A publicação brasileira.

Nona Arte quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Olá, eu sou o ricardus. Mas como ninguém quer saber de mim, vamos falar de gibis.

Let’s talk about.

Recentemente eu recebi uns gibis importados aqui em casa. De início você fica muito empolgado com a qualidade dos quadrinhos lá de fora. Capas, organização, efeitos, etc. Mas por coincidência, eu tenho os mesmos quadrinhos na versão brasileira. Depois de fazer uma comparação dos dois a idéia que fica é que a diferença entre os dois não é só a data de publicação (o Brasil tem mais ou menos 1 ano de atraso em relação aos EUA).

A edição X-men Giant-Sized 80 (publicada no Brasil como Os Fabulosos X-men 50) é um exemplo disso. Considerada uma edição especial, ela comemorava o aniversário de 35 anos dos X-men. A capa dela é toda trabalhada com brilho, passando uma percepção de imagem viva. A pele do Colossus tem um efeito metálico assim como partes das roupas do Wolverine e do Noturno. A Tempestade também é lembrada, seus raios são ilustrados com um brilho azul bem intenso. A revista ainda conta com páginas adicionais, mostrando alguns desenhos de comemoração.

A mesma edição publicada no Brasil também é comemorativa. O desenho da capa é igual ao da versão americana só que não é trabalhado, ele apenas tem uma colorização bem sólida. E a grande jogada da editora em relação a edição comemorativa foi botar um “EDIÇÃO COMEMORATIVA COM 80 PÁGINAS!” na capa e juntar duas edições em uma.
A edição The Uncanny X-men 350 (no Brasil Os Fabulosos X-men 43) também apresenta os mesmos traços e também é comemorativa. A capa se abre formando um capa de 3 páginas com vários personagens, sendo a maioria trabalhado com efeitos. Uma atenção especial as cartas do Gambit, elas estão com um efeito muito bom, parecem que estão sendo energizadas ali mesmo.

No Brasil a capa tem o mesmo desenho, mas é uma capa de uma só página com cores sólidas.
Fugindo da arte. Outro ponto forte é que cada revista contém uma única história. Você não vai achar a X-force perdida nas revistas dos X-men.
Aqui eu compro Superman & Batman e tenho que aturar as histórias do Aquaman no meio da revista. Os gibis aqui tem o costume de juntar 3 ou 4 histórias em uma única edição, deixando a revista um pouco mais grossa.
A publicidade americana também é notável. Enquanto lá temos publicidade de jogos, filmes e várias outras coisas bacanas, aqui temos só publicidade de produtos da mesma editora.
Batman the Dark Knight não teve nenhuma divulgação na revista mensal do Batman. Só apareceu como segundo plano numa promoção da Claro.

Mas por fim, não da pra ficar falando de publicação brasileira sem falar da Panini, que hoje manda praticamente em todo o mercado brasileiro de quadrinhos.
Eu não vou culpar a Panini por tudo o que citei acima, até porque, isso não é coisa recente.
Mas a Panini pegou o bonde andando quando comprou a Marvel e a DC e deixou ele andar no mesmo rumo.
As capas continuam mortas e sem nenhum atrativo, as revistas ainda são juntas e editora ela só anuncia ela mesmo.
Claro que tenho que dar o braço a torcer e dizer que as edições comemorativas da Panini são legais, pois geralmente vem um pôster do Alex Ross. Mas fica nisso e só.

Ainda falando da Panini, como a maldita tem a Marvel, a DC e muitos mangás no lado dela, ela pode fazer qualquer serviço de merda que ainda vai estar no lucro.
Já não existe mais guerra de gibis no Brasil, e nem comics x mangas. Com essa publicação horrível, já já os quadrinhos passam a ter menos valor do que já tem hoje em dia, se é que isso é possível.

Té mais.

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  • wiliam

    E ela ainda dá a desculpa de baixar os custos como explicação pra baixa na qualidade do papel.
    Quando a Panini comecçou a lançar hulk/demolidor e justiceiro/elektra, a qualidade era muito boa.
    eu preferia pagar um pouco mais e levar um produto melhor, mas o Brasil é assim mesmo, grandes empresas quase monopolizam uma área e fodem com nossa diversão!!

  • Will Rez

    É meu caro…
    ainda não tive a opportunidade de ter uma revista gringa nas mãos mas, parei de ler as comics não só pelo preço (q não é abusivo não, é justo pelo oq é oferecido), mas pela diferença de tempo…
    lembro quando anuciaram a morte do america e aqui ela chegou quase 10 meses depois..
    sem falar nas cronologias diferentes, onde personagens morrem numa historia, e na mesma revista em uma outra historia ele ta la vivo e saudavel…
    editoras brasileiras acordem para a concorrencia!

  • @Will Rez
    QUE concorrência? A Panini monopolizou as duas gigantes das comics.

  • Brontops

    Uma vez li uma história que os antigos achavam que quem tomava muito banho quente corria o sério risco de se tornar meio “molengão”, que fazia o sujeito perder a “fibra”, este tipo de coisa…

    Cada dia que passa estou ficando + velho, eu sei disso. Mas este tipo de reclamação parece coisa de quem só aprendeu a tomar banho quente… No meu tempo, a gente lia Kripta e Shock em papel jornal… Homem Aranha vinha todo retocado e desconfigurado… Alguns gibis coloridos chegavam ao Brasil em preto e branco… E outros tipos de coisa…

    Será que não estamos exagerando, não? Daqui a pouco até vídeo caseiro de bebê precisará ter efeito especiais, luz, maquiador, contrarregra…

    Falando um pouco + sério: para a qualidade da história, faz muita diferença este tipo de problema que vcs estão reclamando?

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