A vergonha de mostrar livros

Analfabetismo Funcional quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

Pessoas carregando livros por aí é algo difícil de se ver, a não ser que você me veja todo dia. :heh: Leitura é algo desde muito cedo ensinado as pessoas que é algo chato, difícil de entender, mas como disse na semana anterior, é só por questão de costume que você acha a sua própria literatura, o gênero que você goste.
Seja por vergonha, ou por medo de que vejam, os livros em uma casa nunca tem o destaque que merecem. me diga quantas casas que você visitou que tinham livros espalhados por todo canto, ou arrumados em uma prateleira? É claro, a bíblia não conta todo mundo tem uma. se respondeu pelo menos uma, pelo menos você conhece alguém que sabe apreciar o que tem. Livros tem todas as suas peculiaridades, como aqueles de vários volumes. Até mesmo enciclopédias tem suas lombadas padronizadas para que, se colocadas lado a lado, possam ser decorativas. Não estou falando pra usar livros para decoração, pois não há nada mais frustrante do que chegar numa casa, ver que tem na prateleira um volume de Contos Inacabados, perguntar se a pessoa gostou, e ela revelar que nunca o abriu. Foi assim que consegui bons livros, afinal, se ela nem tinha lido o livro, não iria sentir falta se eu pegasse ele da prateleira sem ela ver, e nunca devolvesse.
Enfim, voltando a se focar no assunto do texto. Parece que pessoas não mostram os livros que possuem porque acham que eles não combinam com ela. ninguém vê um marceneiro andando por aí com um O Estranho no Espelho debaixo do braço, mas não quer dizer que ele não tenha lido esse livro.
Nas sebos que freqüento, a maioria das pessoas ficam nas seções de revistas e de gibis, somente alguns poucos é que se arriscam a ir pro lado dos livros, mas porque estão procurando algo barato. Eu vou toda semana a pelo menos 5 dessas livrarias, pra ver se encontro algo interessante, e sempre acho alguma coisa que não estava lá em minha última visita.
E como estou percebendo que está difícil de se focar no assunto dessa coluna, tentarei ser o mais breve possível daqui em diante.
Perguntando pra algumas pessoas, descobri que as que lêem não carregam os volumes por aí por um simples motivo: o peso. Ok, alguns livros chegam a pesar até 800 gramas, e se for carregar por aí é realmente cansativo, mas já que é esse o problema, porque não escolher alguma literatura mais leve? Vou me repetir dizendo isso, mas o que há de melhor pra se carregar por aí são os Pocket books, aqueles pequenos, que se encaixam perfeitamente em seu bolso, com duplo sentido.
se você não tem como fazer uma prateleira pra seus poucos livros, improvise. Nada de empilhar tábuas em cima de tijolos, é pra improvisar, mas vamos fazer algo que presta. Se seu problema é espaço para deixar eles, Só deixar eles empilhados em uma mesa, fica um coisa legal até. se quiser fazer mais bonito, vários sites mostram diferentes projetos de como “empilhar” seus livros de maneira artística. Aqui temos um bom exemplo, que ficaria legal em qualquer canto da casa:

prateleira stile

fica até que legal, e se olharem, pode ser até que tentem imitar. outra maneira interessante para guardar livros é essa aqui, que pretendo fazer a algum tempo, mas me falta coragem pra estragar algum volume:

invisível

Resumindo bem por cima tudo o que eu disse: se o seu problema é revelar a todo mundo que você tem livros, e correr o risco de que te chamem de Nerd, a melhor maneira é mostrar que os possui de uma maneira diferente, como as demonstradas acima. Agora é com você, vai continuar a deixar eles mofando no fundo de uma gaveta, ou irá mostrar a todo mundo sua pequena coleção? fica aí a sugestão.

Antes de comentar, tenha em mente que...

...os comentários são de responsabilidade de seus autores, e o Bacon Frito não se responsabiliza por nenhum deles. Se fode ae.

  • bee

    Não tenho espaço mais pra tantos livros…
    minhas estante, armário, mesa do computador e poltrona lotaram x_x
    ._.

  • sandrine

    Tenho o mesmo problema que a bee, já não tem mais espaço. Minha mãe quase infarta cada vez que eu resolvo comprar mais livros. Pelo menos meu pai segue sustentando o vício :P

  • o meu vício é sustentado por mim mesmo, afinal, sou o único que lê aqui em casa e em toda a família, mas nas festas, insistem em me dar roupas e meias…
    só resolveu o problema de espaço no meu aniversário, quando pedi uma prateleira sobre medida,que cobre TODA a parede de meu quarto. pouco acima da cama, ela tem 3 metros,e já tá ficando apertado, faltando espaço pra novas aquisições. agora, pretendo pedir outra prateleira pra outra parede, talvez assim resolva o problema.
    ou eu compro um livro de advocacia, e faço essa da última foto, o que for mais fácil

  • niptuck

    Esse livro dos X-Men presta? Até pensei em comprar, mas estou acostumado com a hq.

  • ??
    é coluna de literatura ou de auto-ajuda?
    “libere-se dos seus Medos, mostre a Todos que você LÊ!”

  • Bel

    no meu quarto tem uma fileira ENORME de livros. um dia tiro uma foto e te mando pelo MSN.

  • Planeta Malkavo

    meus livros estão devidamente embalados em sacos plásticos na minha prateleira ….. foda-se se me chamarem de nerd …. até prefiro ter fama de nerd do que de burro XD

  • bee

    eu sou nerd ‘-‘

  • que absurdo !
    não tem coisa melhor do que ser nerd e fissurado por livros

    é motivo de orgulho, ninguém tem VERGONHA disso o.0

  • Fernando

    Tenho uma prateleira lotada deles… Porém a maioria dos livros que li, não eram meus, 90% de bibliotecas.
    Mas sempre que dá eu compro(porque é muito melhor quando o livro é seu), leio e coloco carinhosamente na fileira que se formou na prateleira.
    Recomendo “Deus – Um Delíreo” de Richard Dawkins e “Infiel” de Yaan Hirso Ali.

  • Apoio sua opinião o/

busca

confira

quem?

baconfrito