande diferencial do Cabal é o sistema de batalha/guerra. Nesse jogo é possível escolher quem defender, Capella(Não, você não vira religioso por escolher capella como nação) e Procyon. Você escolhe a nação quando é muito viciado e um nerd gordo quando vira lv 95 e está com suas quests de estória em dia. Você deve fazer as quests das Nuvens de guerra, e escolher defender uma nação. Depois disso, vai poder entrar no canal Tierra Gloriosa, onde acontecem as guerras oficiais, que é dividido por leveis, sendo que existe o de Lv 95 ~ 129, 130 ~ 149 e 150 ~ 170, você poderá ver o nome de seus aliados no canal de guerra(Canal 20(Guerra)) e em mapas de guerra(o nome de pessoas da nação inimiga e nulos irá aparecer em símbolos), além de ganhar um bônus de 10% exp, skill exp e drop por 1 semana se sua nação ganhar a guerra das 20:00 em Tierra Gloriosa 150 ~ 170. Os canais Tierra Gloriosa abrem de 4 em 4 horas, sendo que esse ciclo começa as 00:00 todos os dias.

O legal desse jogo é que, se você leva os MMORPGs a sério, no Cabal você vai clamar por força, se apegar ao seu personagem, e gastar horas e mais horas jogando. Outra coisa legal dele, é que o jogo acaba FORÇANDO você a arranjar uma guild e amigos, sendo que existem calabouços para grupo, que até são acessíveis sozinho, mas em grupo, se ganha um bônus de experiência e se conclue o calabouço mais rápido.

Guerra no canal Tierra Gloriosa 95 ~ 129

Cabal também tem um calabouço exclusivo, chamado Arena do Caos, onde você e mais alguns jogadores entram, de acordo com o level permitido, usando uma chave, de acordo com o horário em que a Arena do Caos abre.Quanto mais forte seu personagem, mais cara aquela porra de chave fica, e mais fortes são os monstros da arena.

Se você é um puto que tem preguiça de treinar não tem tempo para treinar, no Cabal existe os Fantoches de Treinamento, “monstros” com MUITA vida e MUITA defesa que se encontram em cada uma das 3 cidades iniciais, e servem para treinar skill. Porém, nos fantoches de treinamento é possível treinar APENAS 30% de cada Rank(um rank de skill é um “grau de skill”, você pode checar quantos leveis de skill faltam para avançar um rank apertando a tecla K, dentro do jogo), e além disso Cabal conta com um ótimo sistema de comércio, sendo que tem um canal exclusivo pra isso, e uma ferramenta que possibilita criar-se lojas e deixar itens vendendo sem a necessidade de ficar na frente do computador.

Gameplay de Cabal Online

Finalizando, Cabal Online REALMENTE é um jogo cheio de ação, com vários mapas, um ótimo sistema de batalha/guerra e quests até cansar(na verdade, até o level 110). Ele tem gráficos lindos, quase sem “quadriculados”, realmente muito bons e “brilhantes”, ao contrário de certos jogos meios escuros. Cabal é um jogo onde 1% de alguma estatística qualquer pode fazer a diferença, com classes muito diferentes umas das outras e eventos constantes. Muita gente reclama da GameMaxx e do trabalho que ela faz com Cabal Online, por causa da superlotação de servidores, principalmente os de guerra, e pelo comércio do Cabal ter entrado em crise, mas na minha singela opinião, ela faz um ótimo trabalho, com GMs sempre atendendo no Canal 2(Iniciantes) e vários eventos, tanto Onlines como Offlines, sempre divertindo os jogadores.

Cabal Online – A Revolução da Ação


Plataformas: PC
Plataforma Avaliada: PC
Lançamento: 2007
Distribuído por: Gamemaxx(Brasil)
Desenvolvido por: EstSoft
Gênero:MMORPG, Ação
Site Oficial: Cabal Online

Leia mais em: , , , ,

Antes de comentar, tenha em mente que...

...os comentários são de responsabilidade de seus autores, e o Bacon Frito não se responsabiliza por nenhum deles. Se fode ae.

  • Renan

    Véi, nem me dei ao luxo de ler isso, quando li o título Cabal blablabla já pulei logo para os coments.
    Tipo, eu não gosto de Cabal, sério, acho que o jogo é ultrapassado assim como Rag e outros.
    E Cabal já existe desde 2006 (versão koreana, na qual eu joguei, claro que com traduções em inglês).
    Porque que eu acho Cabal ultrapassado? simples, o jogo não usa o sistema “live map” assim como Lineage 2, Perfect World, ZerA Online, e outros…
    Agora, uma coisa eu tenho que relevar no Cabal que é o sistema de combos através das skills, pra mim apenas isso chama a atenção no jogo, de resto, jogabilidade, gráficos e movimentação é extremamente TOSCO.
    Bom, cada um tem seu ponto de vista certo!?
    Não estou desmoralizando ninguém porque gosta do jogo, mas sim porque acho um jogo fraco para competir com os mais antigos que ele que foram evoluindo.

  • junnin

    @Renan
    Cara, muitos MMORPGs são falhos EXATAMENTE por causa do sistema “live map”. Eu gostei MUITO de PW, mas ODIEI o sistema de mapa dele. Além do sistema de NPCs, mas isso é outro post. No PW, as cidades são mal-delimitadas, você nem sabe onde você tá direito, mesmo olhando pro mapa, tirando que você aprender a jogar sendo noob, em PW, é um saco. Pelo menos era no OB, mas traumatizei e parei de jogar, talvez eu volte…

    Quando aos gráficos… Cara, Cabal tem SIM gráficos lindos. Deixa a desejar um pouco nas skills, que podiam ter um pouco mais de “cor”, mas os gráficos são lindos. Nunca gostei muito de MMORPGs “Dark”, onde você mal enxerga o seu personagem, e no Cabal, os gráficos são bem claros e lindos. Jogabilidade do Cabal, só falha muito na hora de andar, principalmente pelo wasd.

    Acho que ainda temos muito o que evoluir pra ter um MMORPG free com um live map que preste. Aliás, comparar Cabal com LineAge é sacanagem, véi. É tipo comparar Corsa com Ferrari. Pelo menos não disse WoW….

  • Esse foi o primeiro jogo desse tipo ae (os tais MMXYOZRSIG123UMMVG) que eu gostei um pouco, porque nele eu tenho que apertar um botão pra bater e não ficar só clicando com o mouse. Também achei os gráficos bem feitos mesmo já tendo visto coisas melhores no meu PC. Só que mesmo assim, como não tenho muito saco pra essas coisas, bastou eu começar a jogar Devil May Cry que eu esqueci que tenho ele instalado. Aliás eu já disse, o dia que tiver um DMC ou Zelda online com a mesma jogabilidade dos originais ae sim eu terei vontade de jogar alguma coisa online.

  • Sagara

    Cabal é um jogo bom, Fato.
    O unico problema é que eu sou um vagabundo-mor e joguei até enjoar (nem cheguei ao lvl 50). Mas o jogo em si é bem feito (E PQP! Quanta quest chata)

  • Friederichs

    Graficos lindos não…
    Bem feito até que vai, mas lindo é de matar!
    O jogo é legal, não tem muito que reclamar, ainda mais se você lê as falas dos npcs e acompanha a história.

    No geral ele é legal de jogar, mas nada de muito inovador. Ainda prefiro jogar rpgs offline.( Fallout 3 – quero ver alguem achar algo melhor)

  • Cabal é maneiro, por acaso baixei esses dias para testar e gostei muito.

    E Fallout 3 é foda, só que mais foda ainda é um pc para rodar aquilo bem, na minha 8600Gt no medium chorando.

  • Java

    nunk cheiguei a jogar pq nunk testei se minha lata velha suporta o jogo.. mas costumava fikar olhando videos e sei que eh um joguin from hell

  • junnin

    @Tchulanguero

    Cara, Devil May Cry é foda, também, mas pra um MMORPG Cabal já tá ótimo de jogabilidade, tirando os pontos que já citei, e que os personagens não pulam/voam.

    @Sagara
    Orra, se joga até enjoar e não chega no lv50? o.o’

    Mas, bem, TODO JOGO ENJÔA, isso não é só um ou outro, só que uns enjoam mais rápido, outros demoram. Também depende do tempo que você tem pra dedicar a isso, e tals.

    @Friederichs

    Poww, o gráfico é lindo sim *-*
    Existem MUITO melhores, mas o do Cabal é muito bom, cara.

    Eu odeio RPGs offline, sempre fico entediado. Apesar de que alguns eu até gosto.

    @Java

    No site oficial tem os requisitos pra se rodar Cabal, véi.

  • Renan

    @junnin
    Pois é, PW é ruim mesmo no começo, mas qualquer um que já é experiente não só apenas em MMORPGs mas em RPGs como Final Fantasy (7,8,9…) aprende fácil.
    Eu por exemplo jogava PW com tudo em japones quando nem havia planos da LUG traze-lo para o Brasil e me dava muito bem com o jogo e as quests, bom mas essa é outra história…
    Agora Cabal ter gráficos lindos, você apelou um pouco… Até Guild Wars que usa uma engine muito mais leve que Cabal tem gráficos melhores, véi!
    Guild Wars só é estragado pelo fato do sistema de mapas que é o mesmo, porém a AI dos mobs e jogabilidade do jogo é incrível.

    Bom, aqui fica um joguinho que mal posso esperar o lançamento, venho acompanhando o desenvolvimento do jogo já tem 4 meses, pelo que disseram, no segundo semestre de 2009 ele sera lançado ou no primeito trimestre de 2010, mas vale a pena esperar, pois ele tem uma jogabilidade inovadora e gráficos que realmente você pode dizer “incrível, véi!”, mas tudo isso graças a uso da nova Unreal Engine.
    Aqui o link do jogo caso queira estuda-lo também, Blade and Soul.
    http://bns.plaync.co.kr/

  • joao

    cabal é realmente muito massa.pena que meu pc é uma DESGRAÇA DA TECNOLOGIA.

  • Leef

    eu prefiro priston tale que cabal.
    Não que isso seja uma ofença, jogo priston até hoje. Para o primeiro rpg totalmente 3d online os graficos continuam bonitos até hoje, superando em muito jogos mais atuais pelo simples Bom gosto artistico dos cenarios e personagens. Ele não e´todo brilhante e cheio de efeitos mas é feito com bom gosto e capricho, isso faz com que mesmo antigo ele continue sendo bonito.

    Fora isso, o dia que tiver algum mmorpg com a mesma jogabilidade de GunZ online, aka The Duel, ai vai valer a pena jogar =P the duel seria perfeito se não fosse por rounds / fases….

  • junnin

    @Renan

    Cara, eu não sou tão experiente assim, mas até que considero experiente, e me perdi. Mas o jogo continua sendo bom.
    Já conferi esse jogo que você passou, e pelo jeito vai ser bom mesmo, com uma jogabilidade ótima, e gráficos então. Só achei aquelas “asinhas” que o cara ganha no começo meio, GAY!
    @joao

    orra, joao, eu te entendo, véi, eu LOUCO PRA JOGAR CABAL no meu pc velho, e não rodava, era foda =/

    @Leef

    Véi, juro que tentei jogar Priston, mano, mas, tipo, não é só pelos gráficos, é um jogo um pouco chato, também. Além disso, a equipe que cuida do servidor brasileiro teve muito descaso.

  • Java

    @junnin

    soh de olhar os videos eu ja me desanimava pois sabia que mesmo que por algum milagre minha placa de video rode cabal ou ela keima em meia hr ou fika um lag filadaputa…

  • OOOOOOOOOOORRÔÔÔÔÔÔÔÔÔÔÔ!

  • Axelll

    Cabal é muuuuuuuuuuuuuuuuuuito show!!!!!!!!
    Quem diz que não, não pegou uma guerra de guildas,muito menos uma de nações XD
    Flwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwww

  • douglas

    jogo muito mais irado

  • porra cabal nei tem comparacao com os outros….
    e muiiiiiiiito irado…
    vlw…
    um braço a todos q gosta do cabal…

  • Diego

    lembrando q nao é 1 jogo pra quem nao gosta do famoso lag

    pq ele rola solto^^

busca

confira

quem?

baconfrito