Batman e o medo

Nona Arte quarta-feira, 19 de outubro de 2011

O meu personagem favorito dos quadrinhos é o Batman. Gosto do personagem por completo, mas adoro principalmente o jeito que ele age, o seu método de “mudar o mundo” e a sua visão sobre a sociedade. O Batman é uma criatura do medo, ele age nas sombras punindo e assustando criminosos. Outros heróis preferem combater o crime com um sorriso no rosto, tentando educar vilões, o Batman prefere quebrar alguns dentes e amedrontar criminosos. Está certo isso? Bom, correndo o risco de me chamarem de fascista ou qualquer ista do gênero, vou falar aqui sobre o medo e como ele é um ótimo agente na sociedade, assim vocês poderão entender mais o morcegão.

Uma vez o Batman disse “O medo é um excelente motivador”. Ele está certo classe? Sim, o Batman sempre está certo. O medo é o motivo pelo o qual você faz algo, e também o motivo pelo qual você não faz algo. Confuso? Nem tanto. É por medo de ficar gorda que sua namorada faz exercícios, é por medo de levar uma surra que você não fala pro rato de academia que ele toma bomba. Simples, fazer e não fazer. O Batman é um agente do medo, enquanto a maioria dos heróis tenta salvar o mundo com um abraço apertado, explicando o que fazer e o que não fazer, o Batman age nas sombras, punindo quem está errado, amedrontando criminosos e instilando o medo neles, para que da próxima vez que eles, e também a sociedade, pensarem em sair da linha, eles se lembrem que há punição, porrada, sangue e um morcego gigante quebrando dentes.

 SOC!

Eu arrisco dizer que é por isso que o Batman é bem popular. As pessoas “acreditam” na missão dele. Ora, é muito mais fácil acreditar nisso do que num alienígena de cueca vermelha dando sorrisinhos de escoteiro. Se o Batman usa o medo para dizer o que é certo e errado, o azulão usa um sorriso e inspira as pessoas a serem tãos boa quanto ele. Qual é o certo? Não sei, mas posso dizer que o método do Batman é mais próximo de nós. Exemplifico: Você comia a salada que sua mãe fazia por que era gostosa ou por que ela ameaçava te quebrar os dentes? Talvez um castigo? Ficar sem sobremesa? Hoje é tudo café-com-leite, você não pode dar umas palmadinhas nas crianças que você vira notícia na TV, mas na nossa época era assim, e só piorava na época dos nossos pais. O medo, a punição e o castigo o levavam a não desrespeitar seus pais, a não correr sujo dentro de casa, a tomar banho todo dia. Medo gera respeito. Talvez alguém vomite filosofia e citações aqui dizendo que isso é errado, mas na prática, medo gera respeito.

 Eu não faço mais mãe.

“Isso é um absurdo cara”. Talvez, mas posso ir mais longe em um ponto que vocês irão concordar: Religião. O cristianismo, religião de boa parte da turminha ligada nas paradas, prega uma filosofia de medo. Claro, falam de deus amor, perdão, todos no céu cantando Hey Jude, mas experimenta fazer algo errado que te jogam no inferno (Ou voltando a infância, o famoso “papai do céu castiga”). Criam mandamentos e pecados para te “manter na linha”. Bom, não vou ficar exemplificando aqui, você deve conhecer alguém que só se passa de santo por medo da “punição divina”. Temor a deus.

Lembro que em uma edição do Arqueiro-Verde rola um diálogo mais ou menos “os vilões não tem medo de atacar, eles não tem nada a perder e também sabem que vocês (heróis) nunca irão ultrapassar a linha”. A falta de medo e impunidade torna fácil segurar uma arma e apontar para alguém. A policia não instila medo, ai ela fracassa. Já forças especiais, BOPE e afins são temidos, eles agem diferente e, consequentemente, conseguem resultados diferentes. Você vai concordar com isso, afinal, você comprou o discurso de Tropa de Elite. Você se sentiu bem quando viu o Nascimento espancando maconheiro, você gostou quando viu bandido ser torturado.

 Se cagou todo né, maconheiro?

Por isso eu concordo com o método do Batman de lutar contra o mal, ele não está ali dizendo “Não faça isso, isso é errado”. Ele quer deixar claro que se você fizer algo errado, você será punido. Mas vale lembrar que o morcego só usa isso em pessoas “ruins”. Ele não sai por ai amedrontando toda a sociedade, isso seria muito Sinestro. Enfim, medo é mesmo um ótimo motivador. Olhe ao seu redor, você encontrará medo em tudo. Medo te leva a agir. Fé e esperança fazem você ficar sentado esperando algo melhor, o medo faz você matar um dragão por dia para por um pão velho na mesa de casa. O medo de não ter e de não ser nos impulsiona. O medo de ser castigado nos retrai. Mas não leve isso muito a sério, só estou divagando sobre o Batman. Grande personagem, vocês deveriam ler.

Leia mais em: ,

Antes de comentar, tenha em mente que...

...os comentários são de responsabilidade de seus autores, e o Bacon Frito não se responsabiliza por nenhum deles. Se fode ae.

confira

quem?

baconfrito