As melhores adaptações do cinema

Cinema sexta-feira, 09 de setembro de 2011

Eu já falei aqui antes sobre adaptações de modo geral – e especificamente – e sim, seu tanga, eu curto pra caralho. Acho que inspirações são bem vindas e ter por base algo que já fez sucesso antes é meio caminho andado. Mas, calma, não se irrite! Eu sei que você fez mentalmente uma lista das piores adaptações que já comeram o seu dinheiro no cinema. Mas dessa vez, essa é uma lista das boas e com representantes de todas as classes, tem pra todo mundo #TODOSCOMEMORA: Literatura, HQ, teatro, desenho animado, novel.. não, não, esse último não. De qualquer forma, eu juntei hoje alguns dos melhores filmes que pegaram “carona” em algo que já existia, mas sem a frescura de TOP-alguma-coisa porque eu não tô afim de escutar vocês reclamando depois. Tá?

O Iluminado (The Shining)

Pra começar, nada mais, nada menos que um filme fidaputa de bom. Obra-prima maravilhosa de Stanley Kubrick, um dos cineastas mais perfeccionistas que já existiu. O filme é baseado num dos meus escritores favoritos (Não sei se você notou, mas a minha frase ali.. Ali.. Em algum lugar do Bacon, é dele. Nota do editor: A frase não aparece mais.), o livro O Iluminado de Stephen King. Atuações magistrais, cenas repetidas à exaustão até que ficassem com o tom desejado de Kubrick, resultaram num filme espetacular (Com direito à interpretações abertas sobre o final).

O Silêncio dos Inocentes (The Silence Of The Lambs)

AIMEUDEUSDOCÉU. Esses dias renovei os votos com esse filme genial e li também o livro de Thomas Harris, que deu origem ao longa. Sério, acho que nunca vi um filme tão perfeitamente adaptado. O longa contém cenas inteiras descritas no livro, incluindo as falas. As divergências são mínimas e não atrapalham o desenvolvimento. Naturalmente, se você lê o livro depois de ver o filme, o seu Dr. Hannibal Lecter tem a cara do Anthony Hopkins, porém, a minha agente Clarice Starling é bem diferente da Jodie Foster. Não que seja problema, até porque a atuação dela é sem discussão, mas a personagem simplesmente assumiu outra forma na minha cabeça. Minha única reclamação é: TINHAM MESMO QUE COLOCAR UM CARA VESGO PRA INTERPRETAR O DR. PILCHER?

Laranja Mecânica (A Clockwork Orange)

Outro filmaço, clássico, indicado até pra trabalho escolar. Violência bem explorada e criticada, trazida do livro A Laranja Mecânica de Anthony Burguess. E explorada por quem? Kubrick mais uma vez. Em documentários que assisti, descobri que Kubrick rodava as cenas com o livro em mãos, valorizando a fidelidade. O discurso inicial de Alex é inteiramente trazido das páginas e não há quem não agregue uma visão mais ampla acerca da violência (E de limites) depois de assistir Laranja Mecânica.

Trilogia O Senhor dos Anéis (The Lord Of The Rings)

Aqui, aqui e aqui.

Nem vem que eu li o livro sim! E vou te contar que eu gostei muito da adaptação. Embora eu tenha sentido falta de uns mil personagens. Mas, porra, Tolkien! Quanta coisa, quanta gente, quantos lugares, quantas línguas. É muita coisa mesmo, e felizmente o filme tentou abranger o máximo possível e ficou bacana, dinâmico (DEUSMELIVRE ter que agüentar as muitas páginas do Frodo e do Sam trilhando sozinhos até Mordor em As Duas Torres no cinema). Dá pra dizer ainda que existe meia dúzia de cenas idênticas às relatadas no livro, embora muitas resoluções tenham sido diferentes para que o roteiro pudesse ficar mais redondinho.

Franquia Harry Potter

Tá, vamos esquecer os primeiros filmes. Na verdade eu tenho medo de falar de Harry Potter porque envolve fãs órfãos, um certo ressentimento meu (Que cresci lendo a coleção e me decepcionei com os primeiros filmes) e bem, oito filmes. A redenção veio com o último deles, Harry Potter e As Relíquias da Morte – Parte II, que pra mim foi o melhor de todos, junto com Harry Potter e A Ordem da Fênix e Harry Potter e O Enigma do Príncipe. Acho também que poderiam ter explorado melhor o Mapa do Maroto que rendeu capítulos ótimos e faz parte de um dos melhores livros da série, O Prisioneiro de Azkaban. Mas de modo geral, é uma obra bacana e que vale à pena assistir.

O Poderoso Chefão (The Godfather) – Parte I, II e III

Qualquer homem que se preze deve, ao menos uma vez na vida, ter assistido à trilogia. O último filme é inferior aos demais, mas serve para fechar a história dos Corleone. Baseado no livro de Mario Puzo, o longa é um clássico incontestável com bordões, atuações e cenas que marcaram o cinema e viraram referência através de diversas gerações. Esse é pra ter em casa e assistir mais de uma vez, se possível. Bom até dizer chega!

Dormindo Com o Inimigo (Sleeping With The Enemy)

O filme fez parte da locadora da minha mãe e eu curtia muito rever de tempos em tempos. Trilha sonora marcante, uma história boa e um papel diferente para Julia Roberts. O longa é baseado no romance Dormindo com o Inimigo de Nancy Pride e traz o drama de Laura para se livrar de um marido louco que a espancava (Isso tudo sem a ajuda da Lei Maria da Penha, carcule!). Ela foge e tenta reconstruir sua vida no interior, quando o marido descobre o golpe e resolve buscá-la. Rola uma adrenalina, um suspense e eu recomendo muito!

Blade Runner: O Caçador de Andróides (Blade Runner)

Blade Runner é um filme de ficção científica baseado numa novela do escritor Philip K. Dick. O negócio é ótimo, com questionamentos que fogem dos rasos filmes de ficção comuns. Blade Runner tem certo status de filme cult e com alguma razão, já que foi utilizado até como inspiração na São Paulo Fashion Week. Mas a maior contribuição foi mesmo para o cinema, registrando-se como um clássico e entrando no hall das ótimas adaptações.

Superman – O Filme (Superman – The Movie)

O antigo, óbeveo. Bom, a fidelidade à história original é enorme e carimbou o Christopher Reeves para sempre como Clark Kent. Representante das HQ na lista, mas não fica restrito aos nerds não. Até minha mãe curte, suspira e acha o máximo… O negócio é abrangente, blockbuster dos bão e pegou carona nas revistinhas da DC.

Space Jam: O Jogo do Século (Space Jam)

AEEEEEE!!!! De volta à 1998, você assistindo isso no SBT com o resto da pirralhada, bem feliz comendo pizza. Digno representante das adaptações vindas de desenhos animados, Space Jam misturou desenho animado e atores de verdade (Assim como o também adaptado, mas de um livro, Uma Cilada Para Roger Rabbit de 88). Filme divertido que trouxe muito do nonsense dos desenhos, marcou os anos 90 e a carreira do jogador de basquete Michael Jordan.

O Segredo de Seus Olhos (El Secreto de Sus Ojos)

Já falei aqui e repito: Os hermanos sabem fazer cinema. Puta que pariu, que filme bom! Suspense policial de primeiríssima, baseado no romance La Pregunta de Sus Ojos de Eduardo Sacheri. Ganhou merecidamente o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro e naturalmente deve estar nessa lista de hoje. Assistam tangas, assistam.

Zodíaco (Zodiac)

Outro filme de suspense policial, mas muito mais hollywoodiano. Baseado no livro do jornalista Robert Graysmith, que sozinho resolveu investigar o serial killer Zodíaco, nos anos 70. A história é verídica e o livro trouxe detalhes sobre o caso, como as cartas do assassino e os depoimentos para a polícia. O filme, no entanto, acerta muito em tirar a carinha de “arquivo documental” que tem o livro e entretém muitíssimo bem. As atuações de Jake Gyllenhall, Mark Ruffalo e o Ironman Robert Downey Jr. também estão muito boas.

Sin City – A Cidade do Pecado (Sin City)

Sin City é a adaptação da história em quadrinhos de mesmo nome da Dark Horse Comics. O longa também ganha pela fidelidade à história, às cenas e à violência natural da trama. Personagens bem caracterizados e todo o conceito levado ao cinema faz dessa adaptação uma das mais satisfatórias aos fãs.

Chicago

Chicago é adaptado do tão famoso musical da Broadway e vem fechar a lista como representante do teatro. O filme contou com uma interpretação explosiva de Catherine Zeta-Jones, que acabou levando um Oscar pra casa (Assim como o próprio filme). Esqueça Nine, Burlesque (Cher renascendo das cinzas!) ou Mamma Mia!, a adaptação mais bem feita dos palcos é sem dúvidas, Chicago.

Mais alguns bacons crocantes: Watchmen, Como Treinar o Seu Dragão, Clube da Luta, Constantine e Scott Pilgrim Contra O Mundo.

Leia mais em: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Antes de comentar, tenha em mente que...

...os comentários são de responsabilidade de seus autores, e o Bacon Frito não se responsabiliza por nenhum deles. Se fode ae.

confira

quem?

baconfrito