Bora organizar um clube?

Livros segunda-feira, 01 de agosto de 2011

Estava (Ou “estou”) eu aqui pensando num bom tema para o texto, quando me lembro de uma “antiga” brincadeira que costumava rolar na escola, entre mães de “amiguinhos” e entre donas de casa mal comidas: O clube do livro (Ou “clube de leitura”, como quiserem). Sim, eu sei que estão todos pouco se fodendo para o assunto e que os poucos que continuam lendo isso aqui só o fazem por curiosidade mórbida, mas vale a tentativa.

 A cada minuto que passa, a ideia parece pior.

Então, é a primeira vez que eu me disponho a perder tempo com algo do tipo, principalmente sabendo que não dará resultado nenhum e, por causa disso, começarei de leve, deixando vocês escolherem como será feito esse clube (Ou quase). Antes de tudo, eu sei que algo desse tipo seria muito mais legal se pudéssemos nos reunir de verdade, num local agradável, tipo um café ou um pub, para beber qualquer coisa e falar merda sobre o livro e seu respectivo autor (Ou autora), mas isso não é possível, logo, a coisa funcionará da seguinte forma: Escolherei um dia do mês (Todo dia 10, por exemplo) para liberar uma lista de 3 ou 5 livros, para que até dia 15 (De novo, “por exemplo”) os interessados em participar votem em qual livro acham melhor, dando inclusive sugestões de livros para a próxima lista.

A partir da data de escolha do livro, vocês terão 1 mês para lê-lo, ou seja, se o livro foi escolhido dia 15, vocês terão até o dia 15 do próximo mês para ler o livro. Eis a parte em que quero a ajuda de vocês: Não sei se crio um chat, um blog, uma página, etc. para discutir sobre o livro ou se falo para todos mandarem suas opiniões via e-mail para mim e faço um post com estes e-mails, fazendo comentários sobre eles e abrindo para uma discussão nos comentários. Pessoalmente gosto mais do primeiro, quem sabe até criando uma nova “subdivisão” aqui no Bacon, mas farei como vocês preferirem (Aproveitem, não é sempre que rola algo desse tipo por aqui).

Enfim, se essa ideia for pra frente, a escolha dos dias, dos livros, do sistema de discussão, enfim, praticamente tudo será por escolha de vocês, sendo que minha participação será simplesmente a de “mediador”, enchendo o saco também, é claro, mas de forma geral, só impedindo ou não que vocês se matem por achar que Nietzsche é melhor que Orwell. Enfim, nesse primeiro post, digam aí nos comentários se querem ou não levar essa coisa para frente (Eu já sei a resposta, mas digam mesmo assim), quais dias seriam melhores para organizar a coisa toda e já coloquem a indicação de algum livro, independente do estilo, tema, tipo, etc. (Mas lembrem-se que não adianta falar um livro estúpidamente raro/desconhecido/caro, já que mais ninguém irá sequer achar o livro para ler). Boa sorte para mim todos nós.

Leia mais em: , , ,

Antes de comentar, tenha em mente que...

...os comentários são de responsabilidade de seus autores, e o Bacon Frito não se responsabiliza por nenhum deles. Se fode ae.

  • Gabriel

    Moleza, dá pra fazer em forma de tópico, acho mais apropriado, chat vai limitar muito, faz um tópico com 3 dias de duração para as devidas discussões e sejam felizes. Ademais, 30 dias é foda, muito tempo, dá pra ler algo bem sossegado em 15 dias, a não ser que um retardado indique Guerra e Paz ou O Capital.

    Também seria legal fazer com filmes, mas daí é outra história.

    15 dias, tópicos sobre cada livro, enquetes para votação de quais livros. Dia? Qualquer um, o que importa é prazo. Aliás, estamos na internet, dá pra achar (quase) qualquer ebook em português e praticamente TUDO em inglês.

    Pra encerrar: Sartre > Nietzsche.

  • Bernardo Traad

    Eu leio sempre o Bacon pelo feed e acho uma idéia muito boa. Esse seu esquema de datas acho que funcionaria, mas pra discussão acho que seria uma boa o Google Wave (que apesar de ninguém usar é bem interativo), ou então criaríamos um grupo privado no Facebook, acho que funcionaria bem também. De qualquer forma, se rolar eu tô dentro.

  • Anônimo

    Legal a ideia.. creio que ficaria mais fácil a organização de algo do gênero dentro de um fórum, onde cada livro teria seu tópico e ficaria mais difícil de ficar tudo bagunçado e/ou perdido.

    Quanto à escolha dos livros, seria útil se aquele que o sugeriu pudesse, também, disponibilizá-lo em .pdf, já que nem todos teriam como correr atrás de comprar e não é em todo lugar que há bibliotecas sequer razoáveis.

    Uma coisa que talvez fosse interessante seria, ao invés de jogar livros soltos, fazer algo mais “temático”. Embora isso fosse viável talvez mais pra frente, quando (e caso) a ideia se consolide.

    Como sugestão, deixo o que eu chamo particularmente de “Trilogia Distópica” (meio besta, eu sei): 1984, Admirável Mundo Novo e Fahrenheit 451. Não que alguém vá topar lê-los em um só mês, claro.

  • Anônimo

    acho uma iniciativa legal :) podiam debater a trilogia da Fundacao do Asimov que recentemente saiu com uma edicao muito bacana hm

  • Brenno Duarte

    Muito boa a idéia!! acho q o ideal seria criar um chat onde todos pudessem discutir sobre os livros.

    eu estou lendo no momento um livro chamado Anatomia de um Crime, do Robert Traver… até o momento o livro está bastante interessante

  • Amei a ideia e sempre quis fazer algo do tipo, só que meus amigos não quiseram levar pra frente e fiquei sem os outros membros do clube, e sem membros fica meio difícil haha Acho interessante porq assim conhecemos mais livros e damos chances de ler títulos que antes não nos chamariam atenção, além de quando debatemos vamos notando coisas que passaram despercebidas na leitura. Gostei da ideia de fazer um chat, seria legal se a discussão começasse de noite, pelo menos pra mim assim fica possível, além de poder juntar pessoas de mais lugares, né? (:
    Realmente espero que funcione, vamos lá geente, animem-se!

  • Que tal A Ilha? Ou Admirável Mundo Novo? Ou mesmo as Portas da Percepção?
    Aí já aproveito minha fase Huxley. :P

  • Jade Zamarchi

    Muito bom! Eu me interesso muito e acho uma forma ótima de “se obrigar” a ler, pois particularmente confesso que não leio mais por pura preguiça, e por lógica, uso o tempo livre me dedicando à pesquisas sobre cinema (e vendo filmes). Com um objetivo comum fica mais estimulante (sem piadinhas! haha).
    De qualquer forma, eu indicaria o facebook com um grupo fechado. Lá cada postagem pode gerar seus próprios comentários sem causar confusão, podemos compartilhar todo tipo de coisa como um fórum qualquer, etc. Digo isso pois a maioria aqui deve ter facebook e purfavô mais um login e senha na minha vida não (imagino eu que o fórum seria com cadastro).
    E por fim, eu indicaria “Operação Cavalo de Tróia” que dá uma discussão quente, mas por ser uma série (e não concluída) é complicado.

  • K_

    Sua iniciativa não pode ser bem-sucedida. Prepare-se para ser deletado.

  • Só gostaria de lembrar os leitores de que esse texto expoe uma opinião pessoal do autor e de forma alguma reflete a mentalidade do site. Nós não queremos fazer um clube de donas de casa desocupadas. Nós só esperamos que vocês morram. Grato.

  • Loney

    Devo admitir que estou feliz mas ligeiramente assustado com a quantidade de gente que topou participar.

    Cês falaram de um grupo fechado no Facebook e de fórum (além do chat) e o Bernardo falou do Wave e logo em seguida deu o motivo para não usá-lo. O problema é realmente como fazer, já que já tenho umas ideias de livros e da organização quanto aos dias (mas ainda ficaria à cargo de vocês decidirem o tempo necessário para leitura). Pensei também num grupo no Livreiro (http://www.olivreiro.com.br/), mas fui lá testar e tem muitos bugs, infelizmente, já que é uma plataforma pronta exatamente para isso.

    O Gabriel falou da questão “achar o livro” e o rud_eric falou de disponibilizar o PDF no post. Bem, obviamente que uma das propostas é apresentar novos livros para os leitores, mas ao menos nas primeiras vezes, não seriam livros tão difícieis e achar, coisa de “já alugaram na biblioteca” no máximo. Não posso disponibilizar o PDF por dois motivos: questões legais e porque o Pizurk não deixa (graças às questões legais), mas nada impede (acho) que os membros do grupo passem o link para os outros já no fórum/facebook/etc/chat/etc.

    O rud_eric também falou de fazer algo temático, e sim, essa é uma das ideias, mas não nesse começo, já que precisa de um grupo “formado” e uma periodicidade na coisa (além do debate sobre o tema).

    Enfim, debatam aí e no próximo post trago mais notícias sobre o assunto.

  • A ideia foi muito boa e os comentários mostram uma animação dos futuros integrantes.
    Em relação ao modo que deve ser realizado e estruturado, infelizmente não poderei ajudar pois me considero um amador na internet
    A única coisa em que posso ajudar seria na indicação de alguns títulos de livros
    Vamos colocar essa ideia para frente
    Um abraço

  • Anônimo

    seria mais simples tambem criar uma daquelas (antigas) listas e discussao e e-mail, o Yahoo oferece um servico bacana desses e eh um espaco muito democratico e facil de ser usado.

  • Michael Greff

    Muito boa essa iniciativa. Eu sempre acompanho o bacon pelo feed e estou disposto a participar desse clube. Na questão do tempo, eu tenho tempo para ler em 15 dias, mas não sei se as outras pessoas teriam tempo suficiente para isso.

  • Ahh, acho uma boa ideia essa do clube, quero participar. Acho melhor 30 dias mesmo, em vez de 15 com tem gente falando, porque tem gente como eu que trabalha e estuda e acaba ficando com tempo limitado pra ler.
    Acho que seria bom pra começar alguma coisa mais clássica, como Machado, que é bem fácil de achar (tem até no Domínio Público).

  • Olaf Q

    Caio dentro também, acho a ideia de grupos do Facebook interessante porque acaba sendo meio que uma junção de um messenger com um fórum (que são duas coisas úteis, inutilizadas por pessoas inúteis), também acho bacana a ideia de o livro ser apresentado em pdf, pra que ninguém fique de fora por falta de grana ou de livraria boa.
    Quanto ao tempo, 30 dias seria melhor porque tem gente que não tem tempo pra nada durante a semana e não vai se matar só pra terminar o livro no prazo.
    Quanto as minhas sugestões a primeira vai pro “Clube da Luta” que além de ser um livro que muita gente já viu o filme então tem ideia que a coisa é fodástica, tem em pdf fácil por aí, e claro, 1984, que quem não leu tá perdendo.

  • Anônimo

    Laranja Mecania (se é que todo mundo ja nao leu esse livro), Farenheit 451 e o ja citado 1984 seriam outras boas indicacoes…

  • Vitor Calliari Rebello

    Postando um pouco atrasado, mas eu aceitaria participar também. Talvez a maior dificuldade será o lugar para as discussões mesmo.

  • VCR

    Postando meio atrasado, mas eu aceitaria participar também.

  • Gente, vamos fazer esse negócio andar logo se não vai acabar o ano e ainda estamos discutindo se vamos ou não formar o fórum. Acho o facebook a melhor ideia até agora, fica restrito aos membros, organizado e dinamico. Que tal já montar o grupo e de lá escolhemos o livro? Também concordo que o prazo seja de 30 dias, pra mim tá bem difícil ler livros extras, uma vez que estou re-lendo os livros que vão cair no vestibular, e como sei que vocs lembram, final de terceiro ano é uma correria.
    Mas sério, se não for criado logo o grupo essa vontade toda vai esfriar e vamos ficar sem as leituras e debates.

  • Renato M. Ribeiro

    Eu gosto muito da ideia, já faz um tempo que eu minha namorada e minha cunhada estamos fazendo algo parecido, mas respeitando os gostos de cada um, mas ficamos horas conversando sobre os livros que lemos no mês ou nos mêses, sem se prender só a um livro, mas abrindo uma conversa sobre leitura em si. Mas fazendo isso de colocar um livro para ler, vai me obrigar, no bom sentido, a achar e conhecer estritores/livros que muitas vezes não dava a mínima. Se nessas conversas abertas já conheci muita coisa, imagina ler muita dessas referências.

busca

confira

quem?

baconfrito